Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA MT

CineCaos está com inscrições abertas para curtas e longas metragens

Publicados

em


Inscrições são gratuitas e on-line

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do CineCaos, desta vez, com os temas ‘Devires’. A mostra não competitiva irá exibir, por meio da plataforma gratuita Darkflix, 50 filmes, sendo 45 curtas-metragens e cinco longas. Para se inscrever, é preciso atender às instruções e preencher o formulário disponível neste link. A iniciativa conta com o apoio da Assembleia Social e a participação é gratuita. 

Esta edição do já consolidado CineCaos criou cinco área temáticas, sempre baseadas em devires: Devir-Índio, Devir-Negro, Devir-Mulher, Devir-Animal e Devir-Nômade. O objetivo é dar visibilidade às produções que têm esses grupos socialmente vulneráveis como protagonistas. Devir, para a Filosofia, refere-se ao movimento de mudança, de transformação.

Vale destacar que o CineCaos é uma mostra de filmes dos gêneros horror, fantasia, ficção científica e experimentais, permitindo ainda documentários que dialoguem com a temática.

As inscrições seguem até o próximo dia 28 e a exibição gratuita dos filmes selecionados será entre 1º e 10 de maio deste ano. Compõem a curadoria do CineCaos os críticos de cinema Beatriz Saldanha e Carlos Primati.

Os interessados em participar, além de se inscrever pelo formulário, devem disponibilizar os filmes em formato digital, por plataformas que não expiram, como Vimeo, YouTube ou Drive. Para participar, é necessário que os filmes sejam nacionais e produzidos a partir de 2020. Serão aceitos curtas-metragens (de até 25 minutos) e longas-metragens.

“Acesse, curta, inscreva seu filme, compartilhe a aventura nesse barco pirata que navega os mares do caos”, convida com entusiasmo a responsável pela iniciativa, Eliete Borges Lopes.

O CineCaos tem apoio da MT Escola de Teatro, da Associação Cultural Cena Onze, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), da Assembleia Social, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), do Visual Virtual, da Arto Galeria e do Cine Teatro Cuiabá. Parceria: Darkflix.

“O Brasil é muito rico em produções de cinema e o que precisamos mesmo é mostrar isso na perspectiva do historicamente oprimido, como a mulher, o indígena, a pessoa negra. E é uma alegria incentivar essa produção cultural socialmente engajada”, comentou a diretora da Assembleia Social, unidade da ALMT que também gere o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, Daniella Paula Oliveira.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍTICA MT

Personalidades recebem honrarias e títulos de cidadão mato-grossense na ALMT

Publicados

em

A busca por oportunidades conduziu a Mato Grosso muitos dos cidadãos presentes na sessão especial realizada na noite de terça-feira (16), na sede do Parlamento estadual. Requerida pelo deputado Elizeu Nascimento (PL), a solenidade foi destinada à entrega de comendas, moções de aplausos e títulos de cidadão mato-grossense a pessoas que têm desenvolvido trabalhos relevantes para o estado.

A coronel PM Grasielle Bugalho chegou a Tangará da Serra (MT) em 1994, aos 15 anos. Aprovada no concurso público da Polícia Militar em 1997, ela concluiu o Curso de Formação de Oficiais no ano 2000. Atualmente, Grasielle responde pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e recebeu, na sessão especial, o título de cidadã mato-grossense e a comenda Dante de Oliveira.

“Me sinto emocionada pela outorga do título de cidadã deste estado onde cresci e me tornei tudo o que sou. Quero destacar o recebimento da comenda, destinada a quem exerce atuação em defesa da democracia e da cidadania. A campanha das “Diretas Já” está fazendo 40 anos e sempre é bom falar de democracia e enaltecê-la”, disse a coronel. 

Em fala na tribuna, ela destacou o trabalho de colaboração entre Governo do Estado e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em prol de programas sociais para garantir cidadania, gerar renda e reduzir desigualdades. 

Para a professora Suzana Luz, agraciada com o título de cidadã mato-grossense, a homenagem serviu para resgatar memórias e repassar toda uma trajetória de superação. “Morávamos no Paraná e se ouvia falar do crescimento e das oportunidades que Mato Grosso oferecia. Eu era adolescente e fiquei animada quando minha mãe disse que por aqui havia universidade pública e bons empregos. Chegamos em 1985 e logo começamos a trabalhar. Aos poucos, nos integramos à cidade e decidimos ficar”, explicou a professora de Redação.

O deputado estadual Elizeu Nascimento enfatizou a diversidade da sessão especial, na qual foram homenageadas pessoas de diferentes categorias e classes sociais. “Essas sessões e as honrarias não devem ficar restritas às autoridades. Por isso, incluímos pequenos empresários, comerciantes, donas de casa, pastores, médicos, policiais de várias patentes. O estado é feito com a dedicação de todos”, disse Elizeu.

Ao longo da sessão, foram entregues as comendas Filinto Müller, Dante de Oliveira e Pastor Sebastião Rodrigues. O título de cidadão mato-grossense foi outorgado a 37 pessoas. O parlamentar também utilizou a ocasião para conceder moções de aplausos para servidores da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT), membros da Igreja Voz da Verdade e policiais da Força Tática de Tangará da Serra que apreenderam, em março deste ano, 460 quilos de pasta base de cocaína na zona rural de Sapezal.

De acordo com o tenente-coronel Osmário Cícero de Oliveira Júnior, comandante da Força Tática de Tangará da Serra, a moção de aplausos é “uma forma de valorizar os oficiais que dedicam suas vidas a servir e defender, ajudando o Governo de Mato Grosso na luta contra as organizações criminosas”.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana