MULHER

Cabelo danificado: 5 coisas que você faz no dia a dia e prejudicam seu fio

Publicado


source

Alto Astral

Cabelo danificado: 5 práticas que prejudicam os fios

Muito além da hidratação , cuidados capilares são uma soma de diversos fatores. Os danos acontecem por vários motivos, principalmente o uso inadequado de produtos químicos. Em excesso, eles acabam levando embora a saúde dos fios, deixando o cabelo danificado .

Alisamentos, tinturas, descolorações, escova , secador, chapinha, babyliss… Muitas vezes, os procedimentos que fazemos para deixar nossas madeixas mais bonitas a curto prazo trazem sérias consequências com o passar do tempo.

Os tratamentos ajudam e são indispensáveis, é claro, mas não adianta aplicar a melhor máscara e continuar cometendo erros simples no dia a dia. Descubra agora os principais costumes que você deve abolir da sua rotina quando está com o cabelo danificado – e, de preferência, para sempre!

Hábitos nocivos para o cabelo danificado

cabelo danificado
Foto: Shutterstock

Abusar do secador e chapinha

Usar secador e prancha frequentemente é uma das maiores causas de danos no cabelo. A aplicação repetitiva do calor faz com que a cutícula protetora dos fios quebre. A médio ou longo prazo, os sinais de estrago vão aparecendo em forma de madeixas quebradiças e ressecadas, pontas duplas e frizz. Opte por essas ferramentas o mínimo possível e, quando não tiver opção, diminua a temperatura.

O secador deve ser utilizado, de preferência, com um jato mais frio e a 30 cm de distância da cabeça. Já a chapinha só pode ser passada no cabelo completamente seco. Atenção: nunca se esqueça de aplicar um protetor térmico antes. Existem muitas opções específicas no mercado e alguns óleos capilares também cumprem essa função, como o de Argan.

Lavar o cabelo diariamente

A não ser que você tenha o cabelo extremamente oleoso, não há necessidade de lavá-lo todos os dias. Uma lavagem correta, feita duas ou três vezes por semana, com água morna (nunca quente!), é mais do que suficiente. Quando retiramos em excesso os óleos naturais dos fios, o couro cabeludo é estimulado a produzir ainda mais sebo, causando um efeito rebote.

Dê preferência para os shampoos sem sal/sulfato, esfregue na medida certa e, enquanto estiver com o cabelo danificado, troque o condicionador comum por uma máscara mais potente. Nunca passe o creme na raiz e enxague bem os produtos. Na hora de desembaraçar, escolha uma escova adequada e seja cuidadosa, começando sempre pelas pontas.

Passar meses sem cortar os fios

Acredite: não é papo de cabeleireiro. A menos que o seu cabelo demore muito para crescer , é importante cortar os fios pelo menos de 3 em 3 meses. Caso contrário, os mais fracos começam a cair e, as pontas, a “abrir” e quebrar. Quer ter cabelos mais fortes e saudáveis? Corte sempre que sentir necessidade. Pelo menos as pontinhas estragadas! A recompensa é muito maior e o resultado vale a pena.

Fazer penteados muito apertados

Tranças, rabos de cavalo e coques apertados são terríveis, principalmente caso seus fios já estejam sofridos. Quando você os puxa sem cuidado, acaba criando tensão, que consequentemente resulta em quebra. Nas madeixas molhadas, então, é ainda pior, pois ficam naturalmente mais frágeis e se rompem facilmente. Evite colocar muita força e, se realmente quiser prender o cabelo danificado, aposte nos penteados mais soltinhos!

Esquecer-se de olhar os rótulos dos produtos

Prestar atenção na composição dos cosméticos é indispensável. Alguns tipos de álcool presentes nas fórmulas ressecam os fios, como isopropyl alcohol , propanol alcohol , propyl alcohol e SD alcohol-40 . Já o cetearyl alcohol , cetyl alcohol , stearyl alcohol e alguns outros são considerados álcoois modificados (oleosos) com propriedades hidratantes, ou seja, são bons para os cabelos.

Fazer uma pesquisa rápida no Google antes de comprar não custa nada, né? Ou até mesmo na hora de escolher no seu armário qual produto utilizar. Além dos cuidados básicos do dia a dia, é importante tratar o cabelo danificado de acordo com as necessidades dele. Lembre-se de hidratar, nutrir e reconstruir as madeixas. Caso tenha dúvidas do que precisa, consulte um especialista. Os tratamentos capilares devem fazer parte da rotina!

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
publicidade

MULHER

Prêmio Oxford de Design abre as inscrições

Publicado


source
Prêmio Oxford de Design
Divulgação

“Uma viagem pela sua casa” é o tema da 6ª edição do Prêmio Oxford de Design

“Uma viagem pela sua casa” é o tema da  6ª edição do Prêmio Oxford de Design, lançado pela Oxford Porcelanas. A imaginação ajuda a tornar o dia a dia mais prático, versátil e divertido, especialmente neste momento em que as famílias restringem o convívio social e ampliam seu tempo de permanência em casa. Para a Oxford, acrescentar uma pitada de criatividade nas atividades cotidianas pode transformar a rotina em momentos especiais.

“Imaginar é o primeiro passo para começar a usar a criatividade, uma ferramenta poderosa rumo a um mundo melhor. Criatividade sempre foi um grande pilar da empresa, tanto no desenvolvimento de produtos, como na forma de se relacionar com as pessoas.”, diz a gerente de produto da marca, Zaira da Silva. 

Na edição de 2020 do prêmio, as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 04 a 23 de novembro através da plataforma WWW.premiooxforddedesign.com.br. Os interessados precisam escolher um modelo de prato raso Unni em três unidades (redondo) ou prato raso Quartier em três unidades (quadrado), diretamente da plataforma, e aplicar sua arte.

O concurso será realizado pela internet. O vencedor (a) será conhecido (a) no dia 03 de dezembro de 2020 e ganhará um prêmio de R$ 7 mil, um aparelho de jantar Oxford (modelo Coup), além da uma coleção de pratos com sua estampa.

No ano passado, o concurso teve mais de 600 inscrições e foram submetidos a votação popular cerca de 450 projetos. “A cada ano o prêmio se torna mais relevante para o mercado brasileiro de design. Fomentar novos talentos e dar oportunidades a designers de todo o Brasil é gratificante e está em nosso DNA. Ficamos muito felizes em continuar investindo neste projeto tão importante para nossa empresa.”, afirma Irineu Weihermann, diretor superintendente da Oxford.

Nesta edição do prêmio, o júri técnico será composto por Stephanie Ribeiro, arquiteta e nova apresentadora do programa Decora no GNT, Matheus Ilt, apresentador de programa de TV, e Bruno Faucz, designer de móveis com renome internacional.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana