POLÍTICA NACIONAL
Bolsonaro oficializa nomeação de Gilson Machado como novo ministro do Turismo


O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta quinta-feira (10) Gilson Machado como novo ministro do Turismo . A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) um dia após Marcelo Álvaro Antônio, titular da pasta até então, ser demitido do cargo .
No DOU, a saída do deputado federal mineiro do Ministério do Turismo aparece a pedido. O Diário Oficial também traz a nomeação de Carlos Alberto Gomes de Brito para o cargo de diretor-presidente da Embratur. Ele era diretor de Gestão Corporativa da agência de promoção do turismo.
Álvaro Antônio foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro no início da tarde desta de ontem. Na terça-feira, o deputado mineiro usou um grupo de WhatsApp que reúne todos os ministros do governo federal para atacar o chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, responsável pela articulação política do Planalto.
Empresário e sanfoneiro
Aliado próximo a Bolsonaro já na pré-campanha ao Palácio do Planalto, Gilson Machado ficou conhecido por aparecer ao lado do presidente tocando sanfona nas lives que ocorrem às quintas-feiras. Desde o início do governo, Machado já apareceu em 13 delas.
Dono de uma pousada em São Miguel dos Milagres, no litoral de Alagoas, o pernambucano começou seu trabalho em Brasília, em janeiro do ano passado, em um cargo de segundo escalão. Coube a ele, no início do governo, assumir a Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, chefiado por Ricardo Salles.
Quase seis meses depois, ele foi nomeado para presidir o então Instituto Brasileiro de Turismo, transformado no fim do ano na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. No comando da Embratur , ele ganhou mais destaque no entorno do presidente, passando a dispor de um status semelhante no setor ao do então ministro Marcelo Álvaro Antônio.
Amigo de Bolsonaro, Machado costuma frequentar o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente. Foi lá que ele protagonizou, em junho, uma cena que acabou virando piada involuntária, ao ser convocado para tocar e cantar “Ave Maria” na sanfona, sentado atrás de Bolsonaro , em homenagem às vítimas do coronavírus no Brasil.

POLÍTICA NACIONAL
“Vou tomar por último, tem muita gente apavorada”, diz Bolsonaro sobre vacina


Na sexta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que não pretende tomar a vacina da Covid-19 agora. Em conversa com apoiadores que o esperavam em frente ao Palácio da Alvorada, o presidente justificou que a decisão é pelo fato de ter “muita gente apavorada” esperando pela vacina.
“O que acontece, tem muita gente apavorada aí aguardando a vacina, então deixa as pessoas tomarem na minha frente. Vou tomar por último. Eu acho que essa é uma atitude louvável. Porque tem gente que não sai de casa, está apavorado dentro de casa”, disse Bolsonaro. O presidente chegou a se queixar que a imprensa teria criticado a sua decisão de se vacinar por último. “Em vez da imprensa me elogiar, me critica”, afirmou.
Bolsonaro está apto a receber a vacina no Distrito Federal desde o dia 3 de abril. Antes, ele explicava que não ia se vacinar porque já teria contraído o vírus em julho do ano passado.
De acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa da quinta-feira (15), 25.460.098 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19. O número representa 12,02% da população brasileira. A segunda dose já foi aplicada em 8.558.567 pessoas (4,04% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal.
-
brasnorte2 dias atrás
Proprietária toma posse de imóvel rural de R$1 bilhão, após 20 anos
-
turismo7 dias atrás
Turismo criativo: roteiro focado no aprendizado sobre os destinos e mão na massa
-
BRASIL E MUNDO4 dias atrás
Vídeo com OVNI em forma de pirâmide é verdadeiro, confirma Pentágono; assista
-
cultura6 dias atrás
História de vida da mestre quilombola Justina Ferreira é retratada em documentário
-
Saúde5 dias atrás
Agente de saúde reconhece oportunidade de voltar a estudar com capacitação oferecida pela ALMT
-
BRASIL E MUNDO4 dias atrás
Pescadores fogem de ‘mega-tsunami’ na Groenlândia; veja o vídeo
-
mato grosso4 dias atrás
Mauro propõe isenção de IPVA a motos populares, motoristas de aplicativos e frota de setores atingidos pela pandemia
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Caso Henry Borel: Babá do menino diz que tem sofrido ataques e que está com medo