economia
Bolsonaro fala em acionar Justiça contra Petrobras por combustíveis


O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (12) que irá recorrer à Justiça para tentar reduzir os preços dos combustíveis pela Petrobras. A alta nos preços do diesel e da gasolina é uma das maiores preocupações política do governo neste momento. Teme-se que a inflação elevada prejudique a popularidade do presidente neste ano eleitoral.
Bolsonaro, no entanto, não detalhou como seria esse processo e nem quais argumentos seriam usados na ação. A Petrobras reajustou em 8,87% o preço médio de venda do diesel no começo desta semana.
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“Esperamos aqui redução de preço. Vamos ter que recorrer à Justiça. Sabemos que quando eu recorro é quase impossível eu ganhar, isso quando se coloca em votação”, afirmou Bolsonaro na live semanal, em algo que pode ser entendida como uma crítica indireta á Justiça ou ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Bolsonaro afirmou que “está fazendo o possível” para fazer a Petrobras “entender qual é o seu papel social”. Ele comentou sobre a demissão do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e disse que espera “fazer mudanças de pessoas” para buscar a redução do preço.
“Estamos fazendo o possível, sem interferência, para fazer a Petrobras entender qual é o seu papel. Entender como? Fazendo mudanças. Como nós fizemos aqui no Ministério de Minas e Energia”, disse, completando: “A gente espera fazer mudanças de pessoas, a gente pode fazer, buscar melhorar, diminuir o preço do combustível no Brasil.”
Bolsonaro reafirmou que a saída de Bento Albuquerque foi a pedido e cita um problema na Petrobras que fez com que o ex-ministro assinasse a demissão.
“Uma pessoa excepcional, fez um trabalho muito bom em várias outras áreas, mas tínhamos um problema na Petrobras e ele resolveu assinar a sua saída do Ministério de Minas e Energia.”
O presidente, no entanto, não citou o novo ministro, Adolfo Sachsida.
Bolsonaro já havia recorrido à Justiça sobre combustíveis. Seu governo consultou o TSE sobre a legalidade de reduzir impostos sobre combustíveis em ano eleitoral, mas a corte não analisou o caso. O presidente também ameaçou processar os governadores contra o ICMS dos combustíveis em fevereiro, mas não levou o caso adiante.
Por outro lado, ele já fez diversas de mudanças em sua equipe do setor. O atual presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, é o terceiro a assumir a estatal no governo Bolsonaro. Seus antecessor, Joaquim Silva e Luna, foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro após impasse com o aumento dos combustíveis.
A indicação de José Mauro ao comando da Petrobras ocorreu dois dias após a desistência de Adriano Pires, que era o indicado para o posto, em razão de conflito de interesses.
Para o posto de presidente do conselho, foi eleito Márcio Andrade Weber. Ele foi indicado pela União após Rodolfo Landim, presidente do Clube de Regatas do Flamengo, ter recusado o convite, após ter a indicação que também não passaria pelo controle da companhia, novamente por conflito de interesses.

economia
O que esperar do 5G no varejo? Tecnologia promete revolucionar o setor


Sinônimo de inovação, a chegada do 5G ao Brasil promete revolucionar o varejo e as relações sociais. Já disponível em Brasília, Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo, a expectativa é que a tecnologia esteja em todas as capitais brasileiras até o final deste ano. Mais do que velocidade de navegação, o 5G promete transformar as experiências de compra, que serão mais completas, diferenciadas e eficientes.
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Segundo o relatório da EMIS, plataforma digital do Grupo ISI Emerging Markets, estima-se um aumento de 3,8% nas vendas do varejo brasileiro em 2022. Esta perspectiva já é realidade para a China, que além de liderar a corrida de implantação do 5G, aumentou 4,9% das suas vendas em outubro de 2021.
“Realidade virtual, lives commerce , metaverso e muitas outras tecnologias serão facilitadas com o 5G. É a hora dos executivos se atentarem às tendências e possibilidades que dão match com o seu público-alvo. Por isso, traçar caminhos estratégicos e inovadores para cada negócio é crucial neste momento, afinal o 5G traz benefícios para todos”, afirma Jefferson Araújo, CEO da Showkase, plataforma de vendas online.
Há quem diga que o 5G mudará o jeito de se fazer varejo no Brasil. Ampliar o uso da inteligência artificial (IA) e da internet das coisas (IoT), isto é, dos produtos interconectados também está no radar. Com isso, o consumidor que está cada vez mais exigente e imediatista, além de uma experiência de compra mais completa, poderá ter um consumo ainda mais eficiente. Por outro lado, os varejistas terão novas oportunidades e facilidades, inclusive em etapas burocráticas como o pagamento.
Mas, afinal, o que esperar da tecnologia 5G? O executivo listou abaixo três avanços significativos para o varejo brasileiro:
Fidelidade à marca
Inovação, qualidade e agilidade são premissas para o 5G. A tecnologia possibilitará que o atendimento automatizado ganhe ainda mais espaço no dia a dia do cliente. A partir da implementação de soluções como IoT e IA, será possível coletar dados dos usuários, identificar demandas e proporcionar experiências personalizadas.
“O 5G possibilita uma coleta mais veloz e em maior volume, capaz de otimizar a experiência do cliente durante toda sua jornada de compra. Mapear hábitos e padrão de consumo é essencial para uma experiência mais assertiva. Estes dados são valiosos para mais do que ampliar os lucros da empresa, aumentar a fidelidade à marca”, explica Araújo.
Automatização dos processos
Com a chegada do 5G, o machine learning – ramo da inteligência artificial (IA) que reconhece padrões ou a capacidade de aprender continuamente ou fazer previsões com base em dados – também se beneficia e, consequentemente, traz avanços significativos para o varejo.
A tecnologia, além de apoiar estratégias de segurança, automatiza pagamentos e aprimora a performance nas operações, a exemplo da gestão dos funcionários, estoque e logística. “Os clientes terão os prazos de entrega mais atualizados e rastreados em tempo real. Embora esta tecnologia já exista, nem sempre há um funcionamento sem atrasos. Em resumo, o 5G traz maior estabilidade e velocidade aos processos que já existem”, destaca o executivo.
Presença digital e omnichannel
O comércio eletrônico registou um crescimento significativo nos últimos meses: 12,59% no primeiro trimestre de 2022, aponta índice do MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital.
De acordo com Jefferson Araújo, diante desse boom do e-commerce, os empresários precisam estar cada vez mais atentos às estratégias multicanais disponíveis para o varejo. O 5G promete acelerar as soluções em omnichannel , possibilitando assim que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e ofereça uma experiência personalizada para o cliente. “Hoje, o omnichannel é o caminho mais promissor para os resultados do varejo”, complementa o CEO.
Fonte: IG ECONOMIA
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