TECNOLOGIA

Aplicativo da Xiaomi mede frequência cardíaca pela câmera do celular; saiba como

Publicado


source

Tecnoblog

Xiaomi
Unsplash/Alex Ware

Celular é capaz de medir frequência cardíaca sem necessidade de hardware próprio

A Xiaomi está adicionando a função de leitura de batimentos cardíacos dentro do aplicativo Mi Health , que já está presente em alguns aparelhos da marca chinesa e acompanha dados como número de passos e a qualidade do sono do usuário. A novidade chega sem a necessidade de qualquer hardware específico, fazendo a leitura com a câmera do próprio celular.

Antes da leitura de batimentos cardíacos aparecer em relógios inteligentes e hardware dedicados de smartphones , como no caso de diversos celulares da linha Galaxy S e Note, a frequência cardíaca poderia ser aferida com ajuda de algum app que utilizava a câmera do aparelho, junto do flash aceso. É exatamente assim que a Xiaomi resolveu adicionar este tipo de leitura em seus aparelhos.

A ferramenta apareceu na versão 2.7.4 do Mi Health e ela é capaz de fazer o que propõe quando o usuário coloca a ponta do dedo cobrindo toda a lente da câmera traseira, além de cobrir o LED do flash ao mesmo tempo. O app identifica que isso aconteceu quando a imagem escura fica vermelha, que é quando o sensor pode analisar o fluxo sanguíneo que passa nas veias e assim faz a medição.

Quando a leitura termina, o aplicativo pergunta se o usuário estava descansando, se acabou de fazer um exercício físico ou se já está acordado e trabalhando. Uma barra mostra quão próxima a frequência registrada está do máximo ou do mínimo recomendado para a situação atual.

Assim como acontece com outros apps de acompanhamento de saúde, o Mi Health exibe um histórico das leituras mais recentes e que podem ser dos últimos dias, semanas ou meses. O Mi Health, exclusivo dos aparelhos vendidos para o mercado chinês, deve ser lançado em mercados fora do país nas próximas semanas.

Comentários Facebook
publicidade

TECNOLOGIA

FCA e TIM lançam parceria para carros com conectividade a bordo a partir de 2021

Publicado


source
fca tim jeep compass
Divulgação/Leo Lara

Parceria entre FCA e TIM trará conectividade aos carros

Futuros lançamentos das marcas Fiat , Jeep e RAM fabricados a partir da primeira metade de 2021 já virão conectividade embarcada. A novidade foi anunciada nesta quarta (28) durante apresentação online de CEO´s da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e da operadora TIM .

Os executivos da TIM e da FCA não deram detalhes específicos sobre o funcionamento prático da novidade e nem quanto impactará no valor dos veículos , mas disseram que os “clientes vão se surpreender”.

Haverá uma plataforma integrada às funções multimídia do veículo e também com parceiros externos, como redes de fast food, restaurantes, postos de gasolina e serviços, como seguro do automóvel.

Será possível, por exemplo, receber no veículo o anúncio de uma promoção de lanche de uma cadeia de fast-food e, em um toque, escolher o sanduíche desejado. Com um outro toque, realizar o pagamento. E, sem seguida, passar pela lanchonete e buscar o pedido. Sem invadir a privacidade dos usuários.

“O carro conectado criará uma experiência digitalizada e personalizada do usuário, que terá acesso a serviços e tecnologias integradas, fáceis de usar e seguras, mudando a forma como o carro é utilizado e como os ocupantes se relacionam com tudo o que está ao redor”, comenta André Souza, chief information officer da FCA para a América Latina.

Os veículos já virão com o chip virtual eSIM para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, com cobertura 4G da operadora. Será possível, por exemplo, dar a partida remotamente no veículo e acionar o ar-condicionado para garantir a temperatura interna desejada antes mesmo de entrar no automóvel. Os proprietários também poderão fazer a identificação remota de eventuais falhas carro , por meio de sensores conectados, que vão enviar os dados aos servidores da montadora, para que seja feita a análise.

“Na medida em que conhecemos e aprendemos junto com o consumidor, teremos condições de desenvolver novas soluções que irão melhorar significativamente sua experiência ganhando mais conveniência e fluidez”, disse Luis Santamaria, diretor de Mopar – o braço de pós-vendas, peças, acessórios e serviços da FCA.

Cobertura 4G

Em relação à parceria entre FCA e TIM , a ideia é aproveitar a cobertura 4G da operadora (atualmente presente em mais de 3,5 mil cidades no Brasil). “Somos pioneiros no desenvolvimento de projetos com o 5G e acreditamos no potencial que a próxima geração de redes móveis tem, especialmente na geração de negócios explorando novas possibilidades”, destacou Alberto Griselli, chief revenue officer da TIM Brasil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana