MULHER

Brincadeiras e atividades lúdicas ajudam a identificar e superar abuso infantil

Publicados

em


source
18 de Maio - Dia Nacional do Combate ao Abuso Infantil
Foto de Kat Jayne no Pexels

18 de Maio – Dia Nacional do Combate ao Abuso Infantil

18 de maio é o dia nacional de combate ao  abuso e exploração sexual infantil. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de ocorrências de exploração sexual infantil, ficando atrás somente da Tailândia. Mais da metade das vítimas de abuso sexual (51%) têm entre 1 a 5 anos de idade.

De acordo com o  painel de dados da ouvidoria nacional de direitos humanos , a violência contra crianças e adolescentes é a campeã de denúncias (26,98%). Geralmente os agressores são conhecidos da vítima: pais, mães, padrastos, vizinhos, familiares e pessoas próximas. 





Atividades lúdicas possuem papel fundamental não só na identificação de abusos sexuais, mas também como tratamento auxiliar na identificação e superação de traumas. Conforme explica Valdir Cimino, fundador da Associação Viva e Deixe Viver que atua com contação de histórias, nessas dinâmicas as crianças acabam expressando suas mágoas e problemas.

“Quando você não dá voz para uma criança, ela vai criar um processo de rejeição porque ela não tem maturidade, conhecimento, nem formas de lidar com isso sozinha”, explica.

Sinais de abuso

Cleo Teixeira, coordenador dos conselhos tutelares de Porto Alegre(RS), diz que muitas famílias acabam descobrindo que as crianças são vítimas de abuso e violência sexual ao levar em um posto de saúde.

“Elas chegam com alguma queixa de que a criança está com corrimento, secreção, machucado, comportamento diferente do habitual (quietude, irritação, não querer se aproximar de alguém específico) e acabam descobrindo a verdade”, explica.

Para ajudar mais pessoas próximas às crianças a identificarem que algo não anda bem, a cirurgiã pediátrica Ana Flávia Saccardo Ratti alerta para as mudanças de comportamento na criança, pois é que mais chama a atenção.

“Ela fica mais tímida, retraída, triste, fechada, diminui suas falas. É preciso ver como ela era antes e como está agora, quais são as pessoas que ela não quer mais conviver.

A especialista recomenda atenção se surgirem alguns sintomas como: infecção urinária de repetição, corrimento, mau cheiro nos genitais, dor na evacuação, lesão nos genitais ou qualquer parte do corpo. Também é importante observar se a criança sente medo ou evita a companhia de algum adulto.

“No começo da minha residência, eu peguei um caso de uma menina que insistia em dizer que tinha caído sentada… Quando liberaram as visitas, o filho do padastro dela, que tinha 18 anos, veio e ela não queria ver ele. Então nós acionamos o conselho tutelas e ficou verificado que ele abusava dela”, lembra Ana.

Situação agravada na pandemia

Os números de relacionados ao abuso e exploração sexual infantil no último ano no meio on-line também são preocupantes. De acordo com a Safernet Brasil , o site recebeu e processou mais de 96 mil denúncias anônimas de pornografia infantil em 2020 – em 2019, este número era de 46 mil. 

Diante desse contexto, entidades de defesa da criança e do adolescente lamentam a redução de recursos e redução de dos horários reduzidos de conselhos tutelares, CRAS, CREAS e demais centros de acolhimento a crianças em situação de abuso e exploração sexual.

“A gente vem assistindo nos planos orçamentários, especialmente em âmbito nacional, uma redução de investimento na proteção do enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil . Isso vai contra o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, que determina a garantia de prioridade de destinação de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude”, diz a advogada Ana Claudia Cifali, do Instituto Alana.

Você viu?

Com isso, iniciativas de ONGs, institutos, associações e até outros poderes do estado (como o judiciário) acabam assumindo a responsabilidade de garantir assistência às vítimas. O Instituto Alana e Ministério Público de São Paulo, por exemplo, produziram um guia operacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes . Trata-se de uma forma de tentar contornar o problema da falta de recursos.

“Nós queremos implementar este guia que já está em andamento. A ideia é articular a rede de proteção: escola, rede de saúde, locais de assistência, conselho tutelar, entre outros, de forma a fortalecer os espaços que recebem as denúncias. Existe um foco muito grande na punição do agressor, mas nem sempre existe um trabalho de apoio e recuperação para a criança”, explica.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

MULHER

Sol em Aquário: veja as influências para o seu signo

Publicados

em


source
Sol em Aquário: veja as influências para o seu signo
Redação João Bidu

Sol em Aquário: veja as influências para o seu signo

Todos os meses, o astro muda de cenário e ingressa em um novo signo, enviando energias diferentes e promessas que se tornam ativas por um período de 30 dias. Neste ano, o Sol vai circular em Aquário entre 20 de janeiro e 18 de fevereiro , período em que movimentará de maneira especial os contatos sociais e virtuais. Ele também vai estimular as atividades pioneiras, modernas e as novas tecnologias Planos, projetos e ideais receberão força e incentivo do astro-rei. Nos relacionamentos, cooperação, igualdade, respeito mútuo e laços de amizade serão bem mais valorizados. A seguir, descubra as revelações do Sol aquariano para o seu signo e aproveite intensamente.

Áries (21/3 a 20/4)

O Sol vai amplificar seu desejo de liberdade e te deixará mais sociável do que nunca. Os seus compromissos fora de casa tendem a aumentar e a vontade de sair com os amigos será maior. Novos planos e projetos vão ocupar sua mente e podem florescer nesta época.

Touro (21/4 a 20/5)

A ambição de ter sucesso se fortalece e sua autoconfiança se eleva enquanto o Sol circula em Aquário, signo que fica no ponto mais alto do seu Horóscopo. Nesta fase, você pode demonstrar atitudes mais soltas e menos apegadas nos relacionamentos. Sua criatividade virá à tona no trabalho.

Gêmeos (21/5 a 20/6)

Ao visitar Aquário, seu signo irmão, o Sol promete uma fase cheia de estímulos para você. As vibrações dele sugerem novidades e promessas diferentes para a sua vida. Também indicam um bom momento para viajar, promover mudanças, começar um curso ou trocar de emprego.

Câncer (21/6 a 21/7)

Neste ciclo, o astro-rei vai mexer com os seus conceitos e pode influenciar bastante o seu comportamento. Ele realçará seu lado sensual e elevará seu erotismo, mas deve te deixar mais exigente, rebelde e intolerante com os outros. Uma nova paixão pode entrar em sua vida.

Leão (22/7 a 22/8)

O Sol indica um período mais focado em seus relacionamentos enquanto percorre o signo de Aquário. Ele também vai facilitar acordos, compromissos e pode trazer boas oportunidades para você fechar contrato, inclusive com apoio ou influência de amigos. Romance com mais sintonia.

Leia Também

Virgem (23/8 a 22/9)

Ao visitar a sua 6ª Casa Astral, o astro-rei vai tornar seu jeito ainda mais centrado no trabalho e sua energia mental ficará no auge. Ideias originais e criativas podem surgir com facilidade. Só não deixe os cuidados com o organismo e a alimentação em segundo plano, valeu?

Libra (23/9 a 22/10)

Um dos melhores momentos do ano acontece agora para você. O Sol aquariano brilha em sua Casa do Prazer, trazendo mais sorte, alegrias e conquistas aos seus dias. A vida amorosa será o ponto alto do período e seu charme pode derreter corações. Atração poderosa

Escorpião (23/10 a 21/11)

Leia Também

Embora possa tornar seu comportamento menos possessivo e apegado, o Sol em Aquário estimulará o convívio com parentes e amigos íntimos. Há tendência de se reaproximar das pessoas que são mais importantes para você. Pode retomar e resolver alguma questão que ficou para trás.

Sagitário (22/11 a 21/12)

A liberdade que você tanto preza torna-se condição indispensável no reinado do Sol aquariano. Quem quiser controlar seus passos vai se dar mal. Agora, a sua boa lábia, inteligência e simpatia vão te favorecer no trabalho, nas amizades e na paixão. Convencerá sem fazer esforço.

Capricórnio (22/12 a 20/1)

Ao circular pela sua Casa das Posses, o Sol vai iluminar um assunto que tem grande importância para o seu signo: dinheiro! O período pode ser mais próspero e afortunado, sobretudo se tirar proveito do seu tino empreendedor e apostar em suas ideias lucrativas. Romance ciumento.

Aquário (21/1 a 19/2)

Felicitações para você que começa um novo ciclo de vida e contará com o Sol em seu signo durante as próximas semanas! Nesta fase, as características da sua personalidade passam a brilhar mais e seu carisma ficará irresistível. Vai atrair amizades e amores como um ímã!

Peixes (20/2 a 20/3)

Como percorrerá o seu inferno astral, o Sol indica uma fase de altos e baixos. Seu jeito tende a ficar mais introspectivo e sensível do que já é. Você pode se desligar da realidade ou se magoar à toa. Convém espantar os pensamentos negativos e ouvir mais a sua intuição, valeu?

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana