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Caixa vai tirar dúvidas sobre prova do vida do INSS pelo 0800; veja como fazer

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Informações sobre Prova de Vida podem pedidas por telefone
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Informações sobre Prova de Vida podem pedidas por telefone

A Caixa Econômica Federal anunciou que irá tirar dúvidas de aposentados sobre a Prova de Vida do INSS pelo telefone . A medida visa facilitar e agilizar os atendimentos aos beneficiários da Previdência Social. 

As dúvidas podem ser tiradas pela Central de Atendimento da Caixa no telefone 0800 726 0207 na opção 7 . Além de tirar dúvidas sobre a prova de vida, o aposentado conseguirá informações sobre a situação do benefício e portabilidade. 

A prova de vida voltou a ser obrigatória no começo deste mês para aposentados e pensionistas do INSS . Caso não seja feita, o beneficiário poderá perder o valor da aposentadoria. 

Devido à pandemia, a Previdência liberou o agendamento da prova de vida pela internet ou aplicativo. Lá também é possível tirar dúvidas sobre os documentos que devem ser entregues. 

É possível agendar o serviço pelo telefone 135, solicitar pelo aplicativo Meu INSS ou no site gov.br/meuinss .

Como pedir pelo telefone

  • Telefone para o número 135 no horário de atendimento, das 7h às 22h, de segunda a sábado
  • Tenha em mãos o número do CPF da pessoa para quem quer pedir o atendimento
  • Ao ouvir as opções informadas pela gravação, digite 0 (zero) para falar com um atendente
  • Informe o serviço que deseja pedir, como prova de vida ou cadastro e renovação de procuração

Como pedir pelo aplicativo

  • Faça login no Meu INSS (caso não tenha senha, será preciso cadastrar uma)
  • Na barra de pesquisa que aparece abaixo do seu nome, escreva: prova de vida
  • Escolha a prova de vida mais adequada à situação da pessoa (dificuldade de locomoção ou maior de 80 anos)
  • Siga as orientações que aparecerão na tela

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Oito em cada 10 brasileiros buscaram crédito na pandemia, diz pesquisa

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Brasileiro buscam crédito para pagamento de dívidas e compra de alimentos
Redação 1Bilhão Educação Financeira

Brasileiro buscam crédito para pagamento de dívidas e compra de alimentos

Uma pesquisa feita pelo Serasa em parceria com Opinion Box aponta que 79% dos brasileiros buscaram créditos durante a pandemia. Segundo o levantamento, as tentativas de obter ajuda financeira se devem à crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19, que geraram aumento do desemprego e reajustes nas contas diárias.

O estudo ressalta que a maioria dos brasileiros procurou o cartão de crédito como opção para gastos durante à crise. 62% da população usou o crédito para compras em supermercados, com preferência para alimentação e higiene pessoal. O uso do cheque especial também foi direcionado para gastos domiciliares. 

Outra forma encontrada pelos brasileiros para encarar à crise foi a contratação de empréstimos pessoais ou consignados. Os valores foram destinados para pagamentos de dívidas. Já financiamentos foram usados na compra de carros ou casas. 

Recusa de crédito 

Segundo Serasa, cerca de 37% da população que solicitou crédito especial tiveram seus pedidos recusados por bancos e financeiras durante a pandemia. Cerca de 40% tiveram a recusa por falta de renda mensal ou baixa possibilidade de pagamento do empréstimo. Já 35% dos créditos recusados foram por inadimplência de clientes. 

A maioria dos recusados buscaram alternativas digitais, como empréstimos em corretoras ou bancos digitais. Enquanto outros tentaram buscar valores com amigos ou parentes e 28% desistiram das tentativas de crédito. 

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