BRASIL E MUNDO

Aplicação do primeiro Exame Nacional de Residência Ebserh ocorre neste domingo (10)

Publicados

em


A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) aplicará neste domingo (10) as provas objetivas do Exame Nacional de Residência Ebserh (Enare). Elas ocorrerão em todas as capitais do país e nas cidades de Araguaína (TO), São Carlos (SP) e Lagarto (SE). Os candidatos devem acessar o site do Enare para saber o horário e o local. Profissionais das áreas de Ensino e Pesquisa da Rede Ebserh acompanharão o processo nas cidades que possuem hospitais filiados.

Os candidatos que fizerem a prova disputarão 304 vagas em 41 especialidades de Residência Médica. Já para a Residência Uniprofissional são oito vagas em disputa, entre enfermagem e física médica. A Residência Multiprofissional dispõe de 93 vagas, que incluem enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas e profissionais de Educação Física.

Segundo o presidente da estatal, Oswaldo Ferreira, trata-se de uma iniciativa pioneira. “É a primeira vez que realizamos um processo seletivo unificado voltado para residentes. Esse tipo de seleção traz vários benefícios tanto para os candidatos quanto para as universidades e seus resultados certamente se refletirão na assistência à saúde e no ensino e pesquisa de qualidade”, afirmou Ferreira.

Inclusão

Nas cidades de Aracajú (SE) e Palmas (TO), as provas serão disponibilizadas também em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para surdos. Elas serão aplicadas em formato de vídeo, com especialistas traduzindo as questões. O candidato terá um computador à disposição e poderá acessar o vídeo da prova conforme a necessidade durante o transcorrer da aplicação.

A prova em Libras será disponibilizada para os candidatos que a solicitaram no formulário de inscrição e enviaram laudo confirmando a necessidade desse tipo de atendimento especial.

Já na cidade de Vitória (ES), será aplicada a prova utilizando o Sistema Dosvox, que faz a leitura para o candidato cego, permitindo que ele tenha autonomia para fazer a prova sem a necessidade de um fiscal leitor. A prova adaptada ao sistema é disponibilizada para o candidato em formato digital e, ao término, o candidato imprime e uma versão é enviada para a banca que fará o processamento do resultado.

Acesse o site do Enare https://enare.ebserh.gov.br/

Com informações da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Fonte: Brasil.gov

Comentários Facebook
Propaganda

BRASIL E MUNDO

Navio se choca com estação de balsas no litoral de São Paulo; veja os vídeos

Publicados

em


source
Navio se choca com estação de balsas no litoral de São Paulo
Reprodução

Navio se choca com estação de balsas no litoral de São Paulo

Um navio de carga supostamente desgovernado se chocou com um píer onde ficam ancoradas as balsas que fazem a  travessia  entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, na tarde deste domingo.

De acordo com o Departamento Hidroviário, travessia ficou paralisada por cerca de 1h20 devido ao acidente. Ninguém se feriu.

A Capitânia dos Portos, em Santos, informou que uma equipe de peritos está no local para avaliar os danos feitos na área de embarque de bicicletas, que dá acesso às balsas, e também no navio, que ficou avariado.

Segundo a capitânia, o navio da Hamurg Süd levava contêineres, mas não há detalhes sobre o conteúdo embarcado.

Você viu?

Segundo o portal G1, o acidente ocorreu por volta de 14h, no terminal de travessia de balsas de bicicletas. Um navio de carga colidiu e destruiu o píer de atracação.

Ainda não há informações do que provocou o acidente. As causas serão averiguadas pela Capitania dos Portos e Marinha.

Equipes do Departamento Hidroviário trabalharam para retomar o serviço, que voltou a funcionar por volta das 15h.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o barco atinge o píer. Assustadas, algumas pessoas correm.

O navio Cap San Antonio, de bandeira dinamarquesa, havia saído de um dos terminais de Santos e seguiria para o Porto de Paranaguá. Com 8,9 metros de calado, a embarcação foi construída em 2014. Tem 333 metros de comprimento e 48,3 de largura. Sua capacidade é de 10.500 TEU (Twenty feet Equivalent Unit/ ou unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana