caceres
Batalhão Ambiental participa de resgate de onça-pintada em Cáceres

Policiais militares do Batalhão Ambiental, juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Juizado Volante Ambiental (Juvam) e da Organização Não-Governamental (ONG) Nex No Extinction, realizaram o resgate de uma onça-pintada na tarde desta quarta-feira (02.02), em uma fazenda de Cáceres. O animal receberá tratamento antes de ser reinserido na natureza.
O apoio integrado foi registrado por volta de 17h, após os donos da fazenda realizarem o pedido de resgate aos órgãos competentes. Segundo os proprietários, a onça, chamada de “Marruá”, era criada por eles desde filhote, quando apareceu no local sozinha. A suspeita é de que o animal teria perdido os pais durante os incêndios do Pantanal.
Diante das circunstâncias do crescimento da onça, após ela virar adulta e começar a oferecer perigo na região e para si própria, os proprietários solicitaram que o animal fosse resgatado para voltar à natureza. No local, a equipe do Batalhão Ambiental realizou apoio aos demais órgãos, auxiliando na captura e no procedimento de transporte do animal.
A onça “Marruá” será levada para a ONG Nex No Extinction, que é sediada no Estado de Goiás, e receberá tratamento especial para que ela possa ser reinserida em seu habitat natural.

caceres
Projeto de intercâmbio Alemanha e Brasil é retomado pós pandemia

Por João Arruda | Cáceres
Após dois anos suspenso o “Projeto Gonçalinho”, por restrições impostas pelo Covid- 19, intercâmbio entre jovens alemães e moradores de Cáceres. a 210 quilômetros a Oeste de Cuiabá, foi retomado nesta semana, no município pantaneiro.
A delegação germânica é composta por 12 membros, sendo três professores e nove estudantes alemães basicamente da cidade de Baden, Wünttember, situada no sudoeste germânico, apontada como um dos principais pólos da indústria europeia.
O projeto Gonçalinho é coordenado pela professora Katja Polnik, foi criado em 1999 com ações nos bairros periféricos da cidade, prevê cooperação em diversas áreas como esporte, cultural, criação de aves, ainda cultivo de hortas urbanas voltadas para o consumo das famílias, sendo também distribuído nas escolas públicas e outras entidades.
Os alemães fizeram um longo percurso até aterrissagem na cidade mato-grossense de Cáceres, localizada na fronteira com a Bolívia, ao todo foram 9.744 km, com mais seis horas de fuso horário a menor em relação a capital de Baden- Wettemberg, desde a Capital da Mercedes até Cáceres, numa jornada cansativa a qual Katja já percorre por mais de 23 anos, desde que aportou aqui com o apoio do Centro dos Direitos Humanos Dom Máximo Biennes, ao final da década de 1990.
A época Katja obteve a cooperação da professora Leila Jacob Bisinoto, e ainda dos professores Lourivaldo Abich, Carlos Alberto Reyes Maldonado e Dimas Santana, Abich e Reyes já faleceram.
Os intercâmbistas germanos tiveram dois dias para se recompor da viagem e, ainda duas tarefas difíceis, a primeira o idioma e a segunda, não menos fácil o calor que beira 45 graus centígrados na cidade que é considerada umas das mais quentes do Brasil. Os alemães como diriam os pantaneiros estão “suando prá Catiça “.
Nesta terça feira (27), os estrangeiros realizaram um City Tour, na área do Centro Histórico, visitando principalmente o Marco do Tratado de Madri de 1750, e de lá dirigiram até a quituteira dona Regina Maria, no Bairro Quebra Pau, responsável pela confecção de bolos de arroz uma iguaria muito apreciada em todos os municípios pantaneiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Os jovens alemães também visitaram a sede da Colônia dos Pescadores, onde ouviram da categoria a preocupação com obras e projetos para a retomada da navegação no Rio Paraguai em larga escala.
De acordo com pescador João Furtado a navegação para exportação de grãos- pode- na avaliação dele alterar o ciclo reprodutivo dos cardumes além de afugentá-los, tornando a cada dia a pesca mais escassa.
O professor William Marques que atua no município de Nova Mutum (Médio Norte de MT), acompanha as ações desenvolvidas no projeto Gonçalinho, destacou a importância desse intercâmbio, apontando os avanços e ainda o fascínio dos europeus pelo imenso potencial turístico que possa futuramente render ao município e ao estado. Marques que é agrônomo por formação atua também em consultoria ambiental e Turismo.
Nesta quarta feira, pela manhã, os visitantes tomam parte de uma palestra no Auditório do Colégio da Imaculada Conceição- Chamado de Irmãs Azuis-, área central da cidade.
-
METEOROLOGIA3 dias atrás
Tire os casacos do guarda-roupas e se prepare, vem aí mais uma frente fria
-
HOMOFOBIA6 dias atrás
Palhaço de rodeio diz que “a maior tristeza é ter um filho viado e não poder matar” e causa revolta na internet; veja o vídeo
-
cultura6 dias atrás
Sesc celebra Dia dos Pais com samba, gincanas e roda de conversa
-
cultura5 dias atrás
Artesanato do Centro-Oeste compõe exposição no Rio; rede de Mato Grosso faz sucesso
-
SUA SAÚDE AQUI7 dias atrás
Frio abaixo de 14 graus aumenta ocorrência de infarto e AVC. Saiba se proteger
-
artigos6 dias atrás
Fraturas em crianças
-
POLÍCIA3 dias atrás
Homem é assassinado com vários tiros perto de bar
-
POLÍCIA5 dias atrás
Jovem é assassinado no interior de Mato Grosso com três tiros na cabeça