lucas do rio verde

Candidatura de Binotti pode ser impugnada por dupla filiação

Publicados

em

Prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti | Foto: Cenário MT

A coligação “Gente que Faz”, que tem como candidato à Prefeitura de Lucas do Rio Verde (a 334 km de Cuiabá) o empresário Miguel Vaz (Cidadania), entrou com pedido de impugnação da candidatura de Dilson Rodrigues Coelho Filho (PP), candidato à vice na chapa encabeçada pelo atual prefeito, Luiz Binotti (PSD).

A ação requer que a impugnação seja extensiva também à candidatura à reeleição do prefeito.

A ação acusa Dilson de dupla filiação partidária, uma vez que ele teria ingressado na disputa pelo PP – partido ao qual era filiado desde 2009, mesmo tendo se filiado recentemente ao Partido Liberal (PL) e assumido como vice-presidente da sigla. Consta no pedido que seu mandato iniciou no último dia 9 de setembro e segue até 21 de fevereiro de 2022.

De acordo com o advogado Rodrigo Cyrineu, que assina o pedido, à Justiça a coligação requer que a impugnação também afete Binotti, citando os princípios da unicidade e da indivisibilidade da chapa majoritária.

Segundo Cyrineu, a filiação de Dilson ao PL consta no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP).

Candidato a prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz

“Tenho convicção de que a candidatura da chapa vai ser impugnada. Ele é vice-presidente do PL. Como pode tentar ser candidato a vice-prefeito pelo PP?”, questionou.

Conforme o advogado, na ação ainda foi juntada a ata de convenção realizada pelo PL na qual se constata a presença e assinatura de Dilson quando da realização da convenção do PP.

Nela consta a lista de presença e ata de convenção do PP com nome de cinco filiados para comprovação de quórum.

No texto, segundo a acusação, a agremiação informa que não fará nenhuma indicação ao cargo de vereador nas eleições 2020 e apenas irá coligar com a majoritária, em apoio à reeleição do atual prefeito.

Consta ainda a informação de que foi registrada a presença de todos os convencionais por meio de câmera de celular.

Cyrineu afirmou que outro argumento que sustenta o pedido de impugnação é ancorado na Lei Orgânica dos Partidos Políticos, no parágrafo único do artigo 22, onde consta que “havendo coexistência de filiações partidárias, prevalecerá a mais recente, devendo a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das demais”.

Comentários Facebook
Propaganda

lucas do rio verde

Prefeitura participa de encerramento do projeto “Movimenta”

Publicados

em

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde esteve presente, na noite desta sexta-feira (24.06), na cerimônia de encerramento do projeto “Movimenta”, que passou pelo município esta semana.

O projeto, que é promovido pelo Sistema Fecomércio – Sesc / Senac / IPF-MT, trouxe para os moradores do bairro Jaime Seiti Fujii, diversas ações itinerantes e atividades culturais, que foram divididas em dois dias.

Na tarde de quinta-feira (23), foram realizadas orientações em saúde bucal, jogos, brincadeiras, oficinas manuais, contação de história e apresentação de circo para os alunos da Escola Municipal Cora Coralina. O vice-prefeito Marcio Pandolfi esteve presente e acompanhou as atividades. Durante a noite, a coach comercial Cléria Del Barco ministrou, na Câmara de Vereadores, a palestra “Empresa que não vende, quebra!”, voltada para os empreendedores e profissionais de vendas da região.

Na sexta-feira, as atividades de recreação para as crianças continuaram na praça do bairro. Para os adultos, o Senac ofereceu os serviços de aferição de pressão arterial, triagem de glicemia, massagem, penteado com tranças artísticas, designer de sobrancelha e corte de cabelo, tudo feito por profissionais formados pela instituição.

De acordo com a coordenadora do evento, Francieli Martins, a ideia é tirar as crianças do ambiente escolar e ensiná-las de uma forma lúdica, com brincadeiras, projetos culturais, tecnologias voltadas para o desenvolvimento do ensino.

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, e o supervisor de desenvolvimento econômico, Marcelo de Azevedo, destacaram a união das secretarias para a realização de mais um movimento cultural para a comunidade.

“É um benefício para a população e um ganho social que nós temos, levando atrações que geram capital social perante a comunidade”, destacou Marcelo.

Em Lucas do Rio Verde, o projeto contou com a parceria das secretarias de Cultura e Turismo, de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, de Educação e de Esporte e Lazer.

O “Movimenta” passará ainda pelos municípios de Sorriso (27 e 28/06), Sinop (29 e 30/06 e 01/07), Colíder (05 e 06/07) e Alta Floresta (07 e 08/07), onde será encerrada a primeira etapa do projeto.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana