POLÍCIA

Aniversário de 105 anos do 1º Batalhão da PM é celebrado com homenagens a autoridades militares e civis

Publicados

em

O Primeiro Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso celebrou seu aniversário de 105 anos de fundação em solenidade realizada na noite desta sexta-feira (03.06), em Cuiabá. No evento, foram prestadas homenagens a autoridades militares e civis por suas parcerias junto ao batalhão mais tradicional da PM e seus respectivos serviços prestados à sociedade.

A solenidade foi presidida pelo comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Correa Mendes, que, em seu discurso, destacou a história do Batalhão Centenário “Daniel de Queiroz” e parabenizou os homenageados da noite.

“O 1º Batalhão de Polícia Militar é uma unidade histórica, localizada no bairro Porto, onde Cuiabá nasceu e onde estamos nesta linda noite, homenageando pessoas que contribuíram para este centenário e para a segurança pública de Mato Grosso”, afirmou.

“Por aqui se passaram homens que são heróis dentro da história da Polícia Militar, por dedicarem suas vidas em prol da segurança pública. Temos hoje que reconhecer o quão bom esses policiais honraram a nossa farda e toda a história desta unidade”, finalizou o comandante-geral, coronel Mendes.

Em seu discurso da ordem do dia, o comandante do 1º Batalhão da PM, tenente-coronel Reginaldo Azizes Ferreira, rememorou a importância da unidade dentro da Polícia Militar, em mais de 100 anos, e salientou o efetivo do batalhão, que atende boa parte dos bairros de Cuiabá.

“São 105 anos de muita luta, grandes desafios, mas também de muitas conquistas. Hoje, o 1º Batalhão, além de constituir parte importante da Polícia Militar de Mato Grosso, é uma unidade fundamental para a segurança pública do Estado, responsável por 28 bairros da Capital e com três companhias de segurança, que atendem a cerca de 200 mil habitantes da cidade”, ressaltou o tenente-coronel Ferreira.

A abertura da solenidade contou com um breve culto ecumênico, na presença do Arcebispo Dom Mário Antônio da Silva e também do Pastor Jadson Matos, que deram as boas-vindas aos presentes e abençoaram o aniversário do batalhão. 

Na sequência, mais de 150 autoridades militares e civis foram homenageadas e agraciadas com as honrarias da Medalha Mérito Batalhão Daniel de Queiroz e Moeda Honorífica Daniel de Queiroz, como forma de agradecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade e à segurança pública, contribuindo para a busca da ordem e da paz social.

Ainda na celebração, foi entoada, pela primeira vez, a canção do 1ºBatalhão da PM, composta pelo tenente-coronel da reserva remunerada, Florival Pires de Lima, membro da banda da PM por mais de 30 anos. A música foi executada pelo Corpo Musical da PM e cantada pelo tenente Rodrigo Marcos Oliveira de Melo.

História – Criado no ano 1917, após decreto do Interventor do Estado Dr. Camilo Soares Moura, o 1º Batalhão da PM está na atual sede desde o ano de 1919, por ordem do governador, à época, Dom Aquino Correa.

Atualmente é denominado “Batalhão Daniel de Queiroz”. A homenagem foi dada ao nome do ilustre militar, que ingressou na corporação no ano de 1913 e galgou todos os postos hierárquicos da instituição, sendo comandante do 1º Batalhão e também comandante-geral da PMMT.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍCIA

Polícia Civil prende seis por tráfico e crimes sexuais em Mato Grosso

Publicados

em

A Polícia Civil deflagrou, neste sábado (13.08), em Guarantã do Norte, a Operação Guarda Baixa, para cumprimento de três mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão. 

No total, seis pessoas foram presas, sendo três em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Em um endereço alvo da operação, dois suspeitos, de 18 e 19 anos, foram encontrados separando entorpecentes em porções para comercialização.

Foram apreendidas 18 trouxinhas de pasta base de cocaína e uma porção grande, que ainda seria repartida. Além disso, foi localizada uma porção de maconha e uma pequena quantia em dinheiro.

Em outro local alvo das buscas, um homem de 36 anos foi preso com uma arma de fogo com numeração raspada, uma balança de precisão, dinheiro e um celular com conversas demonstrando que ele estava vendendo drogas no município. A decisão judicial concedia autorização para acesso aos dados dos telefones celulares apreendidos durante as buscas.

Crimes sexuais 

Também foram cumpridos mandados de prisão relacionados a investigações sobre crimes sexuais. Em ambos os casos, no decorrer das investigações, o delegado Lucas Lelis solicitou a prisão preventiva dos suspeitos.

Um dos investigados, um homem de 31 anos, manteve relações sexuais com a filha do padrasto, de 13 anos, há cerca de um ano. O outro investigado, de 35 anos, no final de uma festa, na madrugada do dia 7 de agosto, de forma dissimulada, arrastou uma mulher para um terreno baldio e a obrigou a manter relação sexual com ele.

Por último, também foi dado cumprimento a um mandado de prisão contra um homem de 34 anos, expedida pela Justiça de Alagoas, por um assalto a banco praticado em Santana do Ipanema, em 2009. 

A operação policial foi executada pela Delegacia Municipal de Guarantã do Norte, com apoio da Delegacia Regional de Guarantã do Norte e da Delegacia de Matupá. Ao todo, 14 policiais participaram das ações em seis endereços.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana