AGRO & NEGÓCIO

Cana será o tema da Embrapa Agroenergia na 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicados

em


De 7 a 13 de dezembro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promove no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, a edição presencial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2020. O tema do evento é: “Inteligência Artificial, a nova fronteira da ciência brasileira”. A Embrapa Agroenergia estará presente mostrando inúmeras tecnologias desenvolvidas para a cana-de-açúcar, dentro do objetivo da SNCT que é mobilizar crianças, jovens e famílias em torno da ciência e tecnologia. 
 
De acordo com o pesquisador Hugo Molinari, serão apresentadas a tecnologia do novo biodefensivo com RNAi de uso tópico, desenvolvida em parceria com a Sempre Sementes (saiba nesta matéria) e a cana BTRR, resistente à broca da cana e ao herbicida glifosato, desenvolvida com a PangeiaBiotech (saiba mais nesta matéria). 
 
Além disso, o estande terá mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar convencional para que os visitantes entendam que diversas outras tecnologias podem ser inseridas na planta, como tolerância à estresses abióticos, aumento da digestibilidade da biomassa para produção de etanol 2G e alimentação de ruminantes, produção de compostos químicos de valor agregado, modificação do caldo da cana para diminuição dos gastos com branqueamento na indústria, aumento no teor de açúcar e tolerância a alumínio tóxico.
 
“Vamos falar de todas as tecnologias que estamos desenvolvendo para a cana-de-açúcar e tirar dúvidas sobre o pipeline de pesquisa em desenvolvimento para várias características com parceria privada para o setor sucroenergético”, conta Molinari.
 
A SNCT vai contar também com estandes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento Regional, Embrapa, Exército, Marinha e Aeronáutica. Em virtude da pandemia, ações tradicionais da SNCT, como a visita guiada de escolas e mostras de ciência de estudantes da rede de ensino, não serão realizadas.
 
O pavilhão estará aberto todos os dias das 10h às 20h e a entrada é gratuita. Em atendimento ao decreto do Governo do Distrito Federal que regulamenta a realização de eventos durante a pandemia, os visitantes passarão por medição de temperatura na entrada, e o uso de máscara é obrigatório. Outros cuidados presentes na SNCT serão a disponibilização de álcool em gel nas áreas de circulação, higienização de equipamentos e afastamento de cadeiras no setor destinado a palestras.
Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Propaganda

AGRO & NEGÓCIO

Adubação de sistema na produção de grãos

Publicados

em


Garantir a eficiência econômica no uso dos fertilizantes é foco do webinar “Adubação de sistema e manejo de nitrogênio em trigo”, promovido pela Embrapa e a Yara, no dia 20 de maio, às 19h, com transmissão pelo Youtube.

Os fertilizantes têm a maior participação nos custos de produção no trigo, representando aproximadamente 25% do investimento na lavoura. O nitrogênio (N) é o nutriente absorvido em maiores quantidades pelas plantas, atuando na fotossíntese e na formação de proteínas nos grãos. No trigo, o nitrogênio tem estreita relação com o potencial produtivo, ou seja, está comprovado pela pesquisa que o investimento em adubação nitrogenada pode resultar em maior rendimento de grãos. Mas qual o momento certo para fazer a adubação nitrogenada? Quais são os limites, econômicos e agronômicos, no aporte de fertilizantes? Como ajustar a dose em função das variações de genética e ambiente?

Essas são algumas das questões que os participantes do webinar deverão responder durante o evento, que vai contar com os pesquisadores da Embrapa Soja, José Salvador Foloni, e da Yara, Diego Guterres, sob a moderação do engenheiro agrônomo da Embrapa Trigo, Giovani Faé.

O evento também vai trazer à discussão o planejamento da adubação em sistema de produção de grãos, aproveitando o inverno no preparo para a semeadura de verão.

Webinar Adubação de sistema e manejo de nitrogênio em trigo
Dia 20 de maio, às 19h
Promoção Embrapa e Yara
Transmissão canal da Embrapa no Youtube em https://www.youtube.com/embrapa
Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana