diamantino

Bebês recebem vacinas contra hepatite e tuberculose na maternidade em Diamantino

Publicados

em


Tão logo experimentam a vida fora do ventre materno, os bebês já tem uma série de vacinas e exames a serem realizados ainda nos primeiros dias de vida até os cinco anos de idade. Duas delas são as vacinas contra a tuberculose e contra a hepatite tibo “B”, que até a última semana eram administradas apenas nos ESF mais próximos a residência da família.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Marinêze Araújo Meire, a medida foi tomada para evitar o deslocamento das famílias às unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) reduzindo o risco de contágio das mães e dos bebês com diversos tipos de vírus, incluindo o Covid-19.

“A criança quando nasce não tem seu sistema imunológico completamente formado, ficando suscetível a desenvolver doenças, e com a pandemia os pais deixaram de leva-los as Estratégias de Saúde da Família para a imunização, o que reduziu drasticamente a nossa cobertura de vacinação”, aponta a secretária.

“Embora possa ser aplicada a qualquer momento da vida, tomamos como medida profilática a imunização ainda na maternidade, nos primeiros dias de vida. Destacamos um profissional que diariamente visita a unidade com os imunizantes, conforme demanda diária”, conclui Marinêze Meire.

A BCG é uma vacina obtida a partir da bactéria viva atenuada e protege contra as formas graves da tuberculose. Ela é dada em dose única através de uma injeção. Já a vacina contra a Hepatite B é produzida de componentes do vírus da hepatite B para proteger contra essa doença. Ela também é dada através de uma injeção.

Comentários Facebook
Propaganda

diamantino

Policias civis e militares recebem 1ª dose da vacina contra Covid-19 em Diamantino

Publicados

em


A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, deu início a campanha de vacinação contra a Covid-19 nos agentes de segurança pública. Inicialmente foram imunizados 20 policiais civis e militares.

Os policiais receberam a primeira dose da vacina CoronaVac nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (14.04) na Estratégia de Saúde da Família (ESF Central) e terão de retornar para a aplicação da dose de reforço no prazo de 15 dias.

Em razão da não instrução até o momento da imunização dos agentes policiais pela Secretaria de Estado de Saúde (SES MT), os agentes que receberam a primeira dose da vacina produzida pela farmacêutica Sinovac foram escolhidos durante reunião realizada na terça-feira (13.04) entre o comandante da 9ª CIA Independente de Polícia Militar, o major PM Arides, os investigadores de policia judiciária civil, Cleberson e Gilson Silva, a secretaria municipal de saúde, Marinêze de Araújo Meira e o prefeito municipal Manoel Loureiro Neto (MDB).

Cronograma

A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, informa ainda que na próxima sexta-feira (16.04), em todas às unidades básicas de saúde durante o período matutino, os idosos com 69 anos de idade também receberão a primeira dose da vacina, sendo para os idosos com idade igual ou superior a 70 anos serão aplicadas a segunda dose do imunizante.

Já na próxima terça-feira (20.04), serão imunizados com a segunda dose da vacina da AstraZeneca, os profissionais da área da saúde.

 Transparência

Você sabia que qualquer pessoa pode ter acesso ao plano de vacinação de Diamantino acessando o Portal de Transparência da Prefeitura Municipal?

Basta acessar o site www.diamantino.mt.gov.br e clicar no banner central localizado no topo do site com a inscrição “VACINÔMETRO”, lá você pode obter informações como total de doses recebidas pelo município, primeira e segundas doses aplicadas e a faixa etária contemplada.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana