POLÍTICA NACIONAL
Câmara aprova 180 propostas em 2020, com prioridade para combate à pandemia


Em plena pandemia, a Câmara dos Deputados adaptou seu sistema de votação em Plenário para viabilizar a tramitação de projetos que ajudaram no enfrentamento do novo coronavírus, que vitimou mais de 188 mil pessoas no Brasil.
Foram votados temas como o auxílio emergencial (PL 9236/17), o programa de suspensão de trabalho (MP 936/20), ajuda a micro e pequenos empresários (PL 1282/20), orçamento especial para o estado de calamidade pública (PEC 10/20), ajuda a estados e municípios (PLP 39/20) e várias outras propostas para responder ao desafio sanitário e econômico provocado pela Covid-19.
Ao todo, o Plenário analisou e aprovou 81 projetos de lei, 53 medidas provisórias, 9 projetos de lei complementar e 4 propostas de emenda à Constituição. Aprovaram-se ainda 22 projetos de decreto legislativo e 5 projetos de resolução.
Além da pandemia
Mas a Câmara dos Deputados aprovou também muitas proposições que não tiveram relação direta com a pandemia. Entre esses temas destacam-se o novo Fundeb (PEC 15/15 e PL 4372/20); mudanças no Código de Trânsito (PL 3267/19), no setor de gás (PL 6407/13), na navegação (4199/20) e na segurança de barragens (PL 550/19); pagamento por serviços ambientais (PL 5028/19); novas regras para estados refinanciarem suas dívidas com a União (PLP 101/20); e reforço no combate ao racismo (PDL 861/17).
Ao longo dos próximos dias, a Agência Câmara publicará um balanço com as principais votações do ano. Acompanhe:
Projetos sobre Covid-19
– Saúde
Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Cláudia Lemos

POLÍTICA NACIONAL
Governador do DF desiste de ir a casamento após repercussão negativa


O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha , desistiu de ir a um casamento no qual seria padrinho nestes sábado (27), após receber críticas. As informações são do jornalista Guilherme Amado, do jornal O Globo.
Ibaneis decretou lockdown no Distrito Federal , que está sem leitos de UTI disponíveis. O decreto de restrição só passa a valera a partir deste domingo (28).
Depois que a coluna de Guilherme Amado revelou que o governador seria padrinho de um casamento neste sábado, a repercussão negativa tomou conta. Ibaneis seria padrinho do filho de Olegário Oliveira de Moraes, chefe de gabinete Casa Militar de seu governo.
-
chapada dos guimaraes4 dias atrás
Projeto une literatura e artes visuais em Chapada dos Guimarães
-
mato grosso7 dias atrás
Termina manutenção emergencial e veículos voltam a trafegar pela MT-322
-
Cuiabá6 dias atrás
Servidores efetivos devem atualizar cadastro anual; Veja cronograma
-
mato grosso3 dias atrás
Cuiabá fecha 38 leitos de UTI; Governo do Estado notifica órgãos de controle
-
mato grosso4 dias atrás
Mato Grosso recebe 21 mil doses de vacina contra Covid-19 nesta quarta-feira
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrás
Lava Jato: mensagens indicam parceria com FBI no caso do tríplex do Guarujá
-
BRASIL E MUNDO4 dias atrás
Homem mata vizinha e cozinha o coração dela para comer com a família; entenda
-
POLÍCIA7 dias atrás
Cuiabano foragido de MT por arrombamento e ataques a agência bancárias é preso na Guiana Francesa