POLÍTICA NACIONAL
Bolsonaro entrega títulos de propriedade de terra no Maranhão

O presidente Jair Bolsonaro participou hoje (11) da cerimônia de entrega de títulos de propriedade de terras em Alcântara, no Maranhão. O evento aconteceu no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), instalação da Força Aérea Brasileira de lançamento de foguetes científico-tecnológicos.
De acordo com o presidente, a emissão desses títulos está pendente desde a década de 1980, quando as famílias foram remanejadas do seu local de origem para agrovilas no município, para construção do CLA. Para a implantação do projeto do centro, foi desapropriada uma área de segurança de mais de 62 mil hectares.
Na ocasião, uma fazenda foi adquirida e incorporada ao patrimônio da União e cada família recebeu uma gleba rural de 15 hectares e um lote urbano com uma residência. Hoje, 125 famílias foram beneficiadas com a regularização das propriedades, promovida pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do Ministério da Economia, em conjunto com o Comando da Aeronáutica.
“Sei das dificuldades das cidades pequenas e nós devemos ajudar os seus moradores. E essa é uma forma de dar dignidade ao homem do campo”, disse Bolsonaro em seu discurso. “Não existe preço por estar em suas mãos um título de propriedade, para dizer que é seu, ‘eu posso investir, posso buscar recursos, posso fazer financiamentos e melhorar aquilo que, agora, é meu'”, acrescentou o presidente.
Alcântara fica na Região Metropolitana de São Luís, com população estimada em 22,1 mil habitantes.
Edição: Fernando Fraga

POLÍTICA NACIONAL
Jorge Kajuru se filia ao Podemos

Foi formalizada nesta quinta-feira (15) a filiação do senador Jorge Kajuru (GO) ao partido Podemos. Ele disse que sai do Cidadania de maneira “respeitosa”. O partido pediu sua desfiliação após o episódio da conversa mantida pelo senador com o presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a CPI da Pandemia. Kajuru gravou a conversa e a divulgou pelas redes sociais no último sábado (10). O Podemos é o quinto partido político do parlamentar desde 2014, quando começou sua carreira política.
— Assim foi com o PSB, com uma saída respeitosa, porque não concordavam mais, nem a parte de lá nem a parte de cá, com algumas posições. Todavia, a relação com os senadores continuou a mesma, respeitosa e de amizade — disse.
Ele foi eleito senador em 2018 pelo Partido Republicano Progressista (PRP). Em seguida, migrou para o Partido Socialista Brasileiro (PSB), esteve no Patriota, e, por último, foi filiado ao Cidadania. Ao ingressar no Podemos, Kajuru declarou que “sempre soube entrar e sair das coligações de forma respeitosa”.
No mesmo dia em ficou sem partido, disse Kajuru, foi convidado para integrar o Podemos, partido que considera ser “regido pela ética” e onde tem várias amizades.
— Jorge Kajuru, Podemos: podemos tudo, podemos mais, com responsabilidade, com patriotismo e, principalmente, com honradez — finalizou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
-
artigos6 dias atrás
O novo anormal
-
turismo5 dias atrás
Turismo criativo: roteiro focado no aprendizado sobre os destinos e mão na massa
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
“Quadro geral mantém otimismo”, diz boletim médico de Paulo Gustavo
-
artigos6 dias atrás
100 dias de trabalho, trabalho e muito trabalho
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Falsa enfermeira teria reutilizado seringa de soropositivo em empresários
-
Saúde6 dias atrás
Reinfecção por coronavírus pode ter sintomas mais fortes, diz pesquisa
-
Rondonópolis5 dias atrás
Empresa apresenta equipe técnica e Governo autoriza abertura de mais 20 UTIs
-
cultura6 dias atrás
Coletivo reúne ativistas, artistas e pensadores para debater pautas LGBTQI+