BRASIL E MUNDO

Cães são usados para detectar coronavírus em aeroporto na Finlândia

Publicado


.

Cães treinados para detectar o novo coronavírus começaram a farejar alguns passageiros no aeroporto de Helsinque-Vanda nesta semana, em um projeto piloto utilizado conjuntamente com exames convencionais. 

A eficiência dos cães não foi comprovada em estudos científicos comparativos, por isso os passageiros que se oferecem para ser testados e são suspeitos de portar o vírus são instruídos a também fazer um exame de coleta para confirmar o resultado.

Uma equipe de 15 cães e dez instrutores está sendo treinada para o trabalho na Finlândia por voluntários patrocinados por uma clínica veterinária particular. Entre eles está Kossi, um cão de resgate espanhol que foi treinado como cão farejador no país e que já trabalhou na detecção de câncer.

“O que vimos em nossa pesquisa é que os cães encontram a doença cinco dias antes de os pacientes terem quaisquer sintomas clínicos”, disse Anna Hielm-Bjorkman, professora adjunta da Universidade de Helsinque, especializada em pesquisa clínica de animais acompanhantes.

“Eles são muito bons nisso. Chegamos perto de uma sensibilidade de 100%”, disse ela, referindo-se à capacidade dos cães para detectar casos do novo coronavírus.

No exame canino, um passageiro passa uma gaze no pescoço e a coloca em uma lata, que depois é entregue em outra sala para que um cão a fareje e ofereça um resultado imediato.

Alguns meses atrás, autoridades dos Emirados Árabes Unidos adotaram um exame canino semelhante no Aeroporto Internacional de Dubai, usando cães policiais.

Comentários Facebook
publicidade

BRASIL E MUNDO

Imóveis irregulares desabam em Minas Gerais; veja vídeo

Publicado


source
Casa desabando
Reprodução/Youtube

Desabamento da casa foi filmado.

Dois imóveis desabaram na região central da cidade de Amparo da Serra, em Minas Gerais. O último desabamento aconteceu na madrugada desta quarta-feira (28). Ninguém ficou ferido.

De acordo com as autoridades as construções eram irregulares. No vídeo, é possível ver o imóvel com paredes tortas cedendo até que a residência desaba. Confira um vídeo do momento:

Segundo a Defesa Civil, as casas foram interditadas pelo órgão quando foram percebidos danos nas estruturas. O imóvel vizinho e o restante da rua também estavam interditados.

As autoridades acreditam que a chuva que atingiu a região pode ter sido responsável por facilitar o desabamento.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana