POLÍTICA MT
Assembleia aprova PL que cria política de estímulo à prática profissional de jogos eletrônicos

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
Pensando na expansão do mercado de entretenimento dos jogos eletrônicos, nas possibilidades e oportunidades que a modalidade pode representar para os profissionais e o mercado local, foi que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, na última quarta-feira (15), o Projeto de Lei nº 1285/2019 que regulariza e incentiva os Jogos Eletrônicos ou eSports no estado, assim como as atividades decorrentes com o fomento.
Desenvolvido pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), o PL tem como objetivo estimular a prática profissional de esportes eletrônicos, tanto por entender que tais práticas esportivas no ambiente virtual valorizam a boa convivência e fomentam a cidadania, quanto pelo aspecto econômico.
“Os Jogos Eletrônicos ganharam contornos competitivos e deixaram de ser apenas games. Quem chegou a frequentar as Lan Houses, jamais poderia imaginar que aqueles jogos que conquistaram o público gamer da época, viraria um fenômeno da atualidade, que atinge um grande público e movimenta indústrias no mundo inteiro”, disse.
O mundo gamer é uma indústria lucrativa que envolve produção e comércio de hardwares e softwares, bem como a realização de eventos competitivos. Para o parlamentar, o Estado deve contribuir para que mais brasileiros se destaquem nesse mercado. Por isso, entre os instrumentos da política proposta estão, por exemplo, a organização de circuitos de competição e de exposição de tecnologias; a concessão de créditos e benefícios tributários para os atletas profissionais e empresas incentivadoras e, ainda, celebração de convênios e parcerias com a iniciativa privada para apoio e divulgação das referidas competições.
Barranco também sugere que para a comemoração dos jogos eletrônicos seja colocada uma data específica no calendário oficial do Estado de Mato Grosso. “Sugiro o dia 19 de outubro, citado como a data da primeira competição de jogos eletrônicos de que se tem registro. O reconhecimento de uma data é ato simbólico, mas muito expressivo para os fãs, atletas e público em geral no sentido de consolidar Mato Grosso como um Estado que valoriza a cultura gamer”, afirma.

POLÍTICA MT
Beto Dois a Um lembra ações sociais da primeira-dama e quer reeleição de Mauro Mendes
Ex-secretário e candidato a deputado estadual destacam também os resultados alcançados pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
O ex-secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso e pré-candidato a deputado estadual, Beto Dois a Um (PSB), destacou em entrevista concedida ao Jornal da CBN Cuiabá, as ações sociais da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.
“Dou parabéns pela sensibilidade de construir umas das mais importantes e poderosas gestões em assistência social junto à secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosa Maria. O governo não pensou que faria um reparo histórico. Mas ela foi protagonista, foi firme no período em que a população precisou”, avalia Beto.
O pré-candidato ressaltou ainda que, com o apoio da primeira-dama, até o momento, já foram entregues mais de um milhão de cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade. “Era nítido o sentimento de entrega e sensibilidade em auxiliar as pessoas, não só no interior, mas na capital com ações em todas as áreas do poder público”.
Durante a entrevista, Beto ainda apontou as conquistas obtidas no período em que esteve à frente da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, fatos que o motivaram a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. O esporte e a cultura, segundo ele, são dois fatores importantes de transformação social e que terão o seu apoio no parlamento.
“Pela minha experiência ocupando cargos importantes, fazendo a diferença em diversos setores com benefícios diretos aos cidadãos, acredito que tenho conhecimento e energia para atender as demandas dos municípios. Quero contribuir muito mais, agora, como deputado estadual”, finalizou.
Sobre a reeleição do governador Mauro Mendes (UB), Beto Dois a Um ponderou que o chefe do Executivo conseguiu ao longo dos primeiros quatro anos de gestão, aplicar medidas efetivas e que possibilitaram que Mato Grosso “entrasse nos trilhos” de forma definitiva.
“Como a maioria da população, torço para o governador ser reeleito, pois fez uma grande transformação aqui. Ele pegou o estado destruído financeiramente, sem perspectiva, com salários, fornecedores e repasse aos poderes atrasados. Fez os ajustes, os enfrentamentos e colocou em ordem”, ressaltou. “Eu participei deste governo e vi de perto as conquistas e avanços importantes que conseguimos implantar”.
O pré-candidato lembrou ainda que foram desenvolvidas obras importantes em todo Mato Grosso, o que está fazendo a diferença na vida da população. “Foram realizadas obras em todas as áreas. As iniciativas de investimentos foram históricas e competentes. Precisamos de mais quatro anos do governador Mauro Mendes”.
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrás
Ao ser preso pela PF, pastor afirmou que iria ‘destruir todo mundo’
-
artigos5 dias atrás
Caminhos para a prosperidade
-
mato grosso6 dias atrás
Politec identifica uma das vítima fatais de acidente entre caminhões
-
mato grosso11 horas atrás
UTIs de Mato Grosso voltam a lotar; 91% dos pacientes não tomaram todas as doses da vacina
-
POLÍCIA6 dias atrás
Polícia prende servidor que utilizava do cargo para abusar sexualmente de menores carentes
-
SUA SAÚDE AQUI7 dias atrás
Epilepsia: a doença do escritor Machado de Assis
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Intensa chuva de granizo marca início do inverno; veja vídeos
-
BRASIL E MUNDO2 dias atrás
Ministério da Educação corta R$ 619 milhões de colégios e universidades federais