cultura

Baixada Cuiabana pelo olhar infantil é tema de livro escrito por autora mirim

Publicados

em

Escritora Maria Helena Bressan de Souza | Foto: Idineia Bressan

Por Naine Terena 

A jovem escritora Maria Helena Bressan de Souza (10 anos) residente no município de Chapada dos Guimarães, está preparando a sua primeira obra – Um mundo de Aventuras, que conta uma série de pequenas histórias inspiradas no cotidiano, descobertas, transformações e aventuras pelo território mato-grossense. Além do texto Maria Helena também está preparando uma série de ilustrações que deverão compor a obra. Voltado ao público infanto-juvenil, a ideia é que de forma simples e cativante esses leitores reconheçam o território em que vivem reconhecendo  a beleza de cada localidade.

Maria Helena é aluna do Centro Educacional Sebastião Albernaz – CESA em Chapada dos Guimarães e a obra foi selecionada através do Projeto “Histórias para não dormir”, pelo  Edital de Seleção Pública Nº 05/2020/Secel/MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Laser de Mato Grosso. A previsão é que tenha uma tiragem de 1.000 exemplares com distribuição gratuita. Cuiabana, Maria Helena tem um  olhar atento e encantador às coisas do seu cotidiano, o que tem grande influência das vivências familiares e educativas. “A escola contribuiu de forma significativa na sensibilização à cultura com a importância da literatura e das diversas expressões artísticas”, explicam os pais de Maria Helena, Alessandro Flaviano de Souza e Idineia Bressan.

Ela relembra que nos eventos do CESA, a autora já atuou em diversas peças infantis e espetáculos musicais com destaque ao protagonizar a Menina Bonita do Laço de Fita da Obra de Ana Maria Machado e Danças tradicionais como Siriri com coordenação da Professora Marcieli Melo. Este seria um bom exemplo de como a educação formal quando agrega os elementos da cultura local e das diversidades em suas atividades, promove o estímulo à criatividade e a construção de consciência e olhar crítico à sociedade.

O período da pandemia, foi uma oportunidade de dar vida à histórias, retratando suas memórias através de desenhos a mão livre e pintando, algo que também tem grande influência pela exuberância das paisagens de Chapada dos Guimarães.   Apesar das limitações de acesso à internet em detrimento da idade, Maria Helena  é uma criadora inveterada de vídeos para TikTok com ênfase em animações inspirados em gacha.

O nome do livro é uma escolha da própria autora, que já iniciou visitas em locais como Comunidade São Gonçalo Beira Rio, Passagem da Conceição, Museu da caixa d’água, Porto, Comunidade Rio da Casca, Lagoinha de Baixo, Água Fria, Cachoeira do Pingador que serão apresentados na obra, que será editada pela Editora Sustentável, sediada em Cuiabá. A Editora já tem em suas produções outra autoria mirim, e seu responsável destaca a importância em incentivar cada vez mais esse grupo à se expressar através da escrita para manter um diálogo com o público infanto-juvenil e também com os adultos, que precisam estar em constante conexão com o pensamentos dos mais jovens.

Comentários Facebook
Propaganda

cultura

Coletivo literário Maria Taquara realiza oficinas online gratuitas

Publicados

em

O coletivo literário de autoras mato-grossenses Maria Taquara realiza, de abril a junho, uma série de oficinas online de escrita criativa nas mais variadas linguagens: poesia, poesia visual, slam, prosa, crônica, conto, narrativas curtas, entre outras. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Os interessados, com ou sem experiência na criação de textos literários, podem se inscrever pelo WhatsApp (65) 98139-0607.

As oficinas fazem parte do projeto “Oficina de criação coletiva literária Maria Taquara – O despertar da palavra”, contemplado no Edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-grossense, realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

A ação conta com grandes nomes da literatura regional, autoras premiadas e com obras consagradas como Divanize Carbonieri, finalista do Prêmio Jabuti, e destaques da nova geração, como a multiartista Pacha Ana. O projeto conta ainda com Marithê Azevedo, Lígia da Silva Viana, Estela Ceregatti, Jade Rainho, Juçara Naccioli, Paty Wolff, Lívia Bertges, Anna Maria Moura, e Neide Silva. A coordenação é de Mari Gemma De La Cruz e Marli Walker.

O Coletivo Literário Maria Taquara – Mulherio das Letras MT, criado em novembro de 2018, tem como objetivo fomentar a participação da mulher na literatura e na arte, e defender a necessidade de políticas públicas para o fomento da leitura, da literatura e das bibliotecas nos diversos níveis governamentais. Atualmente é composto por 26 autoras.

O Edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-grossense contemplou 30 projetos, sendo 17 obras de literatura, nas categorias poesia, prosa, juvenil, infantil e revelação, e mais 13 projetos de fomento à leitura nas categorias de contador de história, mediador de leitura, formação de mediadores e oficina literária.

Oficinas

17.04 (sábado), 9h às 16h – O movimento do Slam e a poesia contemporânea no Brasil, por Pacha Ana e Lígia Viana

17.04 (sábado), 14h às 16h – Princípios da narrativa curta, por Divanize Carbonieri

21 e 28.04 (quarta-feira), 19h às 21h – Poesia & Canção: a composição da palavra na música, por Estela Ceregatti e Jade Rainho

01 e 08.05 (sábado), 09h às 11h – A arte como espaço e dispositivo da expressão da linguagem e pensamento do sujeito, por Neide Silva

01 e 08.05 (sábado), 14h às 16h – Narrativas de si para multiplataformas, por Marithê Azevedo

15 e 22.05 (sábado), 09h às 11h – Poesia: palavra mágica, por Jade Rainho

15 e 22.05 (sábado), 14h às 16h – Poéticas do cotidiano em contos curtos, por Paty Wolff

29.05 e 05.06 (sábado), 09h às 11h – Poesia visual: imagem e texto do impresso ao digital, por Lívia Bertges

29.05 e 05.06 (sábado), 14h às 16h – Narrativas urbanas contra o medo, por Ananás

19 e 26.06 (sábado), 14h às 16h – Poesia marginal no século XXI, por Juçara Naccioli

Inscrições pelo WhatsApp (65) 98139-0607

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana