Saúde
Anvisa se reúne com responsáveis por vacina Sputinik V
Publicado
18 de novembro de 2020, 18:50

Representantes de um instituto russo e da empresa União Química, que conduzem os estudos para o desenvolvimento da vacina Sputinik V, apresentaram o trabalho desenvolvido e a situação atual dos testes de imunização contra a covid-19 à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os representantes da Agência esclareceram dúvidas sobre os próximos passos e os procedimentos para o início de testes clínicos no Brasil.
Representantes da empresa disseram que responderão aos questionamentos dos técnicos da agência nos próximos dias.
O laboratório responsável pelo desenvolvimento da Sputinik V não submeteu à Anvisa, até o momento, o pedido para o registro da vacina. Essa ação é necessária para que qualquer empresa ou ente público possa comercializar um medicamento no Brasil.
A União Química entrou na Anvisa com um pedido de avaliação prévia.
Paraná
Em agosto, o governo do Paraná assinou um convênio com o embaixador da Rússia, Sergey Akopov, para produção da vacina Sputnik V. O acerto prevê o repasse de tecnologia para a fabricação da vcina pelo governo paranaense.
A vacina Sputinik V foi a primeira anunciada como eficaz contra a covid-19. Contudo, houve questionamentos pela comunidade científica pela falta de estudos publicados em periódicos de renome mostrando os resultados dos testes.
Na semana passada, o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) afirmou que a vacina é 92% eficaz. A entidade declarou que seguirá com os testes por mais seis meses e que os resultados serão publicados em periódico científico.
Outras vacinas
Ontem (17), o Ministério da Saúde se reuniu com uma equipe que atua no desenvolvimento da vacina pelas empresas Pfizer, dos Estados Unidos, e Biontech, da Alemanha. De acordo com a assessoria da pasta, foi apresentada a situação dos estudos.
O Ministério da Saúde tem na agenda desta semana encontros marcados com equipes de outras vacinas em desenvolvimento, como Janssen, Johnson & Johnson e Bharati Biotech (Vocaxin), além dos responsáveis pela Sputinik V.

Saúde
OMS lamenta “fracasso moral catastrófico” por distribuição desigual de vacinas
Publicado
19 de janeiro de 2021, 07:47

As vacinas contra covid-19, a grande esperança de acabar com a pandemia , não estão chegando a todos.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde ( OMS ), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou nesta segunda-feira (18/1) para a enorme desigualdade na distribuição da vacina contra a covid-19 e alertou para as graves consequências disso.
“Devo ser franco: o mundo está à beira de um fracasso moral catastrófico, e o preço desse fracasso será pago com as vidas e meios de subsistência dos países mais pobres”, advertiu Tedros no discurso de abertura do Comitê Executivo da OMS, que se reúne nos próximos nove dias.
- Covax, a coalizão de 165 países para garantir vacina contra coronavírus às nações mais pobres
- Vacina contra covid-19: países ricos reservam doses e deixam países pobres sem, adverte aliança
- Os países que lideram o ranking de vacinação no mundo
O chefe da OMS considerou que não é justo que pessoas saudáveis e jovens de nações ricas tenham acesso à vacina antes de grupos vulneráveis de países mais pobres.
Como exemplo, ele explicou que cerca de 39 milhões de doses da vacina foram distribuídas em 49 dos países mais ricos , em comparação com apenas 25 doses em um país pobre .
A partir de janeiro deste ano, China, Índia, Rússia, Reino Unido e EUA desenvolveram vacinas contra o coronavírus , e outras foram desenvolvidas por equipes multinacionais, como a Pfizer, uma colaboração germano-americana.
Quase todas essas nações priorizaram a distribuição para sua própria população .

O chefe da OMS considera que a estratégia do “eu, primeiro” será contraproducente, pois fará com que os preços subam e levará ao acúmulo de vacinas.
“Em última análise, essas ações apenas prolongarão a pandemia , as restrições necessárias para contê-la e o sofrimento humano e econômico”, acrescentou.
O chefe da OMS apelou a um compromisso total com a plataforma Covax , coordenada pela OMS para garantir o acesso equilibrado às vacinas nos países em desenvolvimento com ajuda financeira dos países desenvolvidos, que está prevista para começar a funcionar no próximo mês.
“Eu desafio todos os Estados-membros a garantir que, até o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, as vacinas contra covid-19 sejam administradas em todos os países, como um símbolo de esperança de superar a pandemia e a desigualdades que estão na raiz de tantos desafios globais de saúde.”
Até janeiro deste ano, mais de 180 países aderiram à iniciativa Covax. Seu objetivo é unir os países em um bloco para que tenham maior poder nas negociações com as empresas farmacêuticas.
Você viu?
Um total de 92 países — todos eles de baixa e média renda — comprarão as vacinas por meio de um fundo patrocinado por doadores.
“Obtivemos 2 bilhões de doses de cinco produtores, com opção para mais mil, e esperamos iniciar a distribuição em fevereiro”, disse Tedros.
Apesar das desigualdades, ele considerou que não era tarde para reverter a situação.
“Apelo a todos os países para que trabalhem juntos para garantir que nos primeiros cem dias deste ano, a vacinação dos profissionais de saúde e dos idosos esteja em curso em todos os países”.
No mês passado, a People’s Vaccine Alliance, uma rede de organizações que inclui Anistia Internacional, Oxfam e Global Justice Now, denunciou que os países ricos estavam acumulando doses de vacinas contra covid-19 e alertou que as pessoas nos países pobres seriam deixadas para trás.
A coalizão observou que cerca de 70 países de baixa renda só podiam vacinar 1 em cada 10 pessoas.

O Canadá, em particular, foi fortemente criticado; a coalizão denunciou que o país havia solicitado doses suficientes de vacinas para proteger cada canadense cerca de cinco vezes .
Em dezembro, a ministra canadense do Desenvolvimento Internacional, Karina Gould, rejeitou as alegações de que o país estava estocando vacinas, dizendo que qualquer discussão sobre um excedente era “hipotética”, pois as doses não haviam sido entregues.
Gould garantiu que o Canadá estava alocando US$ 380 milhões para ajudar os países em desenvolvimento em sua luta contra a Covid-19 .

CGE Alerta: Projetos culturais devem prever todos os impostos devidos

Rio: polícia prende ex-vereador por esquema milionário de desvio de combustível

Fevereiro é época de controle da broca-da-erva-mate, principal praga dos ervais

OMS lamenta “fracasso moral catastrófico” por distribuição desigual de vacinas

“Ele dizia que eu era mulher dele e deveria fazer o que ele queria”
Polícia


Polícia Civil capacita profissionais de segurança em cumprimento de mandados de alto risco
Por Raquel Teixeira Vinte profissionais de forças de segurança que atuam nas cidades de Sinop, Sorriso e Nova Ubiratã concluíram...


Pai investigado por abuso sexual contra filhas é preso em Lucas do Rio Verde
Policiais civis e militares de Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá) cumpriram na tarde desta segunda-feira...


Delegacia Fazendária e de Combate à Corrupção serão desinfectadas preventivamente nesta terça-feira (19)
Assessoria | Polícia Civil-MT A Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e a Delegacia Especializada de Combate à Corrupção, da Polícia Civil,...
ENTRETENIMENTO


Ex de Biel, Duda Castro relembra aborto e acusa cantor de “abuso psicológico”
Reprodução/Instagram Duda Castro e Biel Duda Castro criticou o clipe lançado por Biel e Tays Reis, na segunda-feira (18), e...


Anitta deixa de seguir Nego do Borel nas redes sociais; ele retribui o unfollow
Reprodução/Youtube Anitta e Nego do Borel no clipe ‘Essa Mina É Louca’, de 2015 Alguns internautas repararam que Anitta deixou...


Camila Pitanga posa toda chique e diz: “Pronta pra receber minha vacina”
Instagram/Reprodução Atris postou foto toda arrumada e com o braço em evidência para brincar com chegadda da vacina Camila Pitanga parece...
MATO GROSSO


Mato Grosso inicia vacinação contra a Covid-19 e imuniza 10 trabalhadores da Saúde
Mato Grosso deu início, na noite desta segunda-feira (18.01), ao Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. Em ato...


Profissional da UTI Covid-19 do Hospital Metropolitano será primeira vacinada em MT
A técnica de enfermagem do Hospital Metropolitano, Luiza Batista de Almeida Silva, de 43 anos, será a primeira trabalhadora da...


Dezoito municípios estão com risco moderado de contaminação pela Covid-19
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta segunda-feira (18.01) o Boletim Informativo n° 316 com o panorama da situação...
Agronegocio
Política Nacional


Promotoria dá parecer favorável ao afastamento de Flordelis do cargo de deputada
Luis Macedo/Câmara dos Deputados Deputada federal Flordelis (PSD-RJ) A Procuradoria de Justiça deu parecer favorável para que a deputada federal Flordelis dos...


PTB decide apoiar Arthur Lira à presidência da Câmara
O PTB decidiu apoiar, nesta segunda-feira, a candidatura de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados. De acordo...


Deputados entregam a candidatos à Presidência da Câmara carta com prioridades para a educação
Os deputados que integram a Comissão Externa que acompanha os trabalhos do Ministério da Educação e a Frente Parlamentar Mista...
CIDADES


AMM orienta municípios sobre legalidade de pagamento de gratificação a servidores comissionados
Crédito: Marcello Casal Jr. Parecer jurídico elaborado pela Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM esclarece as prefeituras que o pagamento...


Estrutura municipalista e conquistas ganham destaque na abertura dos Novos Gestores 2021-2024
Crédito: Agência CNM Mais de R$ 898 bilhões. Essa é a marca histórica de conquistas por meio do trabalho da...


Presidente da AMM discute plano e logística de vacinação para os municípios
Crédito: Agência de Notícias da AMM O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, está buscando através da Secretaria...
Mais Lidas da Semana
-
Cuiabá12 de janeiro de 2021, 16:40
Valdomiro é mais uma vez eleito como presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual
-
BRASIL E MUNDO12 de janeiro de 2021, 16:50
Caixa completa 160 anos e reforça compromisso com a população brasileira
-
mato grosso16 de janeiro de 2021, 20:07
Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas morre vítima da Covid-19
-
mato grosso14 de janeiro de 2021, 15:01
Nota MT premia 1.002 consumidores; confira lista dos ganhadores
-
CURIOSIDADES12 de janeiro de 2021, 11:56
Idoso de 76 anos engravida mulher, sogra e cunhada ao mesmo tempo
-
Cuiabá14 de janeiro de 2021, 13:21
Vacinação contra Covid-19 em Cuiabá começa no próximo dia 20; veja vídeo
-
AGRO & NEGÓCIO12 de janeiro de 2021, 11:20
Exportações do agronegócio ultrapassam barreira dos US$ 100 bilhões
-
Saúde14 de janeiro de 2021, 10:05
Covid-19: eficácia da CoronaVac e demais vacinas explicada em 4 gráficos; veja