CIDADES

AMM mobiliza gestores e equipes para as capacitações do CNM Qualifica

Publicado


A Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM está mobilizando as secretarias municipais e os gestores para a participação em diversos cursos do Programa CNM Qualifica. As capacitações á distância visam aprimorar o conhecimento das equipes que atuam nas prefeituras. O calendário do mês de outubro, inclui uma série de cursos voltados para as áreas de Meio Ambiente, Finanças, Planejamento, Contabilidade, Saúde, Assistência Social e outros. O projeto da CNM tem como parceiro o Instituto Paulo Ziulkoski.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destaca que o Programa CNM Qualifica tem contribuído muito com as administrações municipais. A abordagem dos temas é de interesse dos prefeitos e das equipes para o fortalecimento da gestão dos municípios. “No momento que todos ainda enfrentam a pandemia da Covid-19, há necessidade de muitos esclarecimentos quanto aos procedimentos, orientações sobre a aplicação dos recursos federais destinados à Assistência Saúde e principalmente as ações para o encerramento de mandato”, observou.

Os interessados nas capacitações terão uma extensa grade de cursos para acompanhar até o final do mês de outubro. Por conta da pandemia do novo coronavírus, todos cursos serão realizadas virtualmente, pelo sistema de ensino a distância. Além dessa modalidade ser fundamental no atual cenário, os cursos em formato de videoconferência viabilizam as participações das regiões mais distantes. 

A programação terá início nos próximos dias 19 e 20 de outubro com o curso sobre relatório de gestão nos municípios através dos sistemas RREO RGF e MSG, das 9h ás 12h.  

Nos dias 20 e 21 de outubro, serão realizados os cursos sobre rotina de compras nos municípios, no horário das 9h ás 12h. Na mesma data o curso sobre o que o município precisa saber do censo 2021, também no mesmo horário das 9h ás 12h. Ainda no dia 21 de outubro, o tema: regularização fundiária, fortalecendo a gestão urbana, cidadania e empreendedorismo, no horário de 14h ás 17h.

O encerramento de mandatos dos atuais gestores, será abordado no mesmo dia 21 de outubro, das 14h ás 17s. Os técnicos da Confederação Nacional de Municípios vão esclarecer as dúvidas e orientar os pontos essenciais da gestão municipal nestes últimos meses.

Conforme a programação, nos dias 22 e 23, serão ministrados os cursos sobre  orientações contábeis e aplicação dos recursos federais destinados à assistência social, educação e saúde. Já nos dias 27 e 28 de outubro, serão os cursos sobre gestão do agro nos municípios, caminhos para o desenvolvimento econômico pós pandemia.

No período de 27 a 29 de outubro, o curso que vai abordar as orientações quando á perícia ambiental. Já nos dias 28 e 29 serão abordados os  aspectos gerais para a atuação, padronização e planejamento de controle interno.

No final do mês, dias 29 e 30, serão ministrados os temas específicos sobre a Covid-19, os recursos fundo a fundo da Saúde, as emendas, Lei Complementar 172 e 173 e repasses do Governo Federal.  

Todas as capacitações serão realizadas seguindo o horário de Brasília. As inscrições estão abertas e são gratuitas para servidores de municípios que são filiados à CNM, com um limite de inscrições. No portal (www.cnm.org.br), o interessado confere todos os detalhes e regras que definem as gratuidades na participação de representantes de municípios. As inscrições podem ser feitas através deste campo http://cnmqualifica.cnm.org.br/eventos

Fonte: AMM

Comentários Facebook
publicidade

CIDADES

Todos os municípios de MT continuam com risco baixo de contaminação da Covid-19

Publicado


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta quinta-feira (26.11) o Boletim Informativo nº 263 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

Nesta edição do Boletim, os 141 municípios do Estado configuram na classificação de risco baixo de infecção pelo coronavírus, conforme mostra documento a partir da página 12.

Esse status já se mantém por 24 dias. Em 02 de novembro, Ribeirãozinho foi a última cidade classificada com risco “moderado”. Desde então, nenhuma cidade de Mato Grosso foi classificada com risco muito alto, representado pela cor vermelha e que indica alerta máximo de contaminação, ou amarela, que indica alerta moderado.

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.

Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES.

Recomendações e cuidados

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

– Usar máscara quando sair de casa;

– Evitar aglomerações;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana