MULHER

As histórias mais famosas de mulheres acusadas de bruxaria

Publicado


source

João Bidu

undefined
Larissa Silva

As histórias mais famosas de mulheres acusadas de bruxaria

O termo ‘bruxa’ era destinado à mulheres que, de acordo com os costumes e crenças do período em que viveram, tinham um estilo de vida não habitual ou ofícios que não eram considerados para mulheres. Em geral, as bruxas da vida real eram mulheres que conheciam diversos tipos de ervas e especiarias e as utilizavam na preparação de misturas, que tinham a fama de serem “mágicas”.

Seja por causa de suas crenças pessoais, hábitos incomuns e dons para a criação de fórmulas, as mulheres acusadas de bruxaria sofriam preconceitos e, por vezes, eram queimadas vivas, para que seus corpos fossem purificados pelo fogo.

Há muitas histórias de mulheres que foram julgadas injustamente pela sociedade da época, já outras foram temidas e respeitadas pelos seus conhecimentos acerca do sobrenatural. Já que estamos no mês das bruxas , conheça as histórias famosas de mulheres que tinham o título de serem bruxas reais! 

+ Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste  LINK !

Histórias famosas de mulheres acusadas de serem “bruxas”

A misteriosa curandeira – Maggie Wall

Há um monumento na Escócia que chama muita atenção pela sua estética e terrível história. O monumento tem seis metros de altura e é feito de pedras; no topo há uma cruz e no centro está escrito “Maggie Wall, queimada aqui, 1657, como uma bruxa”. 

Não há registros precisos sobre a identidade de Maggie Wall. Porém, pelas histórias narradas, acredita-se que no passado ela foi uma mulher que dominava os conhecimentos sobre ervas. Assim, ela tinha facilidade em preparar remédios naturais que, para muitas pessoas, era um dom associado à bruxaria. Por essa razão, Maggie Wall foi queimada por ser especialista em um assunto que na época não era bem aceito.

Curandeira misteriosa

Rainha dos venenos – Catherine Deshayes

A mãe de Catherine possivelmente já praticava métodos não tradicionais para a época. Isso porque aos nove anos de idade, Catherine Deshayes tinha o conhecimento de astrologia e quiromancia, que é uma técnica de leitura de rosto. Porém, sua fama começou a crescer em Paris por causa das poções do amor e amuletos que ela fazia para as classes mais altas da sociedade. Com o tempo, os clientes passaram a procurá-la com maior frequência para conseguirem venenos e, dessa forma, Catherine passou a focar no preparo de diversos tipos de veneno.

Essa fama nada convencional e o fato de que, entre 1660 e 1680, o número de mortes de amantes e homens idosos ligados à nobreza era muito alto, houve uma investigação conhecida por “Caso dos Venenos”. Assim, em 1679, Catherine Deshayes foi presa e sua casa foi vasculhada pelos investigadores.

A rainha dos venenos não apenas trabalhava no preparo de substâncias tóxicas, mas também realizava abortos e “missas negras”. Culpada, então, de matar diversos bebês e fetos, além de ser responsável pelos venenos que eram usados em assassinatos, Catherine Deshayes foi queimada viva em área pública, em 1680.

Rainha dos venenos

Rainha do voodoo – Marie Laveau

Por volta de 1820, após a morte misteriosa de seu marido Jacques Paris, Marie abriu um salão de cabeleireiro em Nova Orleans, onde além de cuidar dos cabelos dos clientes, fazia atendimentos espirituais, realizava o trabalho de fitoterapeuta e de leitura de cartas. No local também há relatos que Marie elaborava feitiços e poções, principalmente para ajudar doentes que a procuravam.

Marie Laveau era conhecida por ser uma mulher muito bonita, bem vestida e respeitada pela comunidade. As suas práticas de voodoo eram feitas em uma praça pública, onde as pessoas que participavam das cerimônias entravam em transes. Com o tempo, Marie passou a realizar os trabalhos de voodoo na sua casa, longe dos locais públicos. 

Em 1881, Marie Laveau morreu por causa de complicações na saúde. Houve uma grande homenagem no seu funeral, pois era uma pessoa muita querida e admirada por todos.

Rainha do voodoo

As previsões certeiras – Ursula Southeil

Mais conhecida pelo nome de Mãe Shipton, essa mulher ficou bastante famosa na Inglaterra por causa de suas previsões e, assim, foi acusada no século XVI de ser uma bruxa. Além disso, a sua aparência física também fez com que sua associação à bruxaria e até mesmo ao diabo ganhassem mais intensidade.

Mesmo com todas as acusações, Ursula Southeil foi uma poderosa profetisa e até hoje suas previsões são famosas. Uma das mais populares é sobre a peste que devastou Londres em 1665. As previsões eram feitas em forma de poemas, pois assim ela conseguia se proteger contra as acusações de bruxaria.

Previsões de Ursula

LEIA TAMBÉM:

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
publicidade

MULHER

Erros de beleza: 15 falhas que você provavelmente comete e pode evitar

Publicado


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Erros de beleza: 15 falhas que você provavelmente comete e pode evitar

Algumas práticas que adotamos no dia a dia com a pele, cabelo e unhas podem acabar tendo um efeito contrário e prejudicando até a nossa saúde. Por isso, são consideradas verdadeiros erros de beleza ! Alguns deles são tão comuns que passam a ser transmitidos entre as mulheres como verdade absoluta, como a necessidade de lavar as madeixas todos os dias.

Para evitar que você caia nessas ciladas e aproveite o melhor que os momentos de autocuidado têm a oferecer, listamos as principais falhas de beleza em cada uma dessas categorias. Siga as dicas para passar longe dos vacilos e fique ainda mais bonita!

Saiba como corrigir esses 15 erros de beleza comuns

Cuidados com a pele

Erros de beleza: 15 falhas que você provavelmente comete e pode evitar
Foto: Shutterstock

1. Lavar o rosto em excesso. Na tentativa de acabar com a oleosidade, muitas mulheres fazem isso várias vezes ao dia. Tirar o óleo natural da pele só faz com que o organismo entenda que precisa produzir ainda mais. Assim, acontece o temido “efeito rebote”, piorando a situação.

2. Sair sem protetor solar. Quem pensa que o produto deve ser aplicado apenas nos dias de praia e piscina está completamente enganada. O uso do protetor solar é indispensável para prevenir o envelhecimento precoce e evitar o aparecimento de manchas, até mesmo com clima nublado e chuvoso.

3. Espremer cravos e espinhas. Fazer isso aumenta as chances de inflamações, além de favorecer a formação de marcas e cicatrizes. Para fugir desse erro de beleza, o melhor é utilizar produtos específicos para eliminar a acne e investir em uma limpeza de pele profissional; sempre com a recomendação de um dermatologista.

4. Dormir de maquiagem. Nunca é demais reforçar a importância de remover a maquiagem antes de deitar. Esse é um erro bastante comum, especialmente após eventos especiais durante a noite, quando chegamos em casa cansadas. Entretanto, é fundamental reservar alguns minutos para cuidar da pele, usando um bom demaquilante e impedindo o entupimento dos poros.

5. Usar produtos para o corpo no rosto. Cada região possui características próprias e, por isso, conta com cosméticos desenvolvidos especificamente para as suas necessidades. Em caso de dúvida, siga as recomendações de um profissional qualificado antes de aplicar sabonetes, hidratantes, protetores solares e outros.

Cuidados com o cabelo

Foto: Shutterstock

1. Passar shampoo no cabelo todo. Ao contrário do que muitas pensam, o produto é necessário apenas na raiz das madeixas e, portanto, não deve ser aplicado em todo o comprimento. O ideal para preservar a saúde dos fios é massagear o couro cabeludo e deixar que a espuma escorra até a pontas antes de enxaguar.

2. Não proteger os fios. Antes da escova ou chapinha, é preciso dar atenção aos cuidados para o cabelo contra o calor excessivo. Nessa hora, os produtos com função de protetor térmico são seus melhores aliados.

3. Lavar com muita frequência. Assim como acontece com o rosto, aplicar shampoo e condicionador todos os dias é um erro de beleza que pode provocar o “efeito rebote” e aumentar a oleosidade dos fios. A dica é intercalar as lavagens durante a semana, dando preferência aos produtos específicos para o seu tipo de cabelo.

4. Usar água muito quente. As altas temperaturas podem causar irritações no couro cabeludo, assim como estimular a produção de sebo e favorecer a oleosidade dos fios. Por isso, é recomendado priorizar os banhos com água morna.

5. Ficar muito tempo sem cortar. Pode parecer papo de cabeleireiro, mas não é. Aparar as pontinhas dos fios a cada três meses evita que elas comecem a “abrir” e que os fios quebrem com mais facilidade. Desapega!

Cuidados com as unhas

Erros de beleza: 15 falhas que você provavelmente comete e pode evitar
Foto: Shutterstock

1. Não passar base antes do esmalte. A cobertura transparente protege as unhas dos danos causados pelos produtos químicos presentes no esmalte . Além disso, algumas bases possuem vitaminas e ingredientes fortalecedores essenciais para a boa aparência e saúde das unhas.

2. Arrancar o esmalte das unhas. Sabe quando solta uma “lasquinha” na esmaltação e você decide retirar o restante do produto com as mãos, ou pior, com os dentes? Essa atitude provoca a remoção das camadas superficiais da unha, deixando-a enfraquecida e quebradiça.

3. Remover toda a cutícula. As temidas cutículas são, na verdade, uma camada de proteção do organismo contra a entrada de vírus e bactérias. Para não cometer esse erro de beleza e evitar contaminações, a dica é apenas empurrá-las com a espátula e remover o excesso de pele.

4. Utilizar acetona. O produto contém ácidos na composição, capazes de prejudicar a saúde das unhas e provocar lesões. Dessa forma, é melhor evitar o uso, dando preferência para o removedor de esmaltes.

5. Lixar fazendo “vai e vem”. O movimento pode deixar as unhas mais fracas e frágeis, por isso, o correto é lixá-las sempre na mesma direção. Comece sempre de uma extremidade até o centro e repita o processo do outro lado.

E aí, cometia algum desses erros de beleza ? Nós apostamos que sim. A dica final é aproveitar um momento só seu para investir em todos esses cuidados, relaxar e se conectar consigo mesma. Você merece!

Texto: Redação Alto Astral e Milena Garcia | Edição: Renata Rocha

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana