Várzea Grande

Assistência Social comemora Dia da Criança com semana de atividades

Publicado


06/10/2020    3

A Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande realiza entre os dias 06 a 09 de outubro a semana em comemoração ao Dia da Criança. Serão manhãs e tardes de atividades lúdicas que beneficiarão ao menos 625 crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em Várzea Grande. A abertura do evento foi realizada nesta manhã, na unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), do bairro São Mateus e contou com a presença da secretária da pasta, Flávia Omar.

Entre as atividades educativas, a apresentação de fantoches da Guarda Municipal, apresentações de música e teatro dos alunos do Caderno II e do Juventude Ativa, brincadeiras de corrida do saco, amarelinha, pula corda, jogos de mesa e dança das cadeiras, além de pintura facial para as crianças, algodão doce e a entrega de kit de atividades para serem desenvolvidas em casa. 

“Serão manhãs e tardes de distração para essas crianças. Além das brincadeiras, distribuiremos 625 kits de atividades contendo lápis de cor, lápis preto, borracha, cola, papel crepom, papel A4, massa de modelar, tinta guache e uma apostila com atividades lúdicas. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento rural sustentável também será nossa parceira e fará  a distribuição de mudas de árvores aos pais das crianças”, lembrou a secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Flávia Omar. 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um trabalho social previsto serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar às famílias atendidas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). 

 “A sociedade tem passado por momentos difíceis devido à pandemia da Covid-19, e agora que a cidade apresenta risco baixo de contaminação permite que diversas atividades sejam liberadas Estamos retomando as ações de fortalecimento das relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes. Atendemos crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único. E, o Dia da Criança precisa ser comemorado entre o publico infantil, dentro das regras sanitárias exigidas nesta época de pandemia”, explica a secretaria da pasta. 

Flavia Omar ressalta que os eventos serão realizados com todas as medidas de segurança e higiene necessárias a exemplo da utilização pelos participantes e instrutores de máscaras faciais, álcool em gel, e distanciamento de 1,5m. “Todos os cuidados estão sendo tomados para que não haja aglomeração. Temos a consciência de que esse momento ainda requer cuidados, queremos fortalecer os laços com as nossas crianças e suas famílias, uma vez que elas tiveram as suas atividades paralisadas em função pandemia, mas aos poucos estamos retomando as nossas atividades”.   

A gerente do CRAS/São Mateus explicou que nesta manhã as crianças que participam dos programas sociais desenvolvidos pela Administração Municipal terão uma manhã de lazer e entretenimento, voltado especialmente para elas, e uma forma de também festejar o Dia da Criança, comemorado no dia 12 Outubro.

Wargolina Leonardo de Miranda é moradora do bairro São Mateus e o seu filho (Gabriel de 10 anos) participa de aulas de violão na unidade. “Essa atividade despertou nele a vontade de ser músico por isso têm se dedicado ao máximo. Percebi também que desde que ele começou a participar desse curso ele passou a ser mais atencioso e mais comportado. A influência da música e dos instrumentos influenciam no crescimento psicossocial das crianças, os tornam mais atentos, perspicazes.Para  nós pais a tranquilidade em saber que os nossos filhos estão em um ambiente saudável e de segurança. Só temos a agradecer por esse olhar voltado para as nossas crianças”.

Luciane Feitosa da Silva têm dois filhos que também participam das atividades recreativas no CRAS do São Mateus. Ela conta que a paralisação das aulas causou inquietação nos meninos, e que com o isolamento social passaram a ficar ainda mais ansiosos. “Eles sentem muito a falta de convívio com os coleguinhas e também sentem falta das atividades realizadas aqui, por isso mesmo esse evento é muito importante na vida deles, um momento de rever os amigos, e ao mesmo tempo, de comemorar o Dia das Crianças em espaço que eles são muito bem tratados”, completou.

As crianças que participaram do evento puderam assistir uma peça do Teatro de Fantoche, além de participar de brincadeiras, como a corrida de saco e dança das cadeiras, bem como de participar do cantinho da foto, e maquiagem facial.  Os alunos que participam do programa Bombeiros Mirins realizaram a  distribuição de mudas de árvores nativas e ornamentais.

 Confira a programação da semana em comemoração ao Dia da Criança: 

 

Dia 06 – Das 14h30 às 16h30 

Local: Centro Comunitário Água Vermelha (Rua Nossa Senhora Aparecida s/n) 

14h30 – Abertura 

15h – Teatro de Fantoches da Guarda Municipal “Arte de Proteger” 

15h10 – Apresentação do grupo de música do Juventude Ativa – “Que sorte a nossa” e “Ser humano” 

15h15 – Cantinho da Foto 

15h25 – cantinho do algodão doce 

15h35 – Maquiagem Facial infantil de desenhos

15h45 – Corrida de Saco 

16h – Dança das Cadeiras 

16h10 – distribuição de Mudas 

16h30 – entrega dos Kits de Atividades 

 

Quarta-feira (07.10) – Das 8h30 às 11h 

Local: CRAS Santa Maria (Rua Santa Ediwirges S/N) 

8h30 – Abertura 

8h50 – Teatro de Fantoches da Guarda Municipal “Arte de Proteger” 

9h10 – Apresentação Caderno II – teatro 

9h20 – Amarelinha Maluca  

9h30 – Amarelinha Normal 

9h40 – Jogos de Mesa 

9h50 – Escravos de Jó 

11h – entrega dos Kits de Atividades 

 

Das 14h30 às 16h30 

Local: Centro Comunitário Água Vermelha (Rua Nossa Senhora Aparecida s/n) 

14h30 – Teatro de Fantoches da Guarda Municipal “Arte de Proteger” 

14h50 – Apresentação do projeto Juventude Ativa – oficina de dança 

15h – Amarelinha Maluca 

15h10 – Amarelinha Normal 

15h20 – jogos de mesa 

15h30 – escravos de jó 

15h40 – canto de colorir 

16h30 – entrega dos Kits de Atividades 

 

Quinta-feira (08.10) – Das 8h30 às 11h 

Local: CRAS Cristo Rei (Professora Isabel Pinto, nº258) 

8h30 – Abertura 

9h – Teatro de Fantoches da Guarda Municipal “Arte de Proteger” 

9h10 – Apresentação Caderno II – dança 

9h30 – quiz do trigo 

9h40 – pula corda 

11h – entrega dos Kits de Atividades 

 

Das 14h30 às 16h 

Local: Escola Valdomiro Bertulio (Av.São Gonçalo, Parque do Lago) 

14h30 – Teatro de Fantoches da Guarda Municipal “Arte de Proteger” 

14h45 – Apresentação do projeto Juventude Ativa – oficina de dança 

15h – Corrida de Saco  

15h10 – quiz do trigo  

15h20 – pula corda 

15h30 – corrida do limão 

16h – entrega dos Kits de Atividades 

 

Sexta-feira (09.10) – Das 8h30 às 11h 

Local: Centro Comunitário 23 de Setembro (rua Ângelo Galdino S/N) 

8h30 – Abertura 

9h – Teatro de Fantoches da Guarda Municipal “Arte de Proteger” 

9h20 – Apresentação Caderno II – musical 

9h30 – brincadeira vivo ou morto 

9h40 – corrida do ovo 

9h50 – corrida do saco 

11h – entrega dos Kits de Atividades 

 

Das 14h30 às 16h 

Local: Igreja Católica Raínha da Paz (rua Formosa no bairro Serra Dourada) 

14h30 – Teatro de Fantoches da Guarda Municipal “Arte de Proteger” 

15h10 – brincadeira vivo ou morto 

15h20 – corrida do ovo  

15h30 – corrida do saco 

16h – entrega dos Kits de Atividades 

 

 

Por: Katia Passos – Secom/VG

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Várzea Grande entrega kits merenda escolar e soma 62.500 famílias atendidas

Publicado

Seguindo determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos e do Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus – Covid-19, Várzea Grande completou nesta sexta-feira, 27 de novembro, a entrega do quinto lote de Kits Merenda Escolar para os alunos da Rede Pública que estão inscritos nos programas sociais do Governo Federal. Essas cinco etapas somaram 62.500 mil entregas que são realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

A distribuição dos produtos está sendo realizada desde o início da suspensão das atividades presenciais nas unidades escolares. Com a entrega deste lote a Educação atingiu a marca de mais de 60 mil kits ofertados aos estudantes e seus familiares.

Como explica o titular da pasta, Sílvio Fidelis, o objetivo da ação foi o de manter o alto valor nutricional das crianças e adolescentes que frequentam a rede pública, durante todo esse período da pandemia, além de reforçar o ensino pedagógico por meio de aulas remotas.

“A nossa intenção foi o de garantir aos estudantes acesso à alimentação balanceada e adequada durante o ano letivo, ainda que estivessem em casa. Muitos alunos dependem da alimentação que é ofertada nas unidades de ensino público de Várzea Grande, e com essa ação, estamos fazendo nossa parte. Este foi mais um compromisso desta gestão no fortalecimento da Educação Pública de qualidade”, destacou o secretário.

Fidelis disse ainda que a secretaria de Educação publicou em Diário Oficial dos Municípios, Nota Técnica com orientações quanto à distribuição dos kits, que é de responsabilidade das Unidades Escolares, se organizarem e fazerem a programação de distribuição, por meio de comunicado aos responsáveis, para não gerar tumulto ou filas. Toda a distribuição deve ser registrada conforme protocolo entregue as unidades, no preenchimento de formulário, contendo o nome da unidade escolar, nome do aluno, nº do NIS (Número de Inscrição Social), ano, turno e assinatura por extenso dos pais ou responsáveis.

A Nutricionista e Coordenadora de Alimentação Escolar, Mônica Aparecida Gonçalves, disse que os kits são montados com base em orientação nutricional e, as quantidades dos produtos são para 30 dias, conforme o planejamento do cardápio oferecido nas escolas. Os kits são distribuídos para alunos das unidades escolares, além dos Centros de Educação Infantil (CMEIs), e são para os estudantes de baixa renda e cadastrados no programa Bolsa Família.

O kit é composto por produtos básicos para alimentação, como arroz, feijão, macarrão, óleo, açúcar, farinha de mandioca, leite e biscoito. No caso dos alunos dos Centros de Educação Infantil, as antigas creches terão um complemento de 1 kg de carne (bovino ou suíno) ou frango.

O presidente do Conselho de Educação, Adão Eugênio da Silva acompanhou todo o processo de montagem e distribuição dos kits de alimentação dos cinco lotes, e disse que a Administração Municipal cumpriu com o compromisso em ofertar a merenda escolar aos alunos da Rede Pública Municipal, apesar dos contratempos ocorridos durante esse ano, por conta do coronavírus, e da suspensão das aulas presenciais.

“Sabemos que muitos alunos têm na merenda escolar uma refeição principal, por isso é gratificante ver que a Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, conseguiu suprir essa necessidade, mantendo em dia essa tão importante alimentação. Todo o processo foi realizado de forma eficaz e transparente”, atestou o presidente.

A subsecretária de Educação Benedita Ponce esteve na unidade anexa da Secretaria de Educação para acompanhar in loco a separação dos kits alimentação e o carregamento dos produtos que já começam a ser destruídos nas unidades escolares.

As primeiras entregas foram nas escolas Júlio Domingos de Campos e Abdala José de Almeida, com maior número de crianças atendidas. As demais entregas serão feitas nas demais unidades escolares, seguindo um cronograma definido pela coordenadoria de alimentação escolar.

Benedita Ponce anunciou que neste último lote – que compreende 12.700 kits alimentação – os estudantes irão receber além dos produtos alimentícios um panetone, que simboliza o período natalino. “2020 foi um ano atípico e os estudantes tiveram mudanças significativas, por isso queremos que eles se sintam abraçados por todos nós, na esperança de que o ano que vem possamos estar todos juntos novamente, e em um ambiente mais acolhedor e no convívio com os colegas e professores”, pontuou.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana