Cuiabá

Cata-treco recolhe cerca de 30 toneladas de materiais inservíveis a cada bairro atendido

Publicados

em


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Criado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro ainda no ano de 2017, o programa Cata-treco se estabeleceu como uma das principais atividades de zeladoria realizadas em Cuiabá. O trabalho é coordenado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e chega a recolher uma média de 30 toneladas de materiais a cada comunidade atendida.

Mesmo diante da pandemia da Covid-19, a atividade continua sendo executada, por pertencer ao grupo de serviços essenciais para a saúde pública. Por meio dela, os caminhões percorrem as ruas dos bairros recolhendo diversos objetos descartados pelos moradores e dando a destinação correta a cada um deles.

As demandas chegam até a Limpurb por intermédio das solicitações feitas pelo cidadão pelo telefone (65) 3645-5518 e também por mensagem de WhatsApp recebidas no número (65) 9 9243-6502. Também compõem essa etapa, os pedidos efetuados pelos presidentes das Associações de Moradores e as indicações dos parlamentares da Câmara Municipal de Cuiabá.

“É um trabalho de parceria com a população, com lideranças comunitárias, com o Legislativo e também com os trabalhadores da reciclagem. Isso porque, doamos para as cooperativas todos os objetos que recolhemos e podem ser reciclados. É mais uma ação, liderada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que leva a melhoria na qualidade de vida para os locais mais afastados da região central”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigue.

De acordo com a Limpurb, a partir da colheita das demandas é montado um cronograma por meio do qual são feitos uma média de 40 atendimentos por dia. Para a execução da atividade, são disponibilizadas quatro equipes, que recolhem materiais como cama, sofá, geladeira, porta, janela e outros tipos de objetos sem utilidade.

“Seguindo essa programação conseguimos retirar uma média de 30 toneladas de materiais dos bairros beneficiados. Essa é uma ferramenta que ajuda a eliminar focos de mosquito e animais peçonhentos, evitar a criação de bolsões de lixo e deixar nossa cidade mais limpa e bela”, pontua o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos. 

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Comissão debate projeto que cria política municipal para população imigrante em reunião extraordinária

Publicados

em


Secom Câmara

A reunião extraordinária será transmitida pelas redes sociais e site da Câmara Municipal.

A matéria visa estabelecer os objetivos, princípios, diretrizes e ações prioritárias para o atendimento à população migrante na Capital

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania realiza nesta terça-feira (22.06), a partir das 8h, uma reunião extraordinária para discutir o projeto que institui política municipal para população imigrante.

A matéria, de autoria do Poder Executivo, visa estabelecer os objetivos, princípios, diretrizes e ações prioritárias para o atendimento aos migrantes.

“Com o presente Projeto de Lei a Administração Pública Municipal institui, no âmbito do seu território, a política municipal para atender a população imigrante, diante da perspectiva criada com a vigência da nova Lei de Migração, a fim de reconhecer os direitos humanos dos imigrantes e da igualdade destes com os cidadão brasileiros”, diz trecho da mensagem.

O projeto visa ampliação das políticas públicas por meio dos serviços&nbspsocioassistenciais, serviços de saúde, serviços de formação e qualificação profissional por meio da rede pública programas educacionais, programas habitacionais, programas de proteção dos direitos das mulheres, das crianças, dos adolescentes, dos idosos, das pessoas com deficiência, da população indígena, das comunidades tradicionais atingidas e de outros grupos sociais vulneráveis e garantia dos direitos humanos na perspectiva de totalidade.

A proposta ainda prevê a implantação do Conselho Municipal de Imigrantes. Entre as competências previstas ao conselho está a participação na formulação, monitoramento e avaliação da política municipal.

A reunião extraordinária será transmitida pelas redes sociais e site da Câmara Municipal.

Para ver a íntegra do projeto acesse o link: https://sic.tce.mt.gov.br/52/assunto/listaPublicacao/id_assunto/2185/id_assunto_item/9100

Secom Câmara

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana