EDUCAÇÃO

Aulas de redação gratuitas para prova do Enem serão ofertadas em Mato Grosso

Publicados

em

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça inicia uma parceria com a professora Suzana Luz para levar aulas de produção de redação e dicas gramaticais a estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por meio do projeto BiblioEnem, os conteúdos serão ofertados em aulas virtuais, vídeos e lives nas redes sociais do equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

“A biblioteca sempre foi um ponto de apoio para os estudantes e a parceria com a renomada professora Suzana vai ser uma forma de diminuir o impacto da pandemia para esse público. Com as aulas online, daremos oportunidade de acesso a conteúdo de qualidade a pessoas que não têm condições de pagar por um curso de redação. Embora de portas fechadas, queremos continuar cumprindo o papel social e educacional da biblioteca”, ressalta a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Waldineia Almeida.

A programação de aulas começa na terça-feira (28.07), com um vídeo de abertura, e prossegue até o início de setembro.  Cada aula será dividida por tema e contemplará conteúdos com aprendizado sobre tese, coesão textual, juízo de valor e estrutura dos parágrafos, dentre outros.

Vagas

Com vagas ilimitadas, o acesso ao conteúdo estará disponível para qualquer pessoa, mas somente aquelas que se inscreverem terão direito ao certificado emitido pela Biblioteca. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas AQUI.

As videoaulas serão disponibilizadas às terças e quintas-feiras no facebook da biblioteca estadual, logo pela manhã. Serão ainda disponibilizadas duas lives para que os participantes possam fazer questionamentos e tirar dúvidas. Confira a programação no fim da matéria.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do MEC responsável pela gestão do Enem, uma boa nota na redação faz muita diferença na média final do exame. É na redação que cada participante particular pode tirar a nota máxima independente do desempenho dos outros inscritos. Por isso o peso tão grande na média final.

Suzana Luz é graduada em Letras e Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e oferta aulas de redação para concursos públicos e vestibulares desde 1992. Com a parceria firmada com a biblioteca pública, sua metodologia de ensino poderá ser acessada gratuitamente por mais estudantes.

Programação Biblioenem

28/07: Abertura

30/07: O que é tese

04/08: Relação entre as competências

06/08: Coesão textual

11/08: Juízo de fato/juízo de valor

13/08: Live para tirar dúvidas, às 15h

18/08: Projeto de texto

20/08: Estrutura dos parágrafos

25/08: Proposta de Intervenção

27/08: Relação entre competências 2 e 3 do Enem

01/09: Aceitabilidade

03/09: Live para tirar dúvidas, às 15h

Inscrições: AQUI

Acesso às aulas: www.facebook.com/bibliotecaEstevaodeMendonca

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

EDUCAÇÃO

Estudante conquista vaga na universidade antes de concluir o ensino médio

Publicados

em

Estudante Anna Vitória Medeiros Metello

Por Hernandes Cruz

A estudante Anna Vitória Medeiros Metello, de 18 anos, vai conseguir realizar o sonho de cursar a faculdade de Arquitetura logo depois de concluir o ensino médio. Ela obteve nota suficiente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2020, para ocupar uma vaga na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), quando ainda estava cursando o 3º ano, no Colégio Salesiano São Gonçalo. 

O ano de 2020 foi difícil para todo mundo, mas a qualidade dos estudos oferecidos pelo Colégio São Gonçalo, a estrutura à disposição dos estudantes, as estratégias e dedicação dos professores e da direção do colégio foram ferramentas fundamentais para que ela e outros alunos conseguissem ingressar na universidade. 

Com a sua dedicação, Anna soube explorar o que há de melhor no Colégio São Gonçalo, para que alcançasse a nota 692,7. Na redação, ela tirou quase mil pontos.

Toda a conquista é resultado de dedicação e enfrentamento aos desafios. Realizar sonhos é algo que exige determinação. E foi assim, superando cada dificuldade que Anna Vitória manteve o foco nos estudos, orientada pelo colégio até chegar ao grande objetivo.

Houve respeito aos limites e ao próprio tempo que cada um tem para executar uma tarefa ou chegar a um objetivo importante. A estudante conta que, além de assistir as aulas da escola no formato online, criou em casa também uma rotina para estudar e fazer exercícios em conteúdos que devem cair no Enem de 2021.

Ela afirma que não estava conseguindo acompanhar a carga horária da escola. Na busca por uma nota boa no Enem, ela assistia as aulas gravadas depois. 

“Eu não contava as horas, estabelecia os estudos por matéria. Cada dia eu estudava uma ou duas matérias, geralmente de manhã e à noite”, explica Anna Vitória. 

Ela também cita outra ação do colégio que a ajudou na conquista da vaga na universidade. “Foi muito bom, por parte da escola, oferecer no final do ano as aulas ao vivo com professores da Poliedro, como uma revisão para o Enem e vestibulares de São Paulo” conta. A estudante é mais um dos grandes exemplos de vitória.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana