AGRO & NEGÓCIO

Aprosoja comemora aprovação da construção da Fico pelo TCU

Publicado


.

Política Agrícola e Logística

Aprosoja comemora aprovação da construção da Fico pelo TCU

Obra será estruturante para toda região do Vale do Araguaia

29/07/2020

O Movimento Pró-Logística da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) comemora a aprovação, por unanimidade pelo Tribunal de Contas da União (TCU), da construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) no segmento que liga Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), pela companhia Vale.

“Estamos comemorando mais uma grande vitória com aprovação pelo TCU da prorrogação antecipada da malha a Estrada de Ferro Vitória Minas e da Ferrovia dos Carajás. Com essa prorrogação antecipada, fica também aprovado o investimento na FICO, no trecho entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). Uma super notícia para toda Região do Vale do Araguaia, toda Região Nordeste e Leste de Mato Grosso. Será uma Ferrovia de 388 km que vai conectar o Vale do Araguaia na BR158, em Água Boa a Mara Rosa na Ferrovia Norte Sul. Que a partir de Mara Rosa poderão ser acessados portos de Itaqui ou de Santos”, celebrou Edeon Vaz, diretor-executivo do Movimento Pró-Logística.

Presidente da Aprosoja, Antonio Galvan, aponta que a obra será de extrema necessidade o Vale do Araguaia, importante região produtiva do Estado, que por muito tempo ficou esquecida pelo poder público. “Isso foi muito aguardado por todos nós, pelo Movimento Pró-Logística e todo Mato Grosso. Aquela Região demanda por muita logística, por conta da área que é plantada e agora o progresso ali vai chegar”, pontuou.

Edeon Vaz lembra que os trabalhos do Movimento Pró-Logística continuam e buscam a extensão da ferrovia de Água Boa até Lucas do Rio Verde. “Outra luta vai ser trazer a FIOL para Mara Rosa e, assim, passaremos a ter três portos. Isso será muito bom e vai trazer um ganho substancial para a região Vale do Araguaia e redução de 20% no valor do frete que se paga hoje”, assinalou.

Galvan lembrou que o mês de julho foi produtivo para o setor logístico, primeiro com a assinatura da ordem de serviço para construção da ponte sobre o Rio Araguaia na BR-080, e agora com a aprovação da construção da Fico. Presidente agradeceu o Governo Federal pelas obras que vão garantir mais agilidade no escoamento da safra na Região do Araguaia.  

“Agradecer ao ministro Tarcísio Freitas e nosso presidente Jair Bolsonaro pelo anúncio de tantos anos de luta de duas importantes obras para Mato Grosso, em especial para o Vale do Araguaia. E com anúncio da obra da ponte sobre o Rio Araguaia, na BR-080, que vai ligar os Estados de Mato Grosso e Goiás, ganha toda Região, e ganha todo Estado de Mato Grosso”, finalizou o presidente.

Fonte: Ascom

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

Comentários Facebook
publicidade

AGRO & NEGÓCIO

Embrapa apresenta informações sobre 17 temas na Expoagro Digital

Publicado


Com mais de 130 produtos de informação em formato de textos, vídeos e áudios que trazem recomentações técnicas sobre 17 culturas agropecuárias no Amazonas, a Embrapa Amazônia Ocidental  está participando da  I Feira Agropecuária Digital do Amazonas – 42ª  Expoagro. O evento acontece nos dias 28, 29 e 30 de setembro em plataforma na internet no site www.expoagro.am.gov.br

O conteúdo disponibilizado pela Embrapa Amazônia Ocidental pode ser acessado no site indo para a opção “campo do conhecimento” .   O estande digital da Embrapa Amazônia Ocidental  também  está disponível no portal Embrapa em  https://www.embrapa.br/amazonia-ocidental/estande-digital . No estande digital estão sendo disponibilizadas diversas informações técnicas em formato de textos, vídeos e áudios, sobre as culturas da banana, cupuaçu, citros, abacaxi, maracujá, mamão, mandioca, cará-roxo, milho, feijão-caupi, açaí , café, castanha, guaraná, seringueira, e piscicultura de tambaqui e de matrinxã.

As informações são voltadas principalmente para produtores, técnicos de extensão, profissionais do setor agrícola, gestores e demais agentes que atuam no setor primário.

Entre os mais de 130 produtos de informação disponibilizados gratuitamente para download ou para consulta no site, estão incluídas  informações sobre soluções tecnológicas, publicações técnicas com orientações para manejo dos cultivos, boas práticas e demais recomendações técnicas resultantes da pesquisa agropecuária. As informações disponibilizadas pela Embrapa contribuem para que o produtor possa ter melhores resultados em sua atividade, com aumento de produtividade, geração de renda e conservação ambiental.

Além de consultar as informações, o público pode pedir informações complementares  por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão pelo link  http://www.embrapa.br/fale-conosco/sac

Sobre a Expoagro

A Expoagro é o maior evento voltado para o setor primário no estado do Amazonas. A coordenação do evento é da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) do Amazonas.  Integra a programação da 42ª Expoagro também o 1◦ Seminário Digital de Bioeconomia do Amazonas,  evento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciencia Tecnologia e Inovação (Sedecti) em parceria com a  Sepror.

A programação além de ser feita pelo site www.expoagro.am.gov.br , ocorre também  com transmissão pela TV e Rádio Encontro das Águas (canal 2.5 e FM 97,7, respectivamente), além das redes sociais do Governo do Amazonas e dos demais órgãos participantes e parceiros do evento.

O evento também conta com venda de animais, expositores de máquinas e equipamentos, feira gastronômica, shows musicais, cursos, tudo no ambiente virtual, sem atividades presenciais em razão da pandemia da Covid-19 .

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana