cultura

Baixada Cuiabana pelo olhar infantil é tema de livro escrito por autora mirim

Publicados

em

Residente em Chapada dos Guimarães e aluna do Centro Educacional Sebastião Albernaz (CESA), a escritora Maria Helena Bressan de Souza, de apenas 10 anos, está preparando a sua primeira obra literária. ‘Um mundo de Aventuras’ conta uma série de pequenas histórias inspiradas no cotidiano, descobertas, transformações e aventuras pelo território mato-grossense.

Voltada ao público infanto-juvenil, a ideia é que de forma simples e cativante esses leitores reconheçam o território em que vivem reconhecendo  a beleza de cada localidade. Uma série de ilustrações da jovem escritora irão compor a produção literária. A previsão é que tenha uma tiragem de mil exemplares com distribuição gratuita.

Maria Helena tem um  olhar atento e encantador às coisas do seu cotidiano, o que tem grande influência das vivências familiares e educativas.

“A escola contribuiu de forma significativa na sensibilização à cultura com a importância da literatura e das diversas expressões artísticas”, explicam os pais de Maria Helena, Alessandro Flaviano de Souza e Idineia Bressan.

A mãe relembra que nos eventos do CESA, Maria Helena  atuou em peças infantis e espetáculos musicais com destaque ao protagonizar a Menina Bonita do Laço de Fita da Obra de Ana Maria Machado e danças tradicionais da região, como Siriri.

“Este seria um bom exemplo de como a educação formal quando agrega os elementos da cultura local e das diversidades em suas atividades, promove o estímulo à criatividade e a construção de consciência e olhar crítico à sociedade”, destaca Idineia.

O período da pandemia foi uma oportunidade de dar vida às histórias, retratando suas memórias através de desenhos à mão livre e pintando, algo que também tem grande influência pela exuberância das paisagens de Chapada dos Guimarães.

O nome do livro é uma escolha da própria autora, que já iniciou visitas em locais apresentados na obra, como Comunidade São Gonçalo Beira Rio, Passagem da Conceição, Museu da caixa d’água, Porto, Comunidade Rio da Casca, Lagoinha de Baixo, Água Fria e Cachoeira do Pingador.

Com edição da Editora Sustentável, sediada em Cuiabá, o livro foi viabilizado ao ter sido contemplado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

cultura

LabCom Satélite 3 traz novas perspectivas pessoais e profissionais a jovens da periferia de Primavera do Leste

Publicados

em

A dificuldade de acesso ao ensino superior, a falta de perspectivas profissionais e o preconceito por viver na periferia da cidade fazem parte da realidade enfrentada por muitos jovens por todo o país. Em Primavera do Leste, município a 240 km de Cuiabá, esses desafios integraram a formação oferecida pelo Laboratório de Comunicação e Cultura (LabCom) Satélite 3 e trouxe novas perspectivas pessoais e profissionais a 20 jovens atendidos pelo projeto.

Selecionado no edital Conexão Cultura Jovem da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o projeto ofertou cursos profissionalizantes na área de comunicação que usaram a realidade dos participantes para traçar caminhos de mudança por meio do protagonismo juvenil. Além do aprendizado, os jovens receberam bolsa de auxílio financeiro mensal de R$ 400.

As atividades ocorreram durante quatro meses na comunidade formada pelos bairros Primavera e Residencial Padre Onesto Costa, na região conhecida por Cidade Satélite Primavera 3 e que referencia o nome do LabCom. A capacitação envolveu conteúdos na área de comunicação e cultura, com cursos de design gráfico, produção de campanha, produção de conteúdo, edição e captação de vídeo.

“O Satélite 3 buscou valorizar e dar subsídios para que esses jovens possam ir além do ensino médio, aumentando o índice de jovens no ensino superior moradores dessa região, colocando-os como produtores de informação, em condições de dominar os equipamentos de mídia e comunicação, sentindo-se capazes de atingir as pessoas, e principalmente, aprendendo profissões que valorizem sua criatividade ao mesmo tempo que impacta a sua existência e de seus familiares”, pontua Edilene Rodriguez, uma das coordenadoras do projeto.

De acordo com Edilene, seis dos 20 alunos já estão no mercado de trabalho e o LabCom está providenciando o encaminhamento dos demais para empresas do município. “Estamos ainda visando a possibilidade de continuação desse projeto por outras vias, afinal são vários frutos que foram colhidos e pretendemos atingir outros bairros em situação de vulnerabilidade social de Primavera do Leste”.

Para o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, que participou nesta semana da formatura com entrega de certificados, o projeto Satélite 3 garante oportunidades para os jovens irem mais longe.

“Esses jovens não pararão por aqui, pois satélite é este instrumento que conecta, e o sinal de vocês e o brilho dessa existência vão chegar muito longe. Saímos daqui com as certezas renovadas que a cultura é revolucionária e pode transformar um povo, e a vida de tanta gente!”

Materiais desenvolvidos no Satélite 3

O conhecimento adquirido no Conexão Satélite 3 foi exercitado e aplicado em campanhas publicitárias para incentivar o ensino superior e valorizar a história a região de moradia dos participantes.

Com elaboração e divulgação de diversas peças, que incluíram vídeos, outdoors, flyers e artes de redes sociais, os jovens falaram sobre o acesso à universidade e sobre o desenvolvimento dos bairros sob a ótica da própria comunidade, ajudando a reduzir o preconceito em relação à região e a fortalecer o orgulho de seus moradores.

O projeto ainda contou um site que apresenta as artes, campanhas e vídeos produzidos e matérias informativas sobre as atividades que foram elaboradas pelos próprios alunos. Na página também é possível conhecer os jovens participantes do projeto, a maioria mulheres e negros. Acesse aqui.

Confira também alguns vídeos das campanhas:  

Vídeo 1: Eu sou Primavera 3

Vídeo 2: A Cidade Satélite é a protagonista dessa história

Vídeo 3: Nós somos Primavera do Leste

Vídeo 4: Somos Satélite 3

Demais vídeos estão disponíveis no canal Conexão Satélite no YouTube. Link aqui.

Outdoor da campanha de incentivo à universidade

Alunos acompanham gravação da web série ‘Fica Perto’

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana