Saúde
Brasil registra 204 casos de variantes da covid-19

O Ministério da Saúde afirmou que tem monitorado o surgimento de variantes da covid-19 no Brasil. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde, a partir das notificações recebidas pelas secretarias estaduais de saúde, foram registrados 204 casos de variantes do vírus SARS-CoV-2 no Brasil. Os dados vão até 20 de fevereiro de 2021.
O levantamento identificou no Brasil 20 casos da variante britânica da covid-19, sendo 11 em São Paulo, seis na Bahia, dois em Goiás e um no Rio de Janeiro. Já a variante P1, encontrada pela primeira vez em Manaus, está presente em 184 casos identificados no país: Amazonas (60), São Paulo (28), Goiás (15), Paraíba (12), Pará (11), Bahia (11), Rio Grande do Sul (9), Roraima (7), Minas Gerais (6), Paraná (5), Sergipe (5), Rio de Janeiro (4), Santa Catarina (4), Ceará (3), Alagoas (2), Pernambuco (1) e Piauí (1).
O Ministério da Saúde enviou nesta terça-feira (23/2) uma nota técnica para os estados e para o Distrito Federal com informações sobre as novas variantes identificadas até o momento. O documento orienta medidas que devem ser adotadas e intensificadas pelas secretarias de Saúde estaduais, para monitorar e evitar a propagação das novas variantes no país.
Edição: Fábio Massalli

Saúde
“Israel quer testar spray no Brasil por ser miscigenado”, diz Eduardo Bolsonaro


O deputado federal e filho do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), afirmou que Israel demonstrou interesse em realizar testes de um spray nasal contra a Covid-19 no Brasil . Segundo o parlamentar, o medicamento teria se mostrado eficaz contra a doença e tenta a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial .
De acordo com Bolsonaro, o interesse dos israelenses no Brasil é para testar a eficácia do medicamento em um local “miscigenado, com amplo material genético”.
“O Brasil é um povo famoso por ser miscigenado, com material genético bem diversificado. As expectativas são altas, estamos aqui cumprindo essa agenda, mas tem outras laterais também, como operação tecnológica, áreas de telemedicina e agência espacial”, afirmou o deputado.
Uma comitiva brasileira foi formada para negociar os testes do medicamento no país. Comandado pelo ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo , o grupo desembarcou na capital israelense no sábado (06) . Araújo deve ser recebido pelo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu , na segunda-feira (08).
Criado há pouco mais de um mês por membros do Hospital Ichilov, em Tel Aviv, o spray foi testado em apenas 30 pacientes. Pesquisas apontam que 29 pessoas apresentaram melhorar nos sintomas da doença entre 3 e 5 dias, mas não há confirmações dos dados por autoridades científicas.
Você viu?
“O novo medicamento, chamado EXO-CD24, tem tido uma eficiência perto de 100% nos primeiros testes com relação ao combate à Covid-19, e a nossa expectativa é de que nós possamos aqui traçar acordos de cooperação para trazer para o Brasil a fase 3, a chamada fase de teste”, completou Eduardo Bolsonaro.
Combate a pandemia
Brasil e Israel tiveram atitudes diferentes durante o combate à pandemia de Covid-19. Enquanto o governo latino-americano renegava a doença e pedia a liberação do comércio, os israelenses aumentaram a oferta de compra de vacinas , criaram um planejamento para imunização em massa e cumpriram o isolamento rigorosamente. Com o agravamento no número de casos, Netanyahu determinou o lockdown no país.
Após meses de isolamento, o país está voltando gradualmente a sua normalidade. Bares, restaurantes e comércios voltaram ao funcionamento com capacidade reduzida, após a confirmação de imunização de 50% da população de Israel.
Além de atraso na vacinação, falta de acordo com farmacêuticas e escassez de doses , o Brasil enfrenta problemas em liberar leitos de UTI, com alguns estados apresentando lotação máxima nos hospitais . Governadores e prefeitos tomaram atitudes como lockdown e aumento de restrições para conter mais uma onda de contaminação da doença.
Contrário ao fechamento provisório do comércio, o presidente Jair Bolsonaro pediu na última semana a reconsideração das decisões dos governadores e solicitou a abertura do comércio. Bolsonaro ainda foi criticado por falar para o país “parar de mimimi” e dizer “chega de choradeira” quando se referiu aos aumentos de casos da Covid-19.
-
BRASIL E MUNDO4 dias atrás
Mulher ‘desaparece’ em frente às câmeras durante temporal no Ceará; assista
-
artigos5 dias atrás
Não é Covid, é dengue!
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Médico é espancado ao alertar pessoas sobre riscos de aglomeração
-
mato grosso6 dias atrás
Estado tem dezoito municípios com alto risco de contaminação pela Covid-19
-
mato grosso6 dias atrás
Mato Grosso descarta lockdown para conter Covid; confira as novas medidas
-
cultura6 dias atrás
Festival Cinemato prorroga inscrições para a categoria curta-metragem até 7 de março
-
BRASIL E MUNDO5 dias atrás
Liberação em 5 dias pela Anvisa de vacinas aprovadas em outros países é vetada por Bolsonaro
-
POLÍCIA6 dias atrás
Mãe e presa com padrasto por estupro contra os próprios filhos