Cuiabá

Associação que ajuda vítimas de AVC participa da Tribuna Livre

Publicado


O presidente da Associação Acidente Vascular Cerebral Cuiabá&nbsp(AAVCC), Orlando Oliveira participou na manhã desta quinta-feira (29) da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cuiabá, a convite do vereador, Sargento Joelson.

Na oportunidade, ele falou da luta em manter a associação que vive de doação voluntária e que só em atendimento de pessoas acometidas pelo acidente vascular cerebral, hoje, passa de 500 fazendo fisioterapia.

Entre esses voluntários focados no atendimento para recuperação física e emocional de cada acidentado estão: fisioterapeuta, psicólogo, educador físico, assistente social e comunidade.

Segundo o presidente da associação, o senhor Orlando de Oliveira, que sofreu AVC, e hoje é sequelado, o apoio profissional pós acidente cerebral é fundamental para que as vítimas voltem a ter melhor convívio com a sociedade.

Orlando criou a associação com objetivo de oferecer suporte às pessoas que não tem condições de arcar com os custos de um tratamento pós-acidentes cerebrais. Ele lembra que as pessoas que buscam a AAVCC são carentes e de bairros distantes, mas são que sempre conseguem ser atendidas.


O que é o AVC?

O AVC é a interrupção do fluxo de sangue no cérebro, causando a morte de células na região, podendo ser hemorrágico ou isquêmico. O primeiro é caracterizado pelo rompimento do vaso sanguíneo (veia ou artéria), e geralmente se trata de casos mais graves. Já no isquêmico, encontrado em 87% dos casos, ocorre o entupimento total ou parcial do fluxo de sangue no vaso.

Marcella Magalhães / Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Câmara de Cuiabá realiza três sessões plenárias na próxima semana

Publicado


Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá suspendeu a sessão ordinária desta quinta-feira (26) por conta da proximidade do processo eleitoral do segundo turno, que acontece neste domingo, dia 29. A plenária será reposta no próximo dia 8 a partir das 9 horas de forma remota.
A medida foi oficializada por meio do ato nº 010/2020, expedido pela Mesa Diretora nesta quarta-feira (25). O documento também fixa a próxima terça e quarta-feira (01 e 02) para reposição das sessões que não foram realizadas nos últimos dias 12 e 19 deste mês por falta de quórum.
Além disso, ratifica a realização da sessão ordinária da próxima quinta-feira (03).

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana