POLÍTICA MT

Audiência pública discute resultados do Relatório Anual de Gestão (RAG) referente a 2020

Publicados

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) realizou audiência pública na tarde desta quinta-feira (10) para apresentação do Relatório Anual de Gestão (RAG) do primeiro exercício do Plano Plurianual (PPA 2020-2023).

O documento é importante para acompanhamento de ações e avaliação das metas estipuladas no PPA e foi apresentado pelo governo em audiência pública para a Assembleia Legislativa pela primeira vez, em atendimento à lei do PPA. Responsável por fazer a apresentação na audiência, o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Sandro Brandão, destacou ações das áreas de educação e saúde.

Mato Grosso tem avançado em metas como redução da taxa de reprovação no primeiro ano do ensino médio. No relatório anual de gestão de 2020, também foi verificado que a proficiência em português no terceiro ano do ensino médio superou a meta estipulada para 2023. “A constatação desse dado no relatório pode permitir a revisão da meta, para elevarmos cada vez mais o nível de entrega à sociedade”, adiantou Brandão.

Na área da saúde, o secretário adjunto da Seplag falou sobre diversas obras. Em Cuiabá, ele citou a retomada da construção do Hospital Central, a reforma e ampliação da Santa Casa e do Hospital Adauto Botelho. Reformas nos hospital regionais de Rondonópolis, Cáceres, Sorriso e Sinop e no Hospital Metropolitano de Várzea Grande também estão entre as principais ações da saúde em 2020.

De acordo com Sandro Brandão, o enfrentamento da pandemia impulsionou muitas das ações da Secretaria Estadual de Saúde. O número de leitos aumentou em 170% do início de 2019 até o fim do ano passado. E mais de 1500 profissionais foram contratados na área da saúde em 2020. A pandemia também afetou o trabalho na área de segurança pública, em 2020 foram instaladas salas de videoconferência nas unidades. Além disso, muitas metas foram batidas pela Polícia Militar, de acordo com o secretário adjunto.

A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística também apresentou bons resultados para 2020, com o avanço necessário para cumprimento das metas estipuladas para serem atingidas até o ano de 2023, principalmente na extensão de rodovias estaduais pavimentadas e na conclusão das obras da copa de 2014.

O presidente da CFAEO, deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), disse que pretende estudar melhor os números apresentados e que deve ser marcada uma nova reunião para aprofundar a discussão sobre o Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2020. Consultor da comissão e ex-secretário de estado, Guilherme Muller, afirmou também que os dados do relatório são importantes para os deputados e que repassará as informações de acordo com a área de maior atuação de cada parlamentar.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍTICA MT

Ulysses Moraes realiza reuniões e fiscalizações em Sorriso

Publicados

Foto: Fernanda Trindade

O deputado Ulysses Moraes (PSL) realizou uma série de reuniões e fiscalizações no município de Sorriso, na quinta-feira (17),  acompanhado pelo vereador Diogo Kriguer. O parlamentar verificou como está a situação da reforma e ampliação do Hospital Regional de Sorriso, que teve início em fevereiro de 2020 e ainda não foi entregue à população. O  vereador de Tangará da Serra, Eduardo Sanches também acompanhou as visitas.

“A reforma do gabinete do governador já saiu, mas a ampliação e reforma do Hospital Regional de Sorriso ainda não. Os leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) não foram entregues até o momento. O governo de Mato Grosso até já prorrogou a entrega, mas o engraçado é que o gabinete dele ficou pronto”, disse Moraes.

O parlamentar fez ainda visitas ao 12º Batalhão de Polícia Militar e a 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Sorriso. Além de conhecer mais sobre o projeto Luz do Amanhã, que atende alunos de escolas municipais e estaduais, que se encontram em situação de vulnerabilidade, Moraes também conheceu o coordenador de Proteção e Defesa Civil do município, Fábio Santos, que mostrou o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade.

“Levantamos as principais demandas e dificuldades dos policiais e bombeiros. Estamos dispostos a ajudar no que for possível para melhorar a qualidade de trabalho dessa classe”, acrescentou o parlamentar.

Outra fiscalização feita foi na Escola Técnica Estadual de Sorriso, onde cerca de R$ 6 milhões foram investidos, com início da obra em 2010, mas até hoje não foi concluída e nem entregue à população. A promessa do governador agora é de retomada dessa obra e, por isso, o deputado afirma que ficará de olhos abertos. “Não é a primeira vez que fiscalizo a escola técnica e, infelizmente, toda vez que venho está parada. A população de Sorriso precisa que saia essa conclusão e continuaremos cobrando”, destacou o deputado.

Por fim, Moraes se reuniu com empresários da cidade para entender mais sobre a realidade desse setor em Sorriso, bem como se colocar à disposição para ajudar nas principais demandas.

“O dia foi com agenda lotada, conversamos inclusive com o prefeito da cidade e recebemos as demandas. O município de Sorriso cresce muito a cada dia e se destaca no nosso Estado, por isso deixamos claro que estamos prontos para ajudar nas pautas necessárias para melhorar o dia-a-dia da população que vive aqui. Gosto muito de Sorriso e a partir de agosto, setembro estaremos por aqui”, finalizou o deputado.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook