AGRO & NEGÓCIO

Campanha “Seja solidário – Juntos venceremos o Covid-19”

Publicado


.

“Uma grande ação que irá atender as famílias que precisam. Queremos agradecer o empenho dos funcionários da Embrapa doando os 1.400 kg de alimentos, com os quais foi possível montar 82 cestas básicas”, declarou Wagner Dalla Valle, Secretário Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) de Bento Gonçalves, ao receber a doação na tarde da quinta-feira, 21 de maio.

Liderada pela Associação dos Empregados da Embrapa Uva e Vinho (AEE/BG), a ação ganhou o apoio e incentivo da Chefia do Centro de Pesquisa, que auxiliou na mobilização dos colaboradores. “Com o recurso arrecadado adquirimos itens básicos para o dia a dia de uma família”, comentou o Presidente da Associação Ildomar Engroff dos Santos que, ao lado do chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas, fez a entrega.

“A Embrapa Uva e Vinho está há 45 anos em Bento Gonçalves e esta ação muito mais que uma atitude cidadã é uma atitude de solidariedade”, pontuou Protas, reforçando o mote da Campanha “Seja solidário – Juntos venceremos o Covid-19”, que sensibilizou a equipe. Os alimentos serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social, atendidas nos  Centros de Referência de Assistência Social do Município (CRAS).

Nesta primeira ação realizada no mês de abril, as contribuições dos embrapianos foram recebidas através da plataforma “Abaca$hi” e diretamente na Sede da Associação. A campanha será estendida até o final do mês de junho, na mesma plataforma virtual, para arrecadação financeira para aquisição de alimentos; dessa vez, buscando contribuir com as cidades onde a Embrapa têm bases físicas, a AEE destinará 70% do valor para Bento Gonçalves, 20% para Vacaria-RS e 10% para Jales-SP.

 

Confira o depoimento do Secretário Municipal de Bento Gonçalves dos Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), Wagner Dalla Valle, e do chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, José fernando da Silva Protas:

 

 

 

 

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
publicidade

AGRO & NEGÓCIO

Livro editado por pesquisadores da Embrapa está entre os mais baixados na Springer

Publicado


.

O Livro Application of Soil Physics in Environmental Analyses, lançado em 2014, e editado pelos pesquisadores da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Wenceslau Teixeira e Guilherme Donagemma está entre os mais baixados da Springer, com mais de 37 mil downloads desde seu lançamento. Com esse número, o livro está no top 25% dos ebooks mais baixados da coleção de 2019.

Comentando o sucesso da obra Wenceslau recorda, “não esqueço a pergunta feita por um dos autores convidados para o II Encontro Brasileiro de Física do Solo, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 2013, o professor John Bouma, de Wageningen, Holanda, que é uma lenda no assunto, sendo um dos pioneiros no desenvolvimento e quem cunhou o termo equações de pedotransferência, as PTFs (Pedotransfer functions): por que precisamos de mais um livro de física do solo? Foi uma pergunta interessante de um ícone que construiu uma boa parte da história e avanços da física do solo nas últimas décadas.”

Bem, a argumentação de Wenceslau e seus companheiros foi convincente porque Bouma junto com vários outros ícones da física do solo, aceitou contribuir e enviar seus textos para compor o livro.

“O sucesso da publicação em uma grande editora como a Springer, mostra que estávamos certos no roteiro traçado. Todo o esforço de motivação dos autores, organização, revisão e a edição do livro, feita por mim e pelos colegas Marcos Bacis Ceddia (UFRJ), Marta Vasconcelos Ottoni (CPRM) e Guilherme Donagemma está sendo recompensado e vários feedbacks que recebo de várias partes do mundo, mostram que é uma obra útil e atual”, reforça Teixeira. 

O livro

Aplicação da Física do Solo em Análises Ambientais – Medição, Modelagem e Integração de Dados é o título em português da obra que, junta, em 20 capítulos, grandes cientistas da área.

Os autores trazem estudos sobre a efetividade de novos sensores de campo e laboratório e técnicas modernas de modelagem e análises de dados de parâmetros físicos do solo numa abordagem ambiental. Os tópicos do livro foram divididos em cinco seções.

“Procuramos fazer um livro que contivesse um encadeamento, atraísse o leitor. Não quisemos fazer algo num estilo anais de congresso, quando apenas se juntam artigos diferentes”, diz Wenceslau. 

Aplicação da Física… que tem 507 páginas, pode ser adquirido aqui ao preço de 155 euros. 

Além de pesquisadores estrangeiros, também colaboraram com a publicação do livro pesquisadores de várias universidades e instituições brasileira, dentre elas a Embrapa Instrumentação (São Carlos-SP) e a Embrapa Semiárido (Petrolina-PE).

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana