Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA MT

Celebração ao Dia da Mulher reúne colaboradoras no gabinete do deputado Eduardo Botelho na AL

Publicados

em

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) promoveu, nesta quarta-feira (05), um momento especial de confraternização e reconhecimento às mulheres que atuam em seu gabinete na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O encontro reuniu colaboradoras da equipe e contou com a participação da deputada estadual Janaína Riva (MDB).

Durante a celebração, Botelho destacou o papel fundamental das mulheres na sociedade, na política e também no ambiente de trabalho, ressaltando que o reconhecimento da força feminina deve ser permanente e não apenas em datas comemorativas.

“O trabalho das mulheres é essencial em todos os espaços. Aqui no gabinete, nossa grande força são as mulheres, são vocês. Eu gosto de trabalhar com mulheres, porque acredito que com mulher as coisas funcionam bem. Sempre tive uma relação de muito respeito e parceria com todas que trabalharam comigo. Quero agradecer a cada uma pelo compromisso, pela dedicação e pelo trabalho que realizam todos os dias”, afirmou o parlamentar.

Botelho também reforçou a importância de ampliar a participação feminina na política e de manter o enfrentamento constante à violência de gênero, destacando que a valorização da mulher precisa ser uma pauta permanente na sociedade. Como forma de homenagem e reconhecimento, o deputado Eduardo Botelho também entregou às colaboradoras do gabinete uma lembrança simbólica, uma rosa acompanhada de um creme para as mãos, gesto que representou carinho, gratidão e respeito pelo trabalho desenvolvido diariamente pelas mulheres que integram sua equipe.

Leia mais:  Orçamento de Mato Grosso para 2027 prevê R$ 46,1 bilhões

A deputada Janaína Riva parabenizou todas as mulheres pelo mês de março e ressaltou as conquistas alcançadas ao longo das últimas décadas, fruto da luta e da dedicação feminina em diversos espaços da sociedade.

“Parabenizo todas nós, mulheres, pelo nosso mês. Março é um período de celebração, mas também de reflexão sobre tudo o que conquistamos. No passado, muitos espaços nos eram negados. Hoje, com muito esforço, temos avançado. Somos arrimo de família, sustentamos nossos lares e muitas vezes somos pai e mãe ao mesmo tempo. A renda das mulheres hoje é essencial dentro das casas”, destacou.

Em tom descontraído, Janaína também mencionou o aniversário de Botelho, celebrado no mesmo dia do Dia Internacional da Mulher.

“A gente sempre brinca que o deputado gosta tanto de mulher que nasceu justamente no Dia da Mulher”, disse.

Responsável pela gestão de equipes, o assessor parlamentar Ricardo Adriane também destacou a importância do trabalho realizado pelas mulheres no dia a dia das atividades legislativas.

Segundo ele, grande parte do funcionamento do gabinete passa diretamente pela dedicação e competência das colaboradoras.

Leia mais:  ALMT promove feiras e exposições culturais até dezembro

“As mulheres têm um papel fundamental no funcionamento do gabinete. Elas participam ativamente da organização, da gestão e da execução de muitas das atividades que realizamos diariamente. Esse reconhecimento é mais do que merecido, porque o trabalho, a responsabilidade e o comprometimento de cada uma fazem a diferença no resultado que entregamos à sociedade”, ressaltou.

O chefe de gabinete do parlamentar, Lilo Pinheiro, também prestou homenagem às mulheres e destacou a liderança de Botelho e sua sensibilidade no trato com as pessoas.

“Quero começar falando de um ser humano incrível, extremamente atencioso, que procura sempre estender a mão e ajudar as pessoas de forma indistinta, que é o nosso deputado Eduardo Botelho. Sua liderança e seu compromisso com Mato Grosso nos motivam diariamente a trabalhar com dedicação. E o respeito e o carinho que ele tem com as mulheres, inclusive com lideranças como a deputada Janaína Riva, são um exemplo para todos nós”, afirmou.

A celebração reforçou a importância de reconhecer o protagonismo feminino em todas as áreas, destacando que a valorização da mulher, a ampliação de seus espaços de decisão e o combate à violência de gênero são compromissos que precisam ser fortalecidos durante todo o ano.

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Metas prioritárias do governo alcançam 71% de execução

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso registrou desempenho médio de 71% no cumprimento das metas físicas das 140 ações prioritárias previstas para o primeiro semestre de 2026. Os resultados foram apresentados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), durante audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa, para a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária.

O secretário adjunto de Estado de Planejamento e Governo Digital na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT), Sandro Brandão, destacou que o monitoramento das ações previstas pelo Governo do Estado para 2026 permite acompanhar o cumprimento das metas e avaliar os resultados das políticas públicas definidas pelo governo.

Segundo ele, o planejamento estadual contempla 668 produtos, dos quais 140 foram definidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) como prioritários e foram apresentados pelas secretarias e pelos órgãos na manhã desta quinta-feira.

De acordo com Sandro Brandão, as 140 ações prioritárias registraram desempenho médio de 71% no cumprimento das metas previstas. O percentual, segundo o secretário, demonstra o avanço da execução das políticas públicas, considerando que o ritmo de realização varia conforme as características e a sazonalidade de cada área.

“A gente não monitora para encontrar apenas boas notícias. Monitoramos também para encontrar informações que precisamos para tomar as melhores decisões”, afirmou, ao destacar a importância do monitoramento como instrumento de avaliação e aperfeiçoamento da gestão estadual”, explicou Brandão.

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Durante apresentação das ações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a secretária Suzane Tamanho destacou a realização de operações integradas em regiões de Mato Grosso com índices mais críticos de criminalidade. Segundo ela, desde abril de 2026, as forças de segurança vêm intensificando as ações em todo o estado, com a participação das polícias estaduais e a integração de instituições como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Federal e a Receita Federal.

Outro destaque da apresentação foi o aparelhamento das unidades de segurança pública. Conforme a secretária, os investimentos realizados entre 2019 e 2026 alcançaram 133% da meta estabelecida para o período, demonstrando a continuidade das ações de modernização da estrutura da segurança pública estadual.

Leia mais:  ALMT tem agenda intensa de reuniões e audiências públicas

Durante a exposição, ela também anunciou a previsão de entrega da nova sede da Diretoria-Geral da Polícia Civil, marcada previamente para o dia 18 de novembro de 2026. O prédio fica localizado na região do Palácio Paiaguás, nas proximidades do Detran, e deverá ampliar a estrutura de funcionamento da instituição.

O secretário de Justiça de Mato Grosso (Sejus), Valter Furtado Filho, afirmou durante apresentação que os principais desafios enfrentados pela pasta e os resultados alcançados em 2026 apontam para o fornecimento de alimentação às pessoas privadas de liberdade e a ampliação do monitoramento por tornozeleiras eletrônicas.

Segundo ele, mudanças na legislação, especialmente na Lei Maria da Penha, com a implementação do botão do pânico, contribuíram para quase dobrar a demanda por equipamentos de monitoramento eletrônico, exigindo a formalização de um novo contrato para atender ao aumento.

Outro destaque foi o investimento em obras de infraestrutura do sistema penitenciário para ampliar a capacidade de atendimento e reduzir o déficit de vagas. Conforme o secretário, com autorização do governador, novas obras estão em andamento, com previsão de entrega de aproximadamente três mil vagas no sistema penitenciário até o final do ano.

A secretária adjunta da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Juliana Antunes Maciel, destacou os resultados do programa de transferência de renda destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, com renda per capita de até R$ 218.

No primeiro semestre apresentado, a meta era atender 76 mil famílias nos 142 municípios de Mato Grosso, das quais 67% foram alcançadas. Segundo ela, o programa tem caráter transitório, uma vez que as famílias podem deixar de receber o benefício ao superarem a condição de vulnerabilidade.

“Um dos principais desafios é o acompanhamento familiar, prejudicado pela alta rotatividade de profissionais contratados pelos municípios e pelos vínculos de trabalho precários, fatores que comprometem a continuidade da assistência e o cumprimento das metas de atendimento”, afirmou Maciel.

Leia mais:  Lei aprovada pela ALMT garante sessões de cinema adaptadas para crianças com autismo

O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Alex Sandro Marega, afirmou que o órgão vem investindo em tecnologia e digitalização dos processos ambientais, por meio do Sistema Integrado de Gestão Ambiental, que reúne módulos de regularização ambiental, licenciamento e autuação.

Segundo ele, a digitalização tem ampliado a produtividade e agilizado os serviços, e a expectativa é que os sistemas em fase de implementação estejam em operação até o final do ano. Marega também ressaltou que Mato Grosso apresenta o menor tempo de licenciamento ambiental do país, com modalidades em que a licença pode ser emitida no mesmo dia, dependendo do potencial de impacto da atividade.

“O objetivo é conciliar o desenvolvimento econômico com a mitigação dos impactos ambientais, garantindo que as atividades potencialmente poluidoras sejam realizadas com técnicas adequadas e o menor dano possível ao meio ambiente. Até o momento 66% das metas projetadas para 2026 já foram cumpridas pela Sema”, disse Marega.

O deputado e presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa, Carlos Avallone (PSDB), que participou virtualmente da audiência pública, afirmou que a exposição das ações permite ao Poder Executivo demonstrar à sociedade como os recursos financeiros previstos estão sendo aplicados e quais resultados estão sendo alcançados a partir do planejamento orçamentário

Avallone cobrou mais investimento e a necessidade de o Estado melhorar a estrutura física da Defensoria Pública do Estado que, segundo ele, ainda enfrenta condições precárias. Ele defendeu o fortalecimento da parceria com o Governo do Estado para viabilizar investimentos no órgão. “A Defensoria também precisa receber atenção prioritária”, disse o parlamentar.

Ele também parabenizou a equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) pelas ações apresentadas e destacou a importância do atendimento aos pescadores. Avallone reconheceu o trabalho de reabertura do cadastramento, que permitiu registrar mais de 2,5 mil profissionais, além do pagamento do benefício do programa relacionado à pesca. “É necessário ampliar os cursos de qualificação, especialmente para os piloteiros, com formação técnica voltada ao turismo de pesca”, afirmou Avallone.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana