Cuiabá

Câmara Municipal instala ponto de coleta do Projeto Tampatinhas

Publicado


.
Prefeitura de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá tornou-se o mais novo ponto de coleta do Projeto Tampatinhas Cuiabá, criado no mês passado, com o objetivo de retirar plásticos recicláveis do meio ambiente e ajudar animais de rua.
O projeto surgiu após um grupo de amigos dos animais da Capital se unir para colaborar com a preservação ambiental e ao mesmo tempo arrecadar recursos para realizar castrações em animais de rua abandonados e vítimas de maus tratos. Além disso, também seriam beneficiados os animais pertencentes às famílias carentes que não teriam condições de arcar com essa despesa.
De acordo com Kelly Rondon, idealizadora do projeto, a sociedade em geral pode contribuir juntando e doando tampinhas plásticas. Desde tampinhas de garrafa pet, passando por tampas de produtos de limpeza, de xampu, de condicionador, de pasta de dente, de hidratantes, de óleo de cozinha, de requeijão, de margarina, de sucos, de maionese, de molhos prontos, dentre outros. A única orientação é de que antes do descarte nos pontos de coleta, as tampinhas sejam lavadas para evitar a proliferação de odores e bactérias.
“Vendemos esse material para empresas recicladoras, e consequentemente, com esse recurso da venda, vamos castrar esses animais e evitar a procriação demasiada e indevida daqueles que ficam pela cidade”, explica Kelly.
A Secretária de Gestão e Pessoal, Bárbara Helena de Noronha Pinheiro, será responsável pela organização da coleta nas dependências da Câmara de Cuiabá. “Instalaremos um ponto de armazenagem dos produtos logo na recepção da entrada principal. Desta forma, facilitaremos as doações de servidores, visitantes e dos moradores da região central”, pontuou a secretária.
Os interessados em ajudar ao projeto, também poderão levar as tampinhas nos postos de arrecadação que estão disponíveis na página do Instagram: @tampatinhascuiaba, assim como obter outras informações.

Jean Estevan | Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Associação que ajuda vítimas de AVC participa da Tribuna Livre

Publicado


O presidente da Associação Acidente Vascular Cerebral Cuiabá&nbsp(AAVCC), Orlando Oliveira participou na manhã desta quinta-feira (29) da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cuiabá, a convite do vereador, Sargento Joelson.

Na oportunidade, ele falou da luta em manter a associação que vive de doação voluntária e que só em atendimento de pessoas acometidas pelo acidente vascular cerebral, hoje, passa de 500 fazendo fisioterapia.

Entre esses voluntários focados no atendimento para recuperação física e emocional de cada acidentado estão: fisioterapeuta, psicólogo, educador físico, assistente social e comunidade.

Segundo o presidente da associação, o senhor Orlando de Oliveira, que sofreu AVC, e hoje é sequelado, o apoio profissional pós acidente cerebral é fundamental para que as vítimas voltem a ter melhor convívio com a sociedade.

Orlando criou a associação com objetivo de oferecer suporte às pessoas que não tem condições de arcar com os custos de um tratamento pós-acidentes cerebrais. Ele lembra que as pessoas que buscam a AAVCC são carentes e de bairros distantes, mas são que sempre conseguem ser atendidas.


O que é o AVC?

O AVC é a interrupção do fluxo de sangue no cérebro, causando a morte de células na região, podendo ser hemorrágico ou isquêmico. O primeiro é caracterizado pelo rompimento do vaso sanguíneo (veia ou artéria), e geralmente se trata de casos mais graves. Já no isquêmico, encontrado em 87% dos casos, ocorre o entupimento total ou parcial do fluxo de sangue no vaso.

Marcella Magalhães / Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana