mato grosso

Cerca de 400 servidores penitenciários devem ser testados para Covid-19 até sexta-feira (11)

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), iniciou, nesta terça-feira (08.09), a segunda fase de testagem em massa dos servidores que trabalham nas unidades prisionais. Até sexta-feira (11.09), cerca de 425 profissionais da Penitenciária Central do Estado (PCE) e da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May serão testados.

Uma equipe de saúde está trabalhando dentro da unidade da PCE. O servidor faz o teste e em alguns minutos recebe o resultado. Em caso de positivo, o profissional é afastado de suas funções e, posteriormente, é encaminhado para fazer os exames para detectar a presença ou não do vírus.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, reforçou o empenho dos gestores em buscar atendimento eficaz não só na Capital, mas também no interior Estado.

“Em Cuiabá, está sendo feito nas unidades, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Já no interior, ocorre em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde, iniciativas que vêm contemplando 100% dos servidores do Sistema Penitenciário”, frisou.

Testagens e casos confirmados

Dados da Superintendência de Política Penitenciária, levantados até o dia 07 de agosto, apontam que 92 servidores aguardam resultado do exame. No período foram 341 casos confirmados, 597 testados negativos, 240 curados e quatro óbitos.

A coordenadora de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança da Superintendência de Gestão de Pessoas da Sesp, Mônica Rodrigues de Sousa, explicou que desde o mês de agosto, uma força tarefa que envolve as unidades de segurança pública, ampliou os atendimentos aos servidores.

“Temos equipes que trabalham todos os dias da semana na Diretoria de Saúde e realizam os testes rápidos para os servidores de Cuiabá e Várzea Grande. No interior, os profissionais também são testados por meio da parceria entre as unidades prisionais e a Secretaria de Saúde do município. Nossa meta é garantir o exame para todos os servidores”, destacou.

A servidora Elizabete Xavier de Lima estava entre os 53 profissionais testados nesta terça-feira. “Em 15 dias é o segundo teste rápido que estou fazendo e os dois foram negativos. Este acompanhamento é muito importante, porque quando saímos do trabalho entramos em contato com a nossa família. Então, é importante se proteger”.

Já o servidor Robson Bosco Ferreira Gomes disse que a ação é validade para prevenção. “Este trabalho é importante, pois evita possível proliferação do vírus e a testagem constante previne os servidores, os familiares e os reeducandos”.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

mato grosso

Memorial das vítimas da Covid-19 será inaugurado neste sábado (5)

Publicado


No próximo sábado (05.11) será inaugurada a exposição Imensuráveis – Memorial das vítimas da Covid 19 em Mato Grosso. A programação inicia às 7h com uma missa na Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho e logo após, às 8h, acontece a inauguração do Memorial na praça do Seminário, em Cuiabá.

Organizada pelo Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT), em parceria com Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, a exposição homenageia pessoas que morreram devido ao contágio pelo coronavírus em Mato Grosso. 

“Com a colaboração dos familiares essa exposição já nasceu grande. Graças a eles, que enviaram fotos, mensagens e textos que representam o homenageado é que buscamos tirar essas pessoas da condição de meros números”, explica Viviene Lozi, diretora do Museu de Arte Sacra.

Mesmo após a inauguração, os familiares que desejam homenagear seus entes queridos podem ainda enviar foto, frase e as datas de nascimento e falecimento. Os itens continuam sendo recebidos pela equipe que faz a gestão do equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) por email ([email protected]) ou por aplicativo de mensagem no telefone (65 99965-0319).

“É só enviar as fotos com uma frase ou um texto contando como foi a vida desse ente querido junto com as datas de nascimento e falecimento. Estamos inserindo códigos de QR Code nas fotos para acesso ao texto elaborado pelos familiares”, explica Viviene. 

Além de 14 painéis instalados ao redor da praça, será inaugurado um novo Cruzeiro, desta vez em metal. A cruz, que é importante símbolo do cristianismo, vem sendo substituída desde 1959 no Morro do Seminário por conta da ação do tempo. 

Serviço

Exposição Imensuráveis – Memorial das vítimas da Covid-19 em Mato Grosso

Local: Praça do Seminário em frente à Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho e Museu de Arte Sacra 

Abertura: sábado (05.12), às 7h

Visitação: segunda a domingo, 7h às 18h

Entrada: Gratuita

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana