Saúde

Associação Médica Brasileira lança comitê de monitoramento da covid-19

Publicados

em


A Associação Médica Brasileira (AMB) e mais de 50 sociedades de especialidade médica lançaram nesta segunda-feira (15) o Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19. O objetivo do grupo é monitorar a pandemia em todo o território nacional e as ações dos órgãos responsáveis pela saúde pública. O comitê funcionará permanentemente enquanto durar a pandemia e vai transmitir orientações atualizadas para os cidadãos e para os profissionais de medicina.

Em carta aberta, as associações de médicos defenderam a vacinação em larga escala, o distanciamento social e a conscientização da população quanto às regras de prevenção contra o contágio do novo coronavírus.

“O momento torna necessárias comunicações recorrentes com esclarecimentos e orientações à saúde, por mais simples que pareçam. São elas a vacina, o combate às fake news e a conscientização individual e coletiva para as medidas de prevenção”, diz o texto.

O documento destaca ainda o momento grave da pandemia e pede “união das inteligências” do país. “O Brasil requer união de suas inteligências, da soma de conhecimentos científicos, de estratégias unificadas e ação imediata. Não pode prevalecer a máxima do cada um por si. Nós, médicos, por ética, retidão e compromisso com os pacientes, dizemos claramente à Nação: o controle da situação nos foge às mãos, pois não estão sob nosso comando as ações, nem a gestão de saúde”, diz ainda a carta.

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Saúde

Comentários Facebook
Propaganda

Saúde

Estudo mostra que 55% dos britânicos têm anticorpos contra Covid-19

Publicados

em


source
Estudo mostra que 55% dos britânicos têm anticorpos contra Covid-19
Pixabay

Estudo mostra que 55% dos britânicos têm anticorpos contra Covid-19

Um nova pesquisa mostra que uma em cada duas pessoas que vive no Reino Unido já apresenta anticorpos contra o coronavírus Sars-CoV-2, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) nesta quarta-feira (14). O estudo aponta que os moradores adquiriram a defesa por ter contraído a Covid-19 ou por terem sido vacinados.

Em números totais, 55% dos cidadãos já têm os anticorpos, sendo que Inglaterra e Irlanda do Norte (54,9%) têm os maiores índices. O País de Gales tem 49,1% e a Escócia tem 46% na semana encerrada em 28 de março.

“Em todos os quatro países do Reino Unido, existe um padrão claro entre a vacinação e os testes positivos para anticorpos da Covid-19, mas a detecção de anticorpos em si não é uma medida precisa da proteção da imunidade dada pela vacinação”, pontua ainda o documento.

O Reino Unido é um dos mais avançados no mundo na aplicação das vacinas anti-Covid, com mais de 40,1 milhões de doses aplicadas até esta quarta-feira. São 32,2 milhões de pessoas que receberam ao menos uma das doses e 7,8 milhões totalmente imunizadas.

Com isso, além do restrito lockdown imposto entre janeiro e fim de março, os números da terceira onda da pandemia de Covid-19 despencaram com uma média de 34,4 mortes e 2,7 mil casos por dia. Em dados totais, os britânicos somam 4.390.801 contágios confirmados e 127.369 óbitos na pandemia. 

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana