cultura

Cantora Karola Nunes lança videoclipe contemplado no edital MT Nascentes

Publicados

em

Os acordes de Karola Nunes misturam-se às ilustrações de Hugo Alberto em uma viagem cósmica por um universo fantástico no novo videoclipe da cantora, “A Pressa”. Com figuras que simbolizam a força da natureza, música e imagem acompanham o trajeto por um mundo que se transforma com a ação do fogo e o ciclo das águas. O resultado deste trabalho será lançado nesta sexta-feira (11.06), às 20h, no canal do YouTube da Karola Nunes.

O vídeo integra o projeto “Somos Som e Imagem”, que tem como objetivo produzir dois clipes da artista Karola Nunes, sendo “A Pressa” o primeiro deles. O projeto é contemplado no edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Durante seis meses, a equipe se debruçou sobre o projeto que une música autoral, ilustração, design gráfico e audiovisual. Roteirizado por Hugo Alberto e Pedro Brites, que também assina a direção, “A Pressa” conta uma história sobre a harmonia dos ciclos naturais, com alegorias que representam a identidade visual do ilustrador e a mensagem da canção de Karola Nunes e Gustavo Ruiz.

Com edição de Marcelo Sant’Anna, o clipe é feito em motion graphics, que traz conceitos de design, animação e cinema, resultando em um trabalho detalhista que amplia a ilusão do espectador de entrar nesse mundo criado pelos autores.

A letra da canção descreve um tempo em que se tem pressa por saber o que se deve fazer: “Eu sinto que essa é uma canção onírica, no sentido da paisagem imagética dos versos, mas fala também dos sonhos de uma criança que sempre desejou o caminho da música”, compartilha Karola.

A partir da letra, Hugo e Pedro criaram a narrativa da animação, trazendo a identidade visual do ilustrador para dentro da história. Depois, o processo envolveu passar ao editor os movimentos de câmera e ritmos idealizados no roteiro.

“O clipe traz um sentido de pressa, mas liga muito com mãe Gaia, o poder feminino, essa natureza que chora e sente as interferências. Estamos todos conectados com o Universo. Uma ação que fazemos aqui influencia em tudo. O clipe passa tão rápido, tem tanta coisa acontecendo, que transmite essa impressão de pressa. Acho que provoca a pessoa a assistir de novo para pegar todas as nuances, detalhes, texturas e cores”, explica Pedro Brites.

Aplicando elementos de surrealidade em seus trabalhos, Hugo Alberto avalia que conseguiu explorar suas próprias criações ao se inspirar nos versos da compositora. “O objetivo foi criar uma narrativa visual que contemplasse a poética da letra e ao mesmo tempo fugisse do literal, do óbvio. Porque sempre que desenho algo penso na história que quero contar com aquela imagem, como se já visse ela em movimento e acessar a poética dos versos da Karola ajudou muito na hora de criar o roteiro e as ilustrações”.

O desafio na edição foi encontrar a melhor maneira de dar movimento para a estética do artista visual, analisa Marcelo: “É todo um mundo de cores e traços, tudo com uma expressividade tão marcante que o próprio desenho, num primeiro olhar, já parece sugerir algum tipo de movimentação. E é justamente por ser tão rico que tudo precisou ser feito com muita atenção a cada detalhe. A articulação do movimento das mãos, dos dedos, o piscar de olhos da menina no lago, o movimento das nuances do céu no entardecer de Chapada dos Guimarães”, opina.

A animação acontece a dez frames por segundo, o que acentua o traço. Além disso, o tratamento final é de filme antigo, da era analógica, que dá o tom vintage ao clipe.

Serviço

O que: Lançamento do videoclipe “A Pressa”

Quando: 11 de junho de 2021 (sexta-feira), às 20h (horário de MT)

Onde: Canal do YouTube da Karola Nunes: https://youtu.be/f0renEiJSSg

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

cultura

Filme documental sobre Barão de Melgaço será exibido na TV aberta neste sábado (19)

Publicados

em

Barão de Melgaço – O bretão cuiabanizado Augusto Leverger, filme documental dirigido por Leonardo Sant’Ana, com produção executiva de José Paulo Traven, entra para a programação da TV Centro América e será exibido neste sábado (19), às 23h55, no Supercine, logo após o programa Altas Horas.

De acordo com Paulo Traven, o longa-metragem conta a trajetória do militar franco-brasileiro, destaque na Guerra do Paraguai e presidente da província de Mato Grosso em várias ocasiões.

“Trata-se de um trabalho primoroso que integra cinema e animação em uma produção documental, em memória aos 140 anos da morte de Augusto Leverger – patrono na Academia de Letras e no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso”.

Traven explica ainda que para isso, foram entrevistados historiadores e pesquisadores como João Carlos Vicente Ferreira, Suely da Costa Campos, João Antônio Lucídio, Eduardo Mahon, Elizabeth Madureira, Maria Adenir Peraro e Ernesto de Sena.

“Em 93 minutos, os entrevistados destacam fatos e curiosidades sobre o Barão de Melgaço, que foi também historiador e geógrafo e tinha entre seus principais interesses a hidrografia. Ele foi a figura mais importante da literatura mato-grossense de sua época e aumentou sua coleção de prêmios, condecorações e honrarias com o título de Barão de Melgaço, concedido pelo Imperador Dom Pedro II, em 1865, colocando-o no mesmo patamar do Barão de Rio Branco e de Mauá”, conta Traven.

Barão de Melgaço – O bretão cuiabanizado Augusto Leverger foi viabilizado por meio de Emenda Parlamentar destinada em 2017 pelo deputado Alan Kardec e é uma realização da Associação Mato-grossense de Inclusão Sócio Cultural/ AMISCIM e produção Terra do Sol filmes, Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana