caceres

Após 90 dias de seca, chuva ameniza calor extremo e incêndios no Pantanal

Publicados

em

Por João Arruda | Cáceres

Após mais de 90 dias sem chuva, nesta madrugada de segunda-feira (20.11), uma chuva contínua amenizou o calor extremo que estava presente no município de Cáceres ( a 210 quilômetros a oeste de Cuiabá), no pantanal mato-grossense. 

A cidade vinha enfrentando temperaturas acima de 40 graus Celsius e vários focos de incêndio tanto na área urbana quanto no setor rural. Algumas lagoas, pequenos riachos e até mesmo baías secaram, apresentando cenários semelhantes aos de desertos.

Felizmente, a chuva que persiste esta manhã não veio acompanhada de ventos fortes, o que seria um risco, considerando que Cáceres possui um relevo plano. O município tem 70% de sua extensão territorial cobertos pelo Pantanal e a economia é centrada na pecuária de corte. Os prejuízos no campo têm sido significativos, uma vez que Cáceres possui o maior rebanho bovino de Mato Grosso. A chuva alivia momentaneamente a situação, mas os produtores de gado estão apreensivos.

Na área urbana, a chuva também trouxe alívio, especialmente para os bairros que ainda não têm asfalto. Além disso, o nível do Rio Paraguai é preocupante para esta época do ano, conhecida como “estação da cheia”, que marca o início do período de inundação dos rios e lagoas ao longo do Paraguai e seus afluentes.

Produtores de gado da região conhecida como “As Pedras” ou “Tarumã” estão cobrando das autoridades ambientais uma investigação sobre os incêndios anuais que ocorrem sempre no mesmo local, conhecido como “Fazenda do Bom Bife”. De acordo com um grupo de pecuaristas, há mais de cinco anos esses incêndios ocorrem na mesma área durante a estiagem. Eles defendem o uso de satélites e drones para determinar as causas desses incêndios, se são naturais ou causados por seres humanos. Um dos produtores da região aponta que é muito coincidência que todo ano, no mesmo lugar, surja um incêndio, e os moradores locais se veem obrigados a ajudar para evitar que o fogo se espalhe e cause a morte do gado nas fazendas vizinhas à área do incêndio. Ele também menciona que a área onde ocorre o incêndio era originalmente uma serra desmatada, que foi transformada em pastagens plantadas.

A reportagem tentou entrar em contato com a responsável pela “Fazenda do Bom Bife”, porém não obteve retorno. O espaço está aberto para manifestação.

Não há previsão de mais chuvas, mas a chegada dessa chuva foi amplamente comemorada nas redes sociais desde as primeiras horas da manhã.

João Arruda é repórter em Cáceres | Mato Grosso

Comentários Facebook
Propaganda

caceres

Três pontos de venda de drogas em Cáceres são demolidos

Publicados

em

Por João Arruda | Cáceres 

Três imóveis utilizados como pontos de venda de drogas foram demolidos na manhã desta segunda-feira (04) em Cáceres ( a 210 km de Cuiabá). As casas foram derrubadas por máquinas e caçambas da prefeitura, com o apoio de policiais civis e militares.

Durante a demolição, foi encontrada uma pitbull com vários filhotes em uma das casas, localizada na extremidade da Rua das Opalas. O animal foi resgatado e adotado. Também foram encontrados 24 frangos no quintal da mesma casa, que serão doados.

Um total de 49 pessoas, entre homens e mulheres, estão sendo submetidas a exames de corpo de delito, e posteriormente serão encaminhadas a centros de recuperação de dependentes químicos. Com essas três demolições, chega a cinco o número de imóveis derrubados na cidade, todos eles pontos de venda de drogas.

A decisão judicial foi comemorada pelos vizinhos das áreas onde funcionavam os pontos de venda. No entanto, existe a preocupação de que os usuários que se recusam a receber tratamento oferecido pelo município possam migrar para os casarões coloniais abandonados no Centro Histórico da cidade.

Há suspeitas de que o prédio do extinto Ipemat de Cáceres, localizado na movimentada Rua Padre Casimiro, esteja sendo utilizado como ponto de venda e consumo de entorpecentes.

João Arruda é repórter em Cáceres | Mato Grosso

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana