Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Atlas da Violência aponta MT como o terceiro estado com maior número de apreensões de cocaína

Publicados

em

Mato Grosso é o terceiro estado brasileiro com maior volume de cocaína e pasta base de cocaína apreendido pelas forças de segurança estaduais em 2023, com 19,8 toneladas retiradas de circulação. Os dados constam no Atlas da Violência 2025, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estado fica atrás apenas de São Paulo, que registrou 41,9 toneladas apreendidas, e de Mato Grosso do Sul, com 29,7 toneladas no mesmo período.

A quantidade de drogas apreendidas em Mato Grosso em 2023 chegou ao total de 26,2 toneladas, considerando também as 6,3 toneladas de maconha retiradas de circulação. Isso representa o prejuízo de R$ 467 milhões às facções criminosas. Conforme dados do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em 2024, o volume cresceu mais e as forças de segurança apreenderam 41,2 toneladas de entorpecentes, estabelecendo um novo recorde no estado. Isso representa R$ 554 milhões em prejuízo às facções criminosas.

Leia mais:  Mato Grosso reforça presença internacional em feira na China

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, ressalta que os números refletem o comprometimento das forças de segurança e do Governo do Estado no enfrentamento às facções criminosas.

“Os recordes de apreensão demonstram o empenho do Governo de Mato Grosso no combate às facções criminosas. O programa Tolerância Zero é um exemplo desse esforço, com ações integradas de inteligência, policiamento ostensivo e investigação. Sabemos que o tráfico de drogas é a principal fonte de recursos dessas organizações. Quando retiramos entorpecentes das ruas, estamos descapitalizando essas facções e contribuindo para a redução dos índices de criminalidade”, afirmou o secretário.

 

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Sesp reforça segurança do Parque Novo Mato Grosso com 500 câmeras do Programa Vigia Mais MT

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) iniciou, nesta quinta-feira (6.11), a entrega de 500 câmeras de videomonitoramento do programa Vigia Mais MT para instalação no Parque Novo Mato Grosso, maior complexo multieventos da América Latina, sediado em Cuiabá.

A entrega está sendo feita ao MT Par, empresa pública estadual responsável pela implantação e gestão do parque. Estavam presentes para assinatura do termo de entrega o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri e o presidente da MT Par, Wener Santos.

De acordo com o coronel César Roveri, a parceria entre o programa Vigia Mais MT e a MT Par é uma das mais importantes ações de integração tecnológica do Estado.

“Essa parceria da Secretaria de Segurança Pública com o Parque Novo Mato Grosso e a MT Par é muito importante. O Parque Novo Mato Grosso funcionará 24 horas por dia, inclusive com atividades noturnas, e contará com cerca de 500 câmeras acompanhando tudo em tempo real, garantindo proteção às famílias e visitantes”, destacou o secretário.

Roveri ressaltou ainda que a estrutura de segurança inclui a presença da Cavalaria da Polícia Militar, que atuará de forma permanente dentro do parque.
“Assim como ocorreu durante o show do Guns N’ Roses, que reuniu mais de 40 mil pessoas sem nenhuma intercorrência grave, teremos câmeras, policiamento e cavalaria atuando para garantir tranquilidade aos visitantes. O objetivo é proporcionar um ambiente seguro para as famílias mato-grossenses e turistas que vierem participar dos grandes eventos nacionais e internacionais”, completou.

Leia mais:  Mato Grosso amplia ações para aplicação da avaliação em mais de 1,3 mil escolas públicas e privadas

Segundo o presidente da MT Par, Wener Santos, a instalação das câmeras representa mais um passo na parceria entre o Governo do Estado e o programa Vigia Mais MT.

“O Vigia Mais MT tem ajudado muito o Estado de Mato Grosso, e essa parceria com o Parque Novo Mato Grosso, é fundamental. É um local que vai reunir um grande número de pessoas e famílias, e o governo foca em garantir segurança para que todos se sintam bem”, afirmou.

Lançado pelo Governo de Mato Grosso, o Parque Novo Mato Grosso ocupa uma área de 300 hectares às margens da MT-251, cerca de 11 quilômetros. O espaço contará com estrutura para grandes eventos e shows, com capacidade para até 100 mil pessoas.

Vigia Mais MT

O Programa Vigia Mais MT já conta com mais de 15 mil câmeras integradas ao sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A iniciativa está presente em 129 municípios mato-grossenses, fortalecendo a atuação integrada entre as forças de segurança do Estado.

Leia mais:  Expoind MT: primeira feira de negócios voltada exclusivamente à indústria

Com o uso de tecnologias avançadas, como o reconhecimento facial e a leitura automática de placas (OCR), o programa tem contribuído de forma decisiva para a prevenção e elucidação de crimes, além de garantir respostas mais rápidas às ocorrências.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana