TECNOLOGIA

Ataques online crescem em 2020 com 360 mil vírus disparados por dia

Publicados

em


source
hacker virus golpe
Unsplash

Ataques hacker crescem em 2020

Cerca de 360 mil novos arquivos maliciososo foram lançados por dia ao longo de 2020, de acordo com relatório da empresa de cibersegurança Kaspersky. O número é 5,2% mais alto que o registrado em 2019.

O principal “vírus” espalhado pelos hackers foram os trojans , disseminados 60% mais neste ano quando em comparação com o ano passado. Nesse tipo de golpe, os cibercriminosos podem roubar dados ou espionar as vítimas. 

A maior parte dos arquivos maliciosos (89%) foi distribuída no sistema operacional Windows , enquanto as ameaças relacionadas ao Android caíram quase 14%. De acordo com a Kaspersky, isso provavelmente se deve a uma mudança de foco dos cibercriminosos em um ano no qual o home office e a educação à distância ganharam espaço, tornando os computadores mais vulneráveis.

“Ao longo do último ano, nossos sistemas de detecção descobriram muito mais novos objetos maliciosos do que em 2019. Devido à pandemia, usuários do mundo inteiro foram forçados a passar mais tempo em seus dispositivos e online. É difícil saber se os atacantes estiveram mais ativos ou se nossas soluções detectaram mais arquivos maliciosos, simplesmente, porque a atividade foi maior. Pode ser uma associação dos dois fatores”, afirma Denis Staforkin, especialista em segurança da Kaspersky.

Como se proteger

Apesar de existirem diversos tipos de sistemas maliciosos , algumas dicas valem para quase todos os golpes . Confira abaixo as orientações dos especialistas da Kaspersky para se proteger:

  • Não abra arquivos ou anexos suspeitos que venham de fontes desconhecidas;
  • Confira a URL de um site antes de clicar nele. Sites falsos simulam outros oficiais, mas aocm alguns detalhes de diferença;
  • Não baixe nem instale aplicativos de fontes não oficiais, como as lojas de apps de casa sistema operacional;
  • Não clique em links de fontes desconhecidas ou de anúncios suspeitos;
  • Crie senhas fortes e exclusivas, que incluam uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e pontuações, e ative a autenticação de dois fatores;
  • Sempre instale as atualizações disponíveis de todos os sistemas operacionais e aplicativos que você utiliza. Algumas delas podem conter correções para problemas de segurança críticos;
  • Ignore mensagens que solicitam a desativação de sistemas de segurança para software do Office ou software antivírus.

Comentários Facebook
Propaganda

TECNOLOGIA

Pokémon completa 25 anos; relembre os jogos mais vendidos da franquia

Publicados

em


source
Pokémon completa 25 anos neste sábado
Pixabay/geralt

Pokémon completa 25 anos neste sábado

A franquia Pokémon completa 25 anos neste sábado (27) após feitos impressionantes. Ao todo, foram mais de 26 games lançados e mais de 300 milhões de cópias vendidas.

Tudo começou em 1996, quando os jogos  Pokémon Red e P okémon Green , de Satoshi Tajiri e Ken Sugimori, foram lançados para Game Boy no Japão. De lá para cá, a franquia ganhou o mundo e avançou junto com a tecnologia, se apropriando de ferramentas para melhorar os jogos .

Abaixo, confira os 10 jogos de Pokémon mais vendidos da história, de acordo com levantamento do Globo Esporte:

  1. Pokémon Red, Blue & Green : o primeiro jogo da franquia é também o mais vendido de todos os tempos. Lançados em 1996, o trio totaliza 31,38 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
  2. Pokémon Gold & Silver : lançado em 1999 para o Game Boy Color, o jogo vendeu 23,1 milhões de cópias.
  3. Pokémon Diamond & Pearl : o game de 2006, criado Nintendo DS ocupa a terceira posição do ranking, com 17,67 milhões de unidades em todo o planeta.
  4. Pokémon X & Y : o primeiro jogo da franquia para Nintendo 3DS também foi um sucesso, alcançando 16,42 milhões de unidades. Lançado em 2013, o game foi responsável por introduzir 72 novos monstrinhos com a sexta geração.
  5. Pokémon Ruby & Sapphire : lançado em 2002 para o Game Boy Advance, o título vendeu 16,22 milhões de cópias.
  6. Pokémon Sun & Moon : de 2016, o jogo é o mais recente do ranking e trouxe ao mundo a sétima geração de pokémons, totalizando 16,17 milhões de unidade vendidas.
  7. Pokémon Black & White : atingindo a marca de 15,65 milhões de cópias, o jogo chegou ao mercado em 2010 trazendo uma ambientação diferente da vista anteriormente.
  8. Pokémon Yellow : uma das versões mais antigas, o jogo foi lançado em 1998 para o Game Boy, e alcançou 14,64 milhões de unidades.
  9. Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire : o remake de Ruby & Alpha ocupa a nona posição do ranking. Lançado em 2014 para o Nintendo 3DS, ele atingiu a marca de 14,34 milhões de cópias vendidas.
  10. Pokémon HeartGold & SoulSilver : o remake de Gold & Silver ocupa a décima posição do ranking com 12,72 milhões de unidades. O jogo foi lançado em 2009.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana