TECNOLOGIA

Brincando de trabalhar: empresas apostam na gamificação durante a pandemia

Publicado


source
gamificação
Unsplash/Bench Accounting

Home office impulsionou a gamificação no ambiente corporativo


Muitas atividades cotidianas foram modificadas durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), e uma das mudanças é que, agora, existe muito mais gente brincando de trabalhar. É que o conceito de gamificação ganhou força no mercado de trabalho desde que muitas empresas tiveram que aderir ao home office


É verdade que o conceito já existe há alguns anos e era usado por muitas empresas, mas o trabalho remoto intensificou sua presença no ambiente corporativo. Gamificação é o uso de características de jogos usadas para engajar pessoas em situações na vida real. 

A gamificação pode ser usada em diversos setores, e o trabalho é um deles. Michelli Luersen, head de Marketing do gA, companhia global de tecnologia que desenvolveu uma plataforma de gamificação, conta que o conceito já era bastante utilizado em treinamentos corporativos mesmo antes da pandemia, mas não muito usado para gerenciar empresas por completo – o que tem mudado nos últimos meses. 

Vencendo os desafios do home office

Com o isolamento social, muitas empresas entraram em regime de home office, sistema que traz muitos desafios para as companhias. Alguns deles são manter a produtividade, o espírito de equipe e a comunicação fluida. 

Para Micheli, a gamificação é um ótimo caminho para vencer todos esses obstáculos. As plataformas que fazem uso do conceito tornam as atividades do cotidiano laboral mais lúdicas e divididas em etapas. 

No sistema desenvolvido pelo gA, por exemplo, gestores podem adicionar metas para serem cumpridas por funcionários ou equipes específicas. Cada trabalhador tem um avatar para chamar de seu, e cada etapa completa é revertida em moedas virtuais. Tudo funciona exatamente como em um jogo , exceto pelo fato de que cada missão é, na verdade, parte do trabalho a ser executado. 

O sistema garante que os funcionários se mantenham engajados, mantendo a produtividade e, sobretudo, a boa comunicação e trabalho em equipe. “Com a atribuição dessas missões, a gente mantém uma comunicação fluida, principalmente entre equipes”, conta Micheli. “É importante para que as pessoas não se sintam tão de forma individual”, opina, a respeito do momento de home office.

Além de oferecer o recurso para outras empresas, Micheli também faz uso da gamificação no seu próprio cotidiano de trabalho. “É realmente algo divertido, cumpre com a promessa de manter uma comunicação”, garante.

Para além do trabalho

Além de missões relacionadas ao trabalho, é possível que as empresas estimulem os funcionários a realizarem tarefas extra, como atividades físicas e de lazer. De acordo com Micheli, isso permite que os colaboradores se conheçam melhor e consigam ser incentivados a realizarem atividades fora do cotidiano laboral. 

A executiva conta que cada tarefa cumprida é mostrada para toda a empresa, o que permite que as pessoas se conheçam melhor. “Você acaba tendo conhecimento de hobby de outras pessoas, conhecendo um pouco mais da história de cada um”. 

Presente em empresas há alguns anos, o conceito de gamificação tem ganhado cada vez mais espaço durante o período de isolamento social. E a tendência é que isso continue mesmo após a pandemia de Covid-19 . “Essas soluções que vieram para trazer outros benefícios, garantir produtividade e eficiência para as empresas, tendem a ficar”, opina Micheli.

Comentários Facebook
publicidade

TECNOLOGIA

Celulares da Black Friday: veja 6 modelos com super descontos

Publicado


source
celulares black friday
Unsplash/ROBIN WORRALL

Veja quais celulares têm bons descontos nesta Black Friday

Está pensando em trocar de celular nesta Black Friday ? As promoções de smartphones já começaram, e alguns modelos podem ser encontrados com preços bastante interessantes.

Nesta lista, separamos seis celulares que foram encontrados com o menor preço (ou bem perto dele) dos últimos 40 dias. Para analisar, foi utilizada a ferramenta de variação de preço do Zoom e os valores disponíveis em e-commerces no dia 24 de novembro de 2020. 

Essa é, inclusive, uma ótima  dica para não cair em promoções falsas na Black Friday : analise sempre o histórico de preços do produto que pretende comprar para saber se o desconto é realmente bom.

Samsung Galaxy Note 10

O penúltimo celular da linha Note da Samsung pode ser comprado por R$ 2.699, o menor valor dos últimos 40 dias. O preço foi encontrado no site da Americanas, Shoptime e Submarino

Asus Zenfone Max Pro (M2)

Para quem quer um celular mais barato, esse modelo da Asus está por R$1.149 no site da Amazon. Apesar de ter especificações interessantes, vale lembrar que esse smartphone foi lançado em 2018 e, por isso, vem com Android 8 – o que pode prejudicar as atualizações.

LG K62

Outro celular com desconto interessante é o K62 , da LG . No Mercado Livre, ele é vendido a R$ 1.299, valor bom para o modelo com câmera quádrupla e 4 GB de memória RAM.

iPhone XS

Para quem gosta dos modelos da Apple , o iPhone XS também pode ser encontrado pelo menor preço dos últimos 40 dias. Na Amazon, o smartphone é vendido por R$ 4.979.

Redmi Note 9 Pro

Por R$ 2.049, o celular da Xiaomi encosta no menor preço dos últimos tempos, e pode ser encontrado por esse valor no Mercado Livre. Como atrativos, o smartphone tem câmera quádrupla e 6 GB de memória RAM.

Moto G8 Play

Para quem quer comprar um celular por menos de R$ 1.000, o Moto G8 Play , da Motorola, pode ser um opção interessante . Também próximo de seu menor valor, o modelo é encontrado por R$ 989 no Shoptime, Submarino e Americanas.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana