MULHER

Burnout: conheça a síndrome que está atingindo as mulheres nesta pandemia

Publicados

em


source
Entenda o que é a Síndrome de Burnout
Reprodução: Alto Astral

Entenda o que é a Síndrome de Burnout



Sem rede de apoio ocasionado pelo isolamento social , muitas mulheres têm que cuidar da casa, dos filhos sozinhas e ainda exercer suas profissões . Tudo isso gerou uma carga ainda mais pesada do que elas já vivenciavam. A neuropsiquiatra Gesika Amorim explica que a sensação de cansaço contínuo físico, emocional e mental tem nome: Síndrome de Burnout.

“É muito mais do que estresse, preocupação ou fadiga, o que todas experimentam de vez em quando. A pessoa não consegue descansar. Pode, dependendo do grau, levar à depressão, ansiedade e distúrbios do sono e de apetite”, detalha.

Para a especialista, as mulheres estão mais suscetíveis a experimentarem a Síndrome de Burnout já que exercem muitas tarefas em casa. “Não é de agora, mas a situação se agrava na pandemia. Antes, a mulher tinha uma jornada dupla, trabalhar dentro e fora de casa. Hoje, a jornada é múltipla e agora acumula diversas funções dentro de casa. Ela está sendo professora, ajudando na lição de casa, fazendo o almoço, cuidando da casa e trabalhando”, conta.



Como identificar a Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout trata-se de um esgotamento físico, emocional e mental devido ao estresse que a mulher sofre por conta das múltiplas tarefas em casa. 

“Mesmo após uma boa noite de sono, a pessoa vai levantar sentindo-se esgotada como no dia anterior, uma sensação de exaustão que parece não ter fim. Lembrando que é um cansaço geral, com dores no corpo, nervosismo, ansiedade, desânimo e desgaste emocional”, explica a médica.

A insônia, a falta de apetite e até o aumento de consumo de bebidas, cigarros e outras drogas também são sintomas associados. Amorim descreve que a quebra de rotina e a ansiedade causada pelas incertezas do futuro, podem potencializar não apenas a Síndrome de Burnout, mas inúmeros transtornos mentais.

Como lidar com a situação

Amorim aconselha a delegar funções para os outros que estão em casa. “Peça ajuda às crianças, segundo a idade de cada uma, para terem mais autonomia. O mais importante é estabelecer horário para cada coisa, tentar manter a rotina o mais próximo do normal e procurar ajuda se for preciso. Não seja perfeccionista e queira carregar o mundo nas costas”, diz.

A especialista comenta que é importante ter um tempo para fazer algo que goste diariamente. “Faça algo para você, como ler um livro, conversar com amigos, caminhar ou meditar. Tenha um momento de ócio”, conta. 

Ao menor sinal de depressão, ansiedade, irritabilidade, de exaustão física, mental e emocional, Amorim alerta para procurar um psicólogo ou um psiquiatra para um diagnóstico e assim buscar o tratamento ideal.

Você viu?

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

MULHER

Os 4 signos mais desastrados do zodíaco

Publicados

em


source

João Bidu

Os 4 signos mais desastrados do zodíaco
Ana Melo

Os 4 signos mais desastrados do zodíaco

Existem pessoas bem desastradas, igual protagonista de comédia romântica. Situações constrangedoras acontecem com certa frequência por falta de atenção. Veja a seguir os 4 mais desastrados do zodíaco.

+Inscreva-se no Clube de Membros do João Bidu no YouTube e receba conteúdo exclusivo! Acesse neste LINK .

Os 4 signos mais desastrados 

Gêmeos

As pessoas de Gêmeos sempre estão com a cabeça agitada, com mil pensamentos, e isso faz com que elas sejam um pouco desatentas com o que acontece à sua volta. Se ela não prestar atenção no que faz, é certeza que algo vai dar errado, como falar algo inoportuno, tropeçar ou deixar algo cair. A cabeça age muito mais rápido do que sua coordenação motora.

Libra

Libra é um signo que não gosta de fazer muito esforço e não é conhecido por ser proativo, não é mesmo?! Seu jeito preguiçoso faz com que Libra faça algumas coisas de forma rápida, não prestando atenção total em suas tarefas. Dessa forma, esse signo acaba passando por algumas situações desconfortáveis por falta de atenção e interesse no que está fazendo.

Você viu?

Sagitário

O signo de Sagitário não é muito atento muito atento com as coisas e sempre acaba passando por algumas situações desastrosas. Mas isso não abala os sagitarianos, pelo contrário, eles já estão acostumados com essas situações e fingem que nada aconteceu. Pose é tudo!

Peixes

Peixes tem o toque de Midas ao contrário, tudo que toca quebra ou dá problema. Quando isso não acontece, é porque perdeu em algum lugar. Isso acontece porque Peixes é avoado e está sempre com a cabeça nas nuvens, por isso, é o tipo de pessoa que não é muito cuidadosa com as coisas.

LEIA TAMBÉM:

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana