mato grosso

Cartilha da Secel orienta sobre prestação de contas de projetos culturais

Publicados

em


Para facilitar a adequada prestação de contas dos projetos selecionados nos editais da Lei Aldir Blanc,  a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) publicou uma nova cartilha orientativa. No material, os proponentes encontram as orientações sobre os procedimentos para a correta demonstração e comprovação da realização ações.

A cartilha de prestação de contas está disponível no site www.cultura.mt.gov.br/editais na lista de anexos de cada edital ou diretamente por AQUI.

De início, a cartilha indica as releituras do projeto aprovado, do edital e do termo de compromisso especial para garantir a execução das ações de acordo com o que foi proposto. O material também destaca a importância da apresentação de orçamentos e da emissão notas fiscais autênticas.

Dentre outras orientações, há ainda diretrizes sobre movimentação financeira, comprovações de transporte, de aquisição de material de consumo e de serviços, bem como de contração de pessoal, além de informações sobre identidade visual e uso de marcas.

A Secretaria também escalou mais de 20 servidores dedicados no auxílio e acompanhamento da realização das atividades, prestando todas as informações necessárias, seja por meio dos telefones institucionais ou pelos e-mails dos editais. A equipe é responsável por dirimir todas as dúvidas, construindo de forma colaborativa com o proponente a melhor forma de atingir os objetivos propostos.

“É muito importante que tenhamos boas experiências culturais proporcionadas para a sociedade, mas ao mesmo tempo que consigamos garantir a boa utilização dos investimentos público, com eficácia e transparência”, declara o titular da Secel, Alberto Machado. 

Lei Aldir Blanc em Mato Grosso

A Lei Aldir Blanc está sendo um importante marco no desenvolvimento da cultura. Em Mato Grosso, o governo do Estado, por meio da Secel, gerenciou mais de 29 milhões em editais. São 570 projetos aprovados de proponentes de diversas cidades mato-grossenses, e que irão movimentar ao longo de 2021 o cenário cultural. 

Os editais promovidos pela pasta estadual prezaram pela ampliação do acesso, na facilitação e desburocratização da inscrição, o que gerou um saldo muito positivo de participação de trabalhadores e trabalhadoras da cultura que nunca antes havia conseguido acessar recursos públicos. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Primeira edição do Literarte abordará obras de Manoel de Barros e Zuma

Publicados

em


A primeira edição do Clube de Leitura Literarte será realizada no próximo sábado (27.02), no Bairro Dr. Fábio, em Cuiabá. De acordo com o organizador do evento, Phelipe Moraes, o Literarte surge para “reaquecer o sentimento e proximidade com o saber, através da literatura, música, e outras expressões artísticas”.

Com o intuito de valorizar a cultura regional, a primeira edição do Liderart terá como tema as obras do poeta cuiabano Manoel de Barros, e da musicista Zuma. A programação inclui palestra, dinâmica em grupo, apresentação musical, oficina de redação, exposição de livros.

O projeto foi contemplado pelo Edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). O evento é gratuito, voltado para jovens e adultos. Os interessados podem se inscrever AQUI. Os participantes receberão um kit contendo camiseta, máscara, livro e outros brindes.

De acordo com a organização do evento, o espaço é amplo e será respeitado o distanciamento entre os participantes, também será disponibilizado álccol em gel para higienização das mãos. O projeto conta com a colaboração de músicos, pedagogos e produtores culturais.

Moraes afirma que o projeto pode contribuir com a comunidade escolar e deseja manter encontros periódicos com a proposta de valorizar a cultura local. “Espero criar e formar um grupo sustentável, que através da literatura e música possa aprimorar a leitura, vocabulário, construção textual e aprendizado de conteúdos e temas relevantes para discussões em bairros onde há vulnerabilidade social”.

Serviço

1º Clube de Leitura Literarte – Edição Dr. Fábio

Local: Espaço Art Festas

Data: 27/02/2021 (sábado)

Horário: 17h

Local: Rua Ayrton Senna, 14 – Dr. Fábio – Cuiabá – MT

Inscrição: CLIQUE AQUI

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana