cultura

Artista faz releitura eco-friendly de símbolo cultural cuiabano

Publicado

A artista plástica Nadja Lammel, que já carrega na bagagem mais de 10 exposições, incluindo passagens pelo exterior, se aventura em uma nova era com a inserção de materiais eco-friendly na confecção de suas novas obras, e arrisca uma ousada e bem-vinda releitura de um dos principais símbolos da cultura cuiabana: a viola de cocho.

A peça de arte faz parte da nova exposição da artista, intitulada IN NATURA, e ela também vem revestida de novidade: a exposição só pode ser acompanhada pelas redes sociais de Lammel, bem como pelo seu site oficial. Com apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, o evento tem data pra acabar no dia 13 de agosto.

Os interessados devem acessar ou sua conta no Instagram (@nadja.lammel)  ou o site oficial (www.nadjalammel.com) para ver não somente o carro chefe da nova exposição, mas outras obras da artista.

“Minhas obras são eco-friendly”, e foram executadas com técnicas características do grafite e também técnicas da pintura tradicional regionalista, no intuito de promover e valorizar a cultura e natureza mato-grossense inseridas em um contexto urbano com o mínimo de impacto ambiental possível”.

Viola de cocho

Além das pinturas com tema que remete a fauna pantaneira, como a famosa onça pintada, e a preservação dos povos originários do Brasil, mais particularmente de Mato Grosso, a artista inova e lança uma luminária “viola de cocho” com intuito de renovar a experiência do público colecionador de arte.

“Além de ser uma obra de arte, ela também tem a função da iluminação, e isso une seus usos e permite uma nova conotação da viola de cocho, instrumento cujo seu modo de fazer é registrado como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN”, conta Nadja Lammel.

Materiais

Os principais materiais e superfícies são ecológicos (eco-friendly), como madeira de demolição e reflorestamento. “Até mesmo a viola de cocho foi feita com esse material, pois procurou-se uma peça que estava sem uso como instrumento que pudesse virar uma luminária”, explica Guilherme Chaves, empresários e produtor executivo.

 “A ideia é valorizar nossa cultura, aproveitar ao máximo materiais que já possuímos e permitir novos usos com o mínimo de impacto ambiental possível”, completa a artista.

SERVIÇO:

Local: Redes Sociais e site oficial (Instagram: @nadja.lammel / www.nadjalammel.com)

Datas: 13/07 a 13/08/2020

Horários: Disponível para acesso livre

Informações para pedir o catálogo: (65) 99915-7713 / 99613 5853 / 3025 1235

Agendamentos: [email protected] 

Comentários Facebook
publicidade

cultura

Live com artistas regionais homenageará servidores públicos de Mato Grosso

Publicado

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro, será realizada uma live especial com um show de humor organizado pelo ator André D’Lucca e vários outros artistas que compõem o quadro de servidores do Estado. A iniciativa conta com o apoio da primeira-dama Virginia Mendes.

A ação está sendo operacionalizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com a Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF), e com apoio técnico da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.

A live será realizada no dia 28, às 20h, e transmitida pelos perfis no Facebook da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, da Setasc e do artista André D´Lucca, interprete da famosa personagem Almerinda.

Participarão também os servidores Romeu Benedicto, que dá vida ao Totó Bodega; Eloá Pimenta, que faz a Kotinha; Alberto Yoshiara, fazendo o palhaço Berinjela; e Wagton Douglas, com um personagem indígena.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana