POLÍTICA MT

Botelho viabiliza iluminação pública para Arena JS do Jardim Ikaray

Publicados

em


Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Moradores do Jardim Ikaray, de Várzea Grande, já podem aproveitar mais o campo de futebol Arena JS, que recebeu iluminação para promover atividades noturnas, graças ao trabalho do deputado Eduardo Botelho (União Brasil), que envidou esforços e articulou junto aos órgãos competentes o investimento.

“Temos feito muito pelo esporte. É importante porque quando a pessoa está jogando bola ou participando de campeonatos, não está mexendo com a bandidagem, não está nas ruas. Então, é isso que queremos, incentivar o esporte nas comunidades, nas escolas. É mais uma ação nossa nesse sentido”, afirmou Botelho.

A iluminação da Arena JS permitiu o encerramento da Copa dos Servidores JS, realizado no sábado (12), que contou com a participação de moradores do Jardim Ikaray e de bairros vizinhos.

E já se prepara para sediar o próximo evento, chamado de 2ª Copa Noturna, conforme explicou um dos organizadores do campeonato, Maycon Ferreira de Campos.

“É um privilégio ter uma iluminação dessa no campo da nossa Arena JS. Antes, era totalmente parado, sem as partidas porque não dava para jogar à noite. Agora, teremos mais animação e lazer para todas às famílias. O trabalho que o deputado vem fazendo para a nós está bom demais. O Jardim Ikaray agradece esse trabalho”, disse Maycon.

Da mesma forma, a líder comunitária do bairro vizinho Novo Horizonte, Cleusa Glória de Campos fez questão de prestigiar o evento. Moradora da região ha 30 anos, tem seis filhos e conhece bem a importância desse investimento, pois trabalha com movimento comunitário desde os 16 anos de idade.  

“Uma ação muito justa porque há muito tempo nós do bairro precisamos desse investimento, que vai beneficiar também moradores dos bairros circunvizinhos. O deputado Eduardo Botelho sempre trabalhou e está junto à comunidade. Aqui, antes, era um brejo. E o campo agora recebe a iluminação que ficou linda, bom para a comunidade e bom para o comércio”, disse dona Cleusa.

O comerciante Jonivaldo Santos também está otimista com as melhorias, inclusive, no aquecimento das vendas em seu estabelecimento de bebidas. “Vai melhorar para o nosso comércio e também para o bairro Ikaray”.

“É uma satisfação muito grande ver o campo iluminado. Muito bom para a segurança da comunidade, bom para nossas confraternizações”, reconheceu a moradora há 35 anos do Jardim Ikaray, Vânia Maria de Almeida Carvalho.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍTICA MT

Lei orçamentária exerce o controle externo sobre as finanças governamentais

Publicados

em

É a LOA quem exerce o controle externo sobre as finanças governamentais. Assim, o texto da lei, do ano seguinte, precisa ser aprovado em duas votações pelos deputados até a última sessão legislativa do ano

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A peça orçamentária que a autoriza o Poder Executivo a aplicar os recursos arrecadados na manutenção das atividades da administração pública, fazer investimentos e pagar os credores é a Lei Orçamentária Anual (LOA).  Essa lei funciona como um direcionamento para os gastos e despesas do governo, além de indicar o orçamento financeiro disponível para o ano seguinte.     

Além disso, ela demonstra a prioridade dos gastos e investimentos em áreas estratégicas para alcançar os resultados esperados pelo governo inclusos no PPA. O projeto de lei deve ser encaminhado, anualmente, pelo Executivo estadual até 30 de setembro para a discussão e votação na Assembleia Legislativa.   

Para aprová-la em plenário, os deputados precisam discutir a LOA, em pelo menos duas audiências públicas, com a presença do cidadão mato-grossense. Essa peça compreende o orçamento fiscal referente aos poderes do Estado, seus fundos, órgãos e entidades da administração pública direta e indireta.     

Ela precisa ser votada e aprovada pelo voto da maioria absoluta (13) dos deputados. É a LOA quem exerce o controle externo sobre as finanças governamentais. Assim, o texto da lei, do ano seguinte, precisa ser aprovado em duas votações pelos deputados até a última sessão legislativa do ano, normalmente antes do final do ano corrente.  

  Além disso, a LOA define o orçamento de investimento das empresas em que, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. A lei determina o orçamento de seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração pública direta ou indireta bem como os fundos instituídos e mantidos pelo poder público. 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana