Pesquisar
Close this search box.

MULHER

Alopecia: entenda a doença que atinge Jada, esposa de Will Smith

Publicados

em


source
A atriz fala abertamente sobre o assunto em suas redes socias, decidindo assumir de vez ser careca
Reprodução

A atriz fala abertamente sobre o assunto em suas redes socias, decidindo assumir de vez ser careca


O mundo entrou em frenesi na noite de domingo do dia 27, quando o ator Will Smith deu um tapa no apresentador e comediante Chris Rock , após ele fazer uma  piada sobre a doença da esposa de Will durante a apresentação do Oscar. A atriz, cantora e dubladora Jada Pinkett Smith, vem enfrentando há alguns anos a alopecia, doença autoimune, que faz os cabelos caírem.

Muito aberta sobre o assunto, especialmente para ajudar outras mulheres que passam pela mesma situação, ela já relatou por diversas vezes como a sua doença vinha impactando o seu psicológico.  No Brasil, Juliette foi uma das famosas que revelou recentemente sofrer do mesmo problema. 

“Foi aterrorizante quando começou. Eu estava no chuveiro um dia e tinha apenas um punhado de cabelo em minhas mãos e eu estava tipo: ‘Oh, meu Deus, eu estou ficando careca?”, contou a atriz durante o programa “Red Table Talk”. 

Muito mais cobradas por sua aparência, as mulheres vivem o estigma de que cabelos longos é um traço de feminilidade e beleza, se sentindo fortemente abaladas quando perdem os seus cabelos. A tricologista Renata Vasconcellos relata sobre como muitas pessoas com a doença acabam por desenvolver problemas psicológicos, como isolamento e até mesmo depressão.  

“Ela causa impacto na autoestima e na autoconfiança da mulher. Muitas vezes o paciente tende a se isolar, evitar ambientes sociais, podendo desenvolver depressão. Vejo isso muito na prática, em pacientes, especialmente do sexo feminino. Por isso devemos conscientizar sobre a doença e respeitar, sempre”, relata. 

Leia Também

A médica também afirma que, ao contrário do que se pensa, a alopecia é tão comum entre as mulheres quanto nos homens, atingindo principalmente as  jovens com menos de 20 anos.

Leia Também

“É comum, especialmente em pacientes mais jovens. A afecção pode iniciar-se em qualquer idade, havendo um pico de incidência entre os 20 e os 50 anos, sendo que 60% dos doentes apresentam o primeiro episódio da doença antes dos 20 anos”, explica a médica. 

jada
Divulgação

Jada Pinkett Smith

A alopecia da Jada Pinkett Smith é causada por um fator autoimune, mas esse não é o único elemento que pode causar a doença. Estresse, infecções e problemas emocionais também podem ser causadores, como explica o tricologista João Gabriel Nunes.

“Existem vários fatores que podem causar essa doença e alguns tipos de alopecia.  Essa doença que “ataca” os folículos pode ser hereditária, hormonal, por alguma doença autoimune, por ter passado por um período de infecção, stress e algum trauma emocional muito grande, por exemplo”, diz o especialista. 

Apesar de nem todos os casos de alopecia terem cura, como o da Jada Pinkett Smith, muitos possuem tratamento e podem ter os seus efeitos retardados. Por isso é de extrema importância procurar um profissional logo no início dos sintomas, para que o caso seja avaliado individualmente e com isso se encontre o melhor tratamento. 

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

MULHER

Grávida do terceiro filho, Virginia mostra ponto inflamado de cesárea

Publicados

em

Grávida do terceiro filho, Virgínia mostrou que um ponto da sua cesárea inflamou.
Reprodução/Instagram

Grávida do terceiro filho, Virgínia mostrou que um ponto da sua cesárea inflamou.

Grávida do terceiro filho, Virgínia surpreendeu os seguidores ao mostrar que um ponto da sua cesárea anterior inflamou. A influenciadora já passou por duas cesáreas e disse que ia perguntar para sua médica o que poderia fazer para melhorar a inflamação.

Segundo o ginecologista Igor Padovesi, membro sênior da European Society of Aesthetic Gynecology (ESAG), da North American Menopause Society (NAMS), da International Menopause Society (IMS) e associado à Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), esse tipo de ocorrência não é comum, mas também não é nada demais.

“Na gravidez fica tudo mais inchado, não necessariamente inflamado. Não sei quanto tempo tem também da última cesárea, se for mais recente, tem uma chance maior. Mas via de regra não é nada de mais e provavelmente não tem nada a fazer também, eventualmente usar alguma pomada de corticoide localmente, passar ali por cima. Mas não é comum não, é bem incomum na verdade”, diz o médico.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana