Cuiabá
Assistência Social chama atenção da sociedade para denunciar casos de abusos contra crianças e adolescentes

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realizou na manhã desta quarta-feira (18), ações de mobilização popular como forma de chamar atenção sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Durante toda a manhã, diversas equipes percorreram avenidas de grande movimentação e realizaram a entrega de panfletos e mudas de árvores frutíferas. A ação integra o ‘Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, celebrado em 18 de maio.
A maior preocupação é fomentar o auxílio da população para denunciar as situações e reiterar a iniciativa realizada pela rede de atendimento para denunciar ou pedir apoio.
“É justamente esse o objetivo dessa ação de mobilização, realizada em diferentes pontos da capital, convidar a população para essa rede de luta e combate. A gestão Emanuel Pinheiro trabalha pautada na humanização dos serviços, por isso, estamos focados na prevenção. Com a sociedade informada, as denúncias acontecem e a nossa equipe pode trabalhar para oferecer todo apoio necessário”, declarou a secretária-adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa.
Dados dos conselhos tutelares apontam que nos últimos dois anos e, de janeiro a abril de 2022, foram registrados cerca de 150 atendimentos relacionados a casos dessa natureza.
Cuiabá conta atualmente 14 (quatorze) unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras que trabalham como núcleo de apoio às famílias.
“Uma criança mais triste, com mudanças repentinas de comportamento, calada, são indicativos de casos de abusos. Então, é necessário estarmos atentos. A sociedade pode procurar nossos serviços”, destacou a coordenadora técnica de Gestão e Políticas Sociais, Failse Cidele.
Ele pondera que o objetivo é o de que as pessoas compreendam a importância da denúncia. “Os que não quiserem ser identificados, liguem anonimamente para o Conselho Tutelar, à Polícia Civil, ou procure algum órgão da rede de proteção, como o Cras, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e a Secretaria de Assistência social e denuncie”, ressaltou o coordenador dos Conselhos Tutelares de Cuiabá, Oilson de Souza Júnior.
A ação de conscientização para o combate aos crimes como o abuso e a exploração infanto-juvenil vem sendo realizada durante todo o mês de maio com atividades de mobilização popular nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras, Centros de Referência Especializado em Assistência Social – Creas e Unidades de Acolhimento para Adultos.
O dia 18 de maio reforça o trabalho realizado pela Assistência Social durante o ano todo, através dos Cras, Creas e Conselhos Tutelares, com objetivo de massificar a informação de que abuso sexual contra a criança e ao adolescente é crime grave e está sendo vigiado pelos órgãos de controle do Município.
“A sua atitude pode ajudar a mudar os índices de violência contra crianças e adolescentes. Faça Boito. Seja parceiro da Prefeitura de Cuiabá. Procurem nossa rede de atendimento”, finalizou a secretária-adjunta.

Cuiabá
UBS Ilza Terezinha Picoli celebra dois anos de existência com mais de 29 mil atendimentos prestados à população

Foi em clima de festa junina, acompanhado por um delicioso café da tarde composto por comidas típicas, alegria e muita descontração, que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Ilza Terezinha Picolli celebrou nesta sexta-feira (24) seu aniversário de dois anos de existência e bons resultados ao lado das equipes médicas, servidores e pacientes.
Construída pela Gestão Emanuel Pinheiro e entregue em 27 de junho de 2020, a UBS alcançou neste período a marca de mais de 29 mil atendimentos prestados à população, que contempla além da região citada, outras seis comunidades, sendo elas: os residenciais Jonas Pinheiro, Wantuil de Freitas, Buriti, Jamil Nadaf, Solar da Chapada e o bairro Terra Prometida. Todos esses locais recebem serviços de assistência médica, saúde bucal, testes e vacinação de diferentes patologias.
A enfermeira-chefe da unidade, Suzana Lissoni, enfatizou a importância do vínculo afetivo conquistado entre os profissionais e os moradores e afirmou que a data especial não poderia passar em branco. “A comunidade é bem participativa conosco, algo que nos orgulha muito e possibilita o trabalho em conjunto. Então, hoje, não poderia ser diferente, nos mobilizamos para fazer deste dia algo diferente e marcante”, disse.
O local faz parte do programa Hora Estendida, com horário de funcionamento das 7h às 21h. Além disso, conta com equipamentos de última geração, mobílias, salas odontológicas destinadas aos procedimentos da Atenção Básica de Saúde, respectivamente.
A moradora da localidade, Janaina Souza, conta que se sentiu lisonjeada com o convite para participar da comemoração ao levar os dois filhos para se vacinar. “Eu achei muito legal a iniciativa, pois, mesmo com a festa aqui, os atendimentos não pararam e as crianças gostaram bastante. Toda a equipe está de parabéns, sou muito bem tratada aqui”, elogiou.
A ocasião teve ainda a apresentação de palestras voltadas ao tema de alimentação saudável, saúde bucal, atividades de prevenção, habilitação e reabilitação, bem como massagens.
-
Cuiabá4 dias atrás
Após dois anos suspensa, Festa de São João Batista retorna à Cuiabá
-
BRASIL E MUNDO5 dias atrás
Tiroteio em festival mata jovem e deixa feridos; veja vídeos
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrás
Pabllo Vittar é atingida no rosto durante show da Parada LGBT+; veja vídeo
-
Cuiabá7 dias atrás
Viva o Feriado em Cuiabá é prestigiado pela população cuiabana; veja programação
-
BRASIL E MUNDO4 dias atrás
Menino de 5 anos morre ao ser deixado pela mãe no carro em dia de 38ºC
-
mato grosso3 dias atrás
Politec identifica uma das vítima fatais de acidente entre caminhões
-
turismo7 dias atrás
Aeroporto de Guarulhos terá área para ricos sem contato com o público
-
BRASIL E MUNDO4 dias atrás
Tebet afirma que Bolsonaro não estará no segundo turno das eleições