mato grosso

Circuito Empreendedor atende mais de 200 pequenos empresários em Jaciara

Publicados

em


“Vou aplicar os conhecimentos adquiridos aqui para melhorar meu negócio. Fazer a oficina de Marketing abriu meus olhos para eu saber como atrair mais clientes e como me portar no mercado de trabalho”, destacou a massagista Cleonice Régis Leite, que participou da 8ª edição do Circuito Empreendedor, que ocorreu nesta quarta-feira (20.10), na Faculdade Eduvale, em Jaciara.

A microempresária está entre os mais de 200 futuros empreendedores, microempreendedores individuais e empresários de pequeno porte que receberam capacitação durante o evento itinerante.

O Circuito Empreendedor, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), tem por objetivo fomentar os pequenos negócios no Estado.

O evento levou ao município, oficinas, palestras e orientações técnicas sobre incentivos fiscais, fluxo de caixa e capital de giro, cadeias produtivas, crédito digital a serviço do micro e pequeno empreendedor, linhas de crédito da Desenvolve MT, rodada de conversa sobre turismo, entre outros conhecimentos.

“Essa é uma ação instrutiva, pois levamos educação empreendedora aos empresários de pequeno porte e àqueles que desejam ter um negócio, por meio do programa Pensando Grande para os Pequenos. É uma das formas que o governo do Estado encontrou para fortalecer o setor e levar desenvolvimento econômico a todo o Estado. Especificamente em Jaciara, aproveitamos as comemorações de aniversário da cidade para promover o evento e levar conhecimento aos moradores da região”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.

Para o secretário Adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor, Celso Banazeski, o empreendedorismo na gestão pública impulsiona a sociedade. “Atualmente temos muitas ferramentas para apoiar os empreendedores. Há muitas pessoas pensando como ajudar no processo de desenvolvimento dos pequenos negócios. Trazemos conhecimento com o auxílio dos nossos parceiros, mas é preciso ter atitude para aperfeiçoar uma empresa. Unindo conhecimento e atitude podemos melhorar o ambiente em que vivemos”, relata.

Durante o evento, a prefeita de Jaciara, Andreia Wagner, assinou convênio com a Agência de Fomento de Mato Grosso – Desenvolve MT. Com a parceria, o município passa a contar com um agente de crédito local.

Cronograma

A próxima cidade a receber o Circuito Empreendedor será Nortelândia, no dia 18 de novembro.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Governo do Estado e FGV assinam contrato de Sistema Estruturado para reforçar qualidade do ensino em 727 escolas

Publicados

em


O governador Mauro Mendes e o secretário estadual de Educação, Alan Porto, assinam nesta quinta-feira (09.12) o contrato do Sistema Estruturado de Ensino, com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A assinatura será às 17h, no Palácio Paiaguás (salão Cloves Vettorato). O material didático possui a metodologia já aplicada na rede particular e será entregue pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) a partir de fevereiro de 2022.

Também participam da assinatura o ex-ministro da Educação Henrique Paim, o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, e o secretário executivo da Seduc, Amauri Fernandes. O sistema estruturado é composto por apostila, plataforma digital, aplicativo, avaliações, exercícios complementares, banco de perguntas e formação continuada dos professores com duração de 120 horas por ano.

A iniciativa visa propor um conjunto de ações voltadas ao reforço da qualidade do ensino, melhoria do desempenho, interatividade, feedback e soluções pedagógicas, beneficiando professores e alunos de 727 escolas da rede estadual. As apostilas são bimestrais e toda a implementação do sistema terá custo de R$192 por aluno/ano.

Cada aluno terá acesso a uma apostila de componentes curriculares diferentes e poderá levá-las para casa, sem a necessidade de devolução para a unidade escolar. O contrato terá duração de cinco anos. Neste primeiro ano de adesão ao sistema serão investidos R$ 75 milhões.

Mato Grosso é o primeiro estado a assinar o Contrato de Impacto Social (CIS), que implica em cumprimento de metas de melhoria de nível de aprendizagem dos alunos para o recebimento do valor contratado. O conteúdo programático será regionalizado, seguindo os padrões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT). Os programas contemplam as mais diversas áreas do conhecimento e deverão estar organizados de acordo com as necessidades de cada ano, considerando a progressão da aprendizagem.

SERVIÇO

Assunto: Governo de Mato Grosso e FGV assinam contrato de Sistema Estruturado para reforçar qualidade do ensino em 727 escolas

Data e Hora: Quinta-feira (09.12), às 17h

Local: Palácio Paiaguás (salão Cloves Vettorato)

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana