CIDADES

APDM empossa nova diretoria e fará pré-lançamento selo Unicef região amazônica nesta terça feira

Publicados

em


A presidente eleita da APDM Scheila Pedroso e a sua diretoria tomará posse na próxima terça feira 13/04 às 16hs na sede da AMM em Cuiabá, Mato Grosso. O evento será de forma virtual transmitido pelo Canal da APDM no Youtube e as   autoridades convidadas farão uso da fala através da plataforma Zoom. No local da posse, seguindo todas as normas de protocolo, somente a Presidente Scheila Pedroso e parte da diretoria da Gestão 2021/2023.

A Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso-APDM-MT atua na defesa das questões sociais, com atuação política, técnica e operacional efetiva, buscando o fortalecimento e defesa dos Municípios e da Política de Assistência Social do Estado de Mato Grosso. A entidade não faz política de governo, mas fomenta, articula e busca canais para que os municípios tenham recursos, projetos e programas direcionados para o setor. 

A Associação vem desenvolvendo um trabalho em consonância com a demanda apresentada, na perspectiva de garantir atendimentos qualificados a todos os municípios, aqui representados pelos Gestores Sociais e Primeiras Damas nomeadas secretária de Ação social.

A Presidente eleita Scheila Pedroso é Secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação e primeira dama de Sinop e em recente entrevista afirmou estar atenta a questões sociais de todos os municípios de Mato Grosso e já começou as articulações de trabalho para projetos como a arrecadação para o Fundo a Infância e a ao Adolescente –  FIA  e Fundo do Idoso, Natal Solidário e a parceria com o Selo UNICEF que foi criado em 1999, e tem como objetivo acompanhar, dar apoio e reconhecer publicamente os esforços dos municípios na garantia dos direitos de meninas e meninos.
Na posse esses projetos serão destaque nas falas dos convidados, entre eles  Anyoli Sanabria – Coordenadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Território Amazônico Neurilan Fraga Presidente da AMM, Paulo Prado – Procurador da Justiça e Rosna Leite – Defensora Pública.

Todas as primeiras damas e gestores do Estado integram a associação e atuam em parcerias na defesa das questões sociais, técnica e operacional efetiva, buscando o fortalecimento e defesa dos municípios e da política de assistência social de Mato Grosso.

Para acompanhar a posse basta acessar o canal da APDM no Youtube.

Veja a composição completa da presidência da associação:

PRESIDENTE: Scheila Pedroso da Silva  -1ª Dama e Gestora Altos do Teles Pires (Sinop);
SECRETÁRIA GERAL: Hellen Janayna Ferreira de Jesus – Gestora Vale do Rio Cuiabá (Cuiabá);
TESOUREIRA: Tayane Augusta Araújo de Andrade Castro – Gestora Vale do Rio Cuiabá (Sto Antônio de Leverger);
1ª SUPLENTE: Glaucia da Silva Macedo – 1ª Dama Região Sul (Dom Aquino);
2ª SUPLENTE: Hieza de Oliveira Figueiredo – Gestora Altos do Rio Paraguai (Arenápolis);
1ª CONSELHO FISCAL: Valdirene Pinto do Nascimento – 1ª Dama e Gestora Consórcio Norte Araguaia (Porto Alegre do Norte);
2ª CONSELHO FISCAL: Karyne Scorsatto Hory – 1ª Dama e Gestora Vale Teles Pires (Apiacás);
3ª CONSELHO FISCAL: Marisete Teresinha Alberti de Souza – 1ª Dama e Gestora
Região Portal da Amazônia (Peixoto de Azevedo).
E as Delegadas:
Consórcio Intermunicipal “VALE DO RIO CUIABÁ” – Maria Cecíia Botini Hanel, 1ª Dama e Secretária de Assistência Social de Nobres
Consórcio Intermunicipal “REGIÃO SUL” –  Neuma Morais 1ª Dama de Rondonópolis
Consórcio Intermunicipal “COMPLEXO NASCENTES DO PANTANAL” – Kedman de Carvalho, Secretário Municipal de Assistência Social de Gloria do Oeste – MT
Consórcio Intermunicipal “VALE DO JURUENA” – Celia Aparecida Neto Ramos, Secretária Municipal de Assistência Social de Juruena MT
Consórcio Intermunicipal “ALTO TELES PIRES” – Rosineri Maria Queiroz  Grasseli 1ª Dama e Secretária Municipal de Assistência Social de Ipiranga do Norte MT
Consórcio Intermunicipal “PORTAL DO ARAGUAIA” – Viviane Soares Freitas Souza, Secretária Municipal de Assistência Social de General Carneiro – MT
 Consórcio Intermunicipal do “ARAGUAIA” – Leônia Carolina Claudio Macêdo, Secretária Municipal de Assistência Social de São Felix do Araguaia M
Consórcio Intermunicipal “NORTE ARAGUAIA” – Lucy Meiry Vinhal Borges, 1ª Dama e Secretária Municipal de Assistência Social de Vila Rica MT,

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Propaganda

CIDADES

AMM defende mais orientação aos municípios para o retorno das aulas presenciais

Publicados

em


A organização de um planejamento para a retomada das atividades escolares de forma presencial nas unidades públicas e privadas foi o tema de uma reunião realizada nesta terça-feira (11), com a participação da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM e de outras instituições. A reunião foi provocada e conduzida pelo promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior, que ponderou sobre a necessidade de garantir o retorno de forma segura para os profissionais da educação e para os alunos.  

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que alguns municípios já retomaram as atividades, mas muitos ainda aguardam para definir o retorno. “Muitos estão na dependência do estado, aguardando orientação sobre os protocolos sanitários a serem adotados, além de adequação da infraestrutura para que possam receber a comunidade escolar e viabilizar o funcionamento das atividades pedagógicas”, frisou, destacando a importância do repasse do transporte escolar, necessário para o deslocamento de alunos das redes estadual e municipal.   

Fraga destacou, ainda, que é importante que haja uma  maior sintonia entre as secretarias de estado de Educação e Saúde com as correspondentes municipais para promover um maior entendimento sobre as medidas a serem adotadas pelas prefeituras. Sugeriu, ainda, a abertura de um canal direito e contínuo de comunicação entre os gestores municipais e representantes da Seduc e SES, inclusive aos finais de semana e feriados, visando a adoção de medidas emergenciais para atender os municípios, quando necessário.

O promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior disse que é importante a articulação das secretarias estaduais e municipais para o retorno das aulas, considerando os prejuízos causados por mais de um ano de paralisação devido à pandemia.  “Precisamos buscar o equilíbrio para o retorno. A preocupação é como retornar, que é uma discussão que deve ser enfrentada o quanto antes para não ter ainda mais prejuízo”, assinalou, ponderando que não existe ambiente 100% seguro, mas as escolas são ambientes controlados.

O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Educação, Amauri Fernandes, disse que a Seduc ainda não definiu uma data exata para o retorno das atividades, mas que a secretaria está trabalhando para preparar as unidades escolares e os profissionais para a retomada. “A Seduc tem feito o possível para preparar a volta às aulas. Não temos previsão exata, estamos acompanhando a situação epidemiológica para definir, mas temos um plano de retorno. Já temos profissionais alocados, todas as regras biossegurança definidas e escolas preparadas”, frisou.

O presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Eduardo da Silva, destacou o prejuízo causado pela paralisação das aulas e apresentou algumas dificuldades enfrentadas pelos municípios. “A vigilância mais acentuada é uma preocupação. Temos dificuldade de pessoal para fazer essa fiscalização nos municípios, que precisam de parcerias para fazer o trabalho”, destacou, acrescentando que o repasse insuficiente para o transporte escolar também se apresenta com um desafio para as prefeituras. 

O presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso – Cosems, Marco Felipe, acredita que é possível retomar as aulas seguindo medidas de controle sanitário.Temos a possibilidade de ter o retorno das aulas com todas as medidas de segurança. O prejuízo maior ocorre com as crianças fora da escola. Seria interessante padronizar os protocolos de biossegurança nos municípios”, frisou.

Participaram também da reunião o secretário-adjunto de Atenção e Vigilância da  Secretaria Estadual de Saúde, Juliano Melo,  o presidente do  Conselho Estadual de Educação, Gelson Menegatti Filho, o  presidente do  Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira, o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado estadual Wilson  Santos, entre outros.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana