mato grosso

Campanha eleitoral da OAB pega fogo e candidatos acusam até uso de pesquisa falsa

Publicados

em

Advogado Pedro Paulo Peixoto, no destaque na foto da fachada da OAB-MT | Foto: Midia News

Por Edmundo Pacheco | Portal Mato Grosso

A campanha eleitoral para a escolha da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção de Mato Grosso (OAB-MT) está pegando fogo. Apesar do prazo para o registro das chapas e início da campanha ser só no final do mês, a pré-campanha já a todo vapor, com ambos os candidatos fazendo reuniões, participando de eventos em busca de votos e apoio por todo o Estado.

Neste final de semana, a pré-campanha ganhou contornos dramáticos, com a divulgação de uma nota, por parte do candidato de oposição, Pedro Paulo Peixoto, exigindo esclarecimentos  a “veículos de imprensa”, sem nominar quais, de estarem divulgando fake news e fazendo pesquisas falsas em nome da chapa dele, para prejudicá-lo. Na nota emitida, pede o restabelecimento da verdade. 

Segundo a nota, “uma pessoa de  nome Marli, que se identificou como funcionária da empresa Vetor Pesquisas, abordou advogados solicitando que respondessem a uma pesquisa eletrônica, com o tema Eleições OAB/MT 2021”. A pessoa teria dado a entender que a pesquisa havia sido encomendada pela chapa de oposição, o que é proibido, antes de 27 de outubro, quando termina o prazo para o registro de chapas. 

“Os advogados, imaginando se tratar de uma enquete online, como tantas outras realizadas nas redes sociais, repassaram o link que a “Marli” enviou. Mais tarde esse primeiro link teria sido trocado por outro, sem identificação, e só então os advogados se deram conta de que a pesquisa podia não ser verdadeira”, explicou Pedro Paulo. Segundo ele, desconfiados, um dos advogados ligou no contato da pesquisa como se fosse da Vetor Pesquisas, conversou com uma pessoa identificada como Laura, que confirmou que a Marli trabalha para a Vetor, mas a funcionária teria feito a divulgação indevida do link, o que motivou o cancelamento da pesquisa. 

Pedro Paulo refutou a informação de que sua chapa tivesse contratado a empresa para a realização de tal pesquisa. “Insta ressaltar que, de acordo com as regras eleitorais vigentes, a contratação de pesquisas antes do registro das chapas é proibida. A uma por uma imposição legal, e num segundo momento, porque não tem acesso a lista dos advogados, lista essa de domínio da gestão somente. Assim, concluímos que o segundo link pode ter sido criado com a intenção de confundir as pessoas e criar a sensação de que fora feita por um apoiador do Movimento Por uma Nova OAB, versão que refutamos com veemência”, frisou.

Na nota, o pré-candidato destacou ainda que “nunca contratou a Vetor Pesquisas; não contratou qualquer instituto para realização de pesquisas neste período; e não se utilizou de meios eletrônicos para tanto”.  E conclui: “lamentamos que esta pré-campanha tenha tomado essa direção. O Movimento Por Uma Nova OAB pauta pela renovação da nossa Ordem, tanto durante o pleito eleitoral quanto durante uma futura gestão. Dessa forma, não praticamos e não admitiremos práticas nefastas da velha política para o pleito eleitoral para a OAB Mato Grosso”.

A escolha da nova diretoria (triênio 2022/24) será dia 26 de novembro – com votação em urnas eletrônicas, entre as 9 e 17 horas, em todo o Estado – e, por enquanto (até o final do mês é possível se registrar outras candidaturas) apenas duas chapas estão na disputa, a da situação, comandada pela atual vice-presidente Gisela Cardoso com o apoio do atual presidente Leonardo Campos ; e a de oposição, de Pedro Paulo Peixoto.

 

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Otaviano Pivetta assume Governo por três dias

Publicados

em


O governador Mauro Mendes irá se afastar do Governo por  três dias e o vice Otaviano Pivetta comandará o Estado a partir deste domingo (28.11). Mauro Mendes reassume o Governo na quarta-feira (01.12).

Esta é a terceira vez que Otaviano Pivetta exerce o cargo de chefe do Executivo. “Pivetta tem capacidade, espírito público e é um parceiro leal. Tenho certeza que, como sempre faz, continuará tocando as ações e projetos que estão em andamento”, comentou Mauro Mendes. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana