cultura

Atrações de diversas linhagens artísticas compõem programação do Cine Teatro Cuiabá

Publicado

Entrevista, filmes, shows de vários estilos musicais, projetos autorais, stand ups, teatro, dança e até quadrilha junina diversificam a programação online do Cine Teatro Cuiabá. Além de oferecer diferentes opções culturais à população durante a quarentena, a agenda semanal é também uma forma de dar visibilidade aos mais variados trabalhos de artistas mato-grossenses.

Desde o início da pandemia da Covid-19 no país, a programação online do equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) conecta artistas regionais com o público em casa.  A agenda de transmissões vai de segunda a domingo e disponibiliza atrações diversas nas plataformas digitais do Cine Teatro Cuiabá.

Às segundas-feiras, o programa Cine Teatro Convida entrevista especialistas, conhecedores e gestores da área de teatro, literatura, dança e música. O programa é apresentado pela jornalista Helô Godoy e é transmitido ao vivo na rede social instagram (cineteatrocba), às 19h30.

Nesta segunda (06.07), o entrevistado é o maestro Fabrício Carvalho, diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso e, atualmente, Secretário de Articulação e Relações Institucionais da mesma universidade.

Às terças-feiras, a Temporada de Filmes integra a programação online disponibilizando o acesso a curtas metragens, a partir das 19h30, na página de Facebook do Cine Teatro Cuiabá. Nesta semana, os filmes compartilhados são: Fronteiras, Menire Karõ, e Movimento Refúgio Zumbis, além do clipe musical Quarteto: o Sentido da Vida.

Na quarta-feira (08.07), o projeto Identidade, de Jeff Rosa, será reapresentado no canal de YouTube do Cine Teatro. Lançada no Festival Cultura em Casa da Secel, a atração traz composições e canções do diretor artístico do grupo Flor Ribeirinha.

Já na quinta-feira (09.07), o público poderá curtir muito pop rock com a banda mato-grossense Heróis de Brinquedo. Trazendo vasto repertório musical, o show exibido ao vivo em maio por um pub de Cuiabá, será reapresentado no YouTube, às 19h30.

A emoção e alegria das festas juninas poderão ser revividas na sexta-feira (10.07), às 19h30, também pelo YouTube. Com o tema Diversidade e Suas Quatro Maravilhas, o grupo Junina Caipiras de Plantão, do distrito de Progresso em Tangará da Serra, apresentará repertório e coreografias que mostram a importância cultural da dança folclórica coletiva.

No sábado (11.07), Flauta Mágica In Concert In Vienna encanta o público com o concerto realizado em uma das três turnês internacionais do grupo formado por crianças e jovens da periferia de Cuiabá. Considerado um dos mais importantes projetos sociais do Brasil, o Instituto Flauta Mágica apresenta o espetáculo gravado no museu Weltmuseum Wien, em Viena na Áustria.  O concerto será apresentado pelo YouTube, às 19h30.

E, finalizando a programação da semana, no domingo (11.07), a violinista Lindi Mariane interpreta a peça Rondo Capriccioso de Camile Saint Saens com regência de Fabricio Carvalho. Lindi é musicista profissional, aluna do Instituto Fernando Pereira e toca há nove anos, tendo já participado de quatro festivais internacionais, dentre eles o de São Petersburgo, na Rússia, e de Mississipi, nos Estados Unidos.

Como fazer parte da programação 

Para integrar a programação online do Cine Teatro Cuiabá, os artistas interessados podem entrar em contato e agendar a participação pelo telefone 65 99946-1268.

Segundo a presidente da Federação Mato-grossense de Quadrilhas, Rosa Dilma da Silva, está sendo fundamental usar as ferramentas que o Estado oferece para aumentar a visibilidade do segmento.

“Temos a oportunidade de mostrar o mundo junino de Mato Grosso por todo o estado e fora dele.  Principalmente neste ano, que o Festival de Quadrilhas Juninas não pôde ser realizado, essa programação tem sido muito importante. Além da divulgação, é uma forma de integração entre os participantes das juninas de todas as regiões mato-grossenses, todos ficamos muito felizes”, ressalta Rosa Dilma.

Três espetáculos juninos já fizeram parte da programação online do equipamento cultural. A próxima apresentação será na sexta (10.07) com o grupo Junina Caipiras de Plantão, de Tangará da Serra.

A proposta é manter a programação online diversificada até a reabertura física do espaço.

Plataformas digitais

Instagram: @cineteatrocba

Facebook: @cineteatrocuiaba

YouTube: Cine Teatro Cuiabá

Site: www.cineteatrocuiaba.org.br

E-mail: [email protected]

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

cultura

Museu de Arte Sacra oferece visitações presenciais e tour virtual 360º

Publicado

Além de ter reaberto as portas para atividades presenciais, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) inaugurou recentemente a visitação online por meio do tour virtual 360º.  Sem sair de casa, o visitante pode conhecer, com ou sem mediação, o acervo do equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Com suporte para navegação em 360 º, a plataforma de visitação está disponível em www.tourvirtual360.com.br/masmt.

No passeio sem mediação, o visitante fica livre para percorrer o tour da forma que quiser. Já na visita com mediação, a condução é possível quando houver a opção “videoconferência disponível ao vivo” no topo da tela no momento do acesso ao tour. O ícone indica que um mediador do museu está disponível para guiar o passeio online ao vivo.

A visita guiada online também pode ser feita por escolas e grupos. Nesse caso, deve-se solicitar antecipadamente o agendamento. O formulário para solicitação pode ser acessado AQUI. O grupo deve ter no mínimo 15 pessoas e no máximo 80 por período.

Reunindo peças sacras do período setecentista remanescentes da antiga Catedral do Bom Jesus de Cuiabá, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Nossa Senhora dos Passos e acervo pessoal do bispo Dom Francisco de Aquino Corrêa, o museu está localizado na Praça do Seminário, região central de Cuiabá.

Durante o período de portas fechadas devido à pandemia do coronavírus, a gestão do equipamento usou a internet para levar opções de arte, cultura e história à sociedade. Com o projeto MASMT em Casa, lives com convidados especialistas e conteúdos informativos garantiram uma programação online semanal que manteve o museu ativo.

Na retomada do atendimento presencial são seguidos todos os protocolos sanitários para evitar a transmissão da Covid-19. O acesso é realizado somente com o uso de máscaras, álcool para higienização das mãos e tapete higienizador foram disponibilizados logo na entrada e o limite de público corresponde a 50% da capacidade máxima do espaço.

Diretora e curadora do MASMT, Viviene Lozzi

“O mundo mudou e a maneira de nos conectarmos também. Neste ano de 2020, a equipe do Museu trabalhou para manter a conexão com o público, adaptando a programação à realidade e possibilitando o acesso em 360º. Continuamos promovendo o acesso à arte e, agora, de portas abertas com toda a segurança aos visitantes e aos colaboradores”, celebra a diretora e curadora do MASMT, Viviene Lozzi.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. Aos domingos a entrada é gratuita para todos.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana