POLÍCIA
Banda composta por jovens indígenas atua com ações preventivas e busca profissionalização musical

Assessoria | Polícia Civil-MT
![]() |
O projeto musical desenvolvido pela Delegacia Regional de Barra do Garças participou no último fim de semana de uma apresentação durante a cerimônia de entrega de Mérito Indigenista, realizada em Brasília , pela Fundação Nacional do Índio (Funai).
A “Banda da PJC” de Barra do Garças é composta por jovens da etnia Xavante do Vale do Araguaia e músicos veteranos e é regida pelos maestros, o escrivão Marcilon Pereira e regente Simeão.
![]() |
Na ocasião, os integrantes executaram o Hino Nacional Brasileiro e outras músicas ensaiadas pela banda na cerimônia que contou com a participação do presidente da República, do presidente da Funai e demais autoridades homenageadas.
Conforme o delegado regional de Barra do Garças,Wilyney Santana Borges, o projeto, coordenado pelo delegado Adriano Alencar, tem como objetivo incentivar os jovens à profissionalização musical e atuar na prevenção ao álcool e drogas.
![]() |
“Foram feitas algumas apresentações em Barra do Garças, inclusive no evento onde a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, esteve presente e lhe foram apresentados os projetos”, informou o delegado regional.
Após a apresentação em Barra do Garças, surgiu o convite por meio do coordenador da Funai para a participação do evento em Brasília.
![]() |
O delegado regional disse ainda que vários convites surgiram para apresentações da banda, que mostra o trabalho social desenvolvido pela Polícia Civil na região de Barra do Garças, com ações repressivas e preventivas baseadas na filosofia de Polícia Comunitária.

POLÍCIA
Polícia Civil cumpre prisão contra autor de roubo de celulares em Nova Mutum

Um jovem investigado pela prática de roubo a uma loja de aparelhos celulares em Nova Mutum (264 km ao norte de Cuiabá), foi preso pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (27.06), em ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf).
O suspeito de 19 anos teve a prisão preventiva expedida pela 3ª Vara Criminal da Comarca local, após ser identificado nas diligências da Derf para apurar o crime, ocorrido em um estabelecimento comercial, no dia 9 de junho.
Diante do mandado em aberto, os policiais civis localizaram o procurado em uma residência no bairro Residencial Santa Terezinha.
Em cumprimento a ordem judicial, ele foi conduzido pelos investigadores para a Derf de Nova Mutum. Após as providências cabíveis, o preso foi colocado à disposição do Poder Judiciário.
-
artigos4 dias atrás
Caminhos para a prosperidade
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias atrás
Ao ser preso pela PF, pastor afirmou que iria ‘destruir todo mundo’
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Menino de 5 anos morre ao ser deixado pela mãe no carro em dia de 38ºC
-
mato grosso5 dias atrás
Politec identifica uma das vítima fatais de acidente entre caminhões
-
temperaturas6 dias atrás
Inverno começou e promete ser seco e gelado em Mato Grosso
-
mato grosso6 dias atrás
Morre o jornalista Eraldo Lima
-
POLÍCIA5 dias atrás
Polícia prende servidor que utilizava do cargo para abusar sexualmente de menores carentes
-
SUA SAÚDE AQUI6 dias atrás
Atenção: ELA mata em até 5 anos